sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Botafogo 3x0 Santos – o amadurecimento chegando

Crédito: Twitter do Botafogo

por RUY MOURA

O Botafogo entrou muito bem na partida e logo aos 3' Jeffinho perdeu a oportunidade de inaugurar o marcador em frente ao goleiro. O ataque foi extraordinariamente móvel desde o início, especialmente Lucas Fernandes, mas bem secundado por Gabriel Alves, que municiavam o ataque, visando sobretudo Tiquinho Soares. A equipe jogava rápida e solta e Lucas Fernandes fazia ótimas assistências, mas Tiquinho deixou-se ficar em impedimento por duas vezes.

Porém, aos 10’, Lucas Fernandes dribla um adversário perto da meia lua, ajeita e remata espetacularmente para um golaço: Botafogo 1x0.

Na verdade, Lucas Fernandes municiava o ataque e ainda jogava como segundo atacante, mantendo-se brilhante em toda a partida. Aqui no Mundo Botafogo algum amigo comentou, no início da temporada, que Lucas Fernandes era ruim e que se Luís Castro o colocasse a jogar bem seria um milagre. Pois então atesta-se que os milagres existem!

O Santos só conseguiu entrar na grande área do Botafogo aos 14’, e a equipe continuou a carburar intensamente até aos 23’. Então, os jogadores tiraram o pé do acelerador para retemperar forças, deram alguma posse de bola ao Santos e passaram a atuar em contra-ataques velozes e cirúrgicos.

Antes da meia hora o gramado estava novamente miserável e tem que ser urgentemente retrabalho, mas aos 31’ Tiquinho Soares ainda teve uma nova oportunidade de gol rematando ao travessão.

O intervalo chegou com o Botafogo em vantagem mínima, apesar de ser mais justo pelo menos o 2x0. O Santos não conseguiu fazer um remate à baliza alvinegra e o Botafogo marcou um gol, teve uma bola no travessão e diversas oportunidades de gol, umas anuladas pela excelente atuação do goleiro santista e outras por remates defeituosos.

Após o intervalo o Botafogo não se escudou na vantagem, pelo contrário. Entrou forte tal como no início da partida e logo aos 49’ Gabriel cobrou uma falta com a bola embatendo novamente no travessão, com o goleiro batido. E aos 52’ Lucas Fernandes infiltra-se na grande área, recebe a bola de Daniel Borges em boas condições, dribla o zagueiro e faz novamente um belíssimo gol: Botafogo 2x0.

Estaria na altura do Botafogo se acomodar ao 2x0 tranquilo?... Nada disso! O Botafogo não deixava o desnorteado Santos jogar capazmente e aos 79’ ampliou para 3x0. Jeffinho, num dia também inspirado, driblou um zagueiro, rematou forte, o goleiro não conseguiu segurar a bola e Tiquinho Soares emendou para o fundo das redes: Botafogo 3x0.

E aos 87’ Tiquinho poderia ter ampliado para 4x0 sozinho em frente ao goleiro. Tiquinho é muitíssimo bom jogando fora da área, e se conseguir afinar o remate e não perder três gols praticamente feitos defendidos pelo goleiro, então poderá ser um grande artilheiro em 2023.

Jogo completamente arrumado, quase 30.000 pessoas em delírio com o crescimento da equipe e a melhor exibição do ano: com estratégia, consistência, velocidade, flexibilidade, mudanças de flanco, passes muito mais certeiros, bolas no travessão e no fundo das redes. Um portento de futebol bem jogado!

Finalmente um jogo com domínio absoluto do adversário, com bom futebol de ataque, jogando como mandante e que quando desacelerava continuava a não deixar o Santos jogar, mesmo quando tinha a posse de bola porque a recomposição da equipe foi sempre perfeita.

Uma nota de realce para Joel Carli, que entrou no final para se consagrar perante a torcida como uma das grandes glórias do Botafogo neste século XXI.

Sobre o árbitro: alguém deu conta dele em campo?... Não?... Pois não, porque foi praticamente perfeito. Deixou jogar futebol e merece a mesma nota 10 de Lucas Fernandes na partida.

A equipe que alguns taxavam de pavorosamente preparada e em risco de descida de divisão, chega à última rodada em condições de disputar a classificação à Copa Libertadores, caso vença o Athletico.

Uma frase para sintetizar este Botafogo atual?... Sim, a de Luís Castro durante a coletiva em relação ao desempenho do elenco:

Coragem, respeito, determinação!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 3x0 Santos

» Gols: Lucas Fernandes, aos 10’ e 52’, e Tiquinho Soares, aos 79’

» Competição: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 10.11.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC); Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Luanderson Lima dos Santos (BA); VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

» Público: 26.305 pagantes; 28.130 espectadores

» Renda: R$ 660.831,00

» Disciplina: cartão amarelo – Gabriel Pires e Hugo (Botafogo) e Carabajal, Eduardo Bauermann, Rodrigo Fernández e Camacho (Santos)

» Botafogo: Lucas Perri; Daniel Borges (Rafael), Adryelson, Victor Cuesta (Carli) e Hugo (Saravia); Tchê Tchê, Gabriel Pires (Jacob Monte) e Lucas Fernandes (Patrick de Paula); Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

» Santos: João Paulo; Nathan, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho (Sandry), Rodrigo Fernández e Carabajal (Tailson); Ângelo (Lucas Barbosa), Marcos Leonardo (Rwan) e Luan. Técnico: Orlando Ribeiro.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...