O jornal ‘O Globo’ elegeu os 30 maiores jogadores da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, sendo que um terço deles (10) jogaram pelo Botafogo e, desse terço, seis (60%) foram eleitos entre os 10 melhores futebolistas brasileiros em Copas do Mundo:
01 – Pelé
02 – Garrincha (Botafogo)
03 – Ronaldo
04 – Romário
05 – Didi (Botafogo)
06 – Nilton Santos (Botafogo)
07 – Jairzinho (Botafogo)
08 – Zagallo (Botafogo)
09 – Gerson (Botafogo)
10 – Rivaldo
De notar, ainda, que os jogadores grafados
a negrito são 5 – metade dos 10 primeiros – e atuaram na Copa do Mundo de 1958,
resistindo consistentemente há 64 anos entre os melhores, naquela que
pessoalmente considero a Melhor Seleção Brasileira de Todos os Tempos.
2 comentários:
Em termos de copa do mundo eu diria que o Garrincha foi melhor que o Pelé, que mesmo na de 70 muitos não o consideram o melhor jogador.
O Gerson também considera a seleção de 58 a melhor seleção do Brasil. Também acho a de 58 individualmente a melhor de nossas seleções. ABS e SB!
Talvez, Sergio. Mas o Pelé foi importante em 58 e 70. O Garrincha em 58 e 62. A vantagem de Garrincha talvez se possa assinalar pela artilharia e Bola de Ouro na Copa de 1962, um ano em que esteve acima de todos os outros da sua carreira e foi o 'carregador de piano' que levou o Brasil às costas. Certo mesmo é que em matéria de clubes o Botafogo foi quem mais forneceu as linhas atacantes dos 3 títulos de 58-62-70. De notar que o Santos tinha muitos convocados, mas campeões do mundo realmente, que em minha opinião só se podem intitular como tal aqueles que efetivamente jogaram, foram maioritariamente botafoguenses, que somaram 11 títulos até agora.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário