terça-feira, 29 de novembro de 2022

Recordar é Viver (35): O esplendor do Botafogo Social

Crédito: Boletim Oficial do Botafogo, 1952.

por ÂNGELO ANTONIO SERAPHINI | Colaborador do Mundo Botafogo

No tempo em que o Botafogo de Futebol e Regatas tinha verdadeiramente uma vida Social e um charme inigualável, as atividades culturais constituíam um tributo indispensável ao prestígio social do Clube, quer no Rio de Janeiro quer em todo o Brasil.

No dia 31 de maio de 1952, em mais um extraordinário evento cultural, o grande ator nacional Rodolfo Meyer empolgou a vida social do Botafogo com uma magnífica interpretação da peça ‘As Mãos de Eurídice”, de Pedro Bloch.

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante a menção a Pedro Bloch, primo do genial empresário Adolpho Bloch. De algum modo, minhas memórias da saudosa Rede Manchete estão associadas ao Botafogo. A impressão que me dá, agora já quase 25 anos após o fim da Manchete, é que esta foi a única emissora que sempre tratou com respeito e reverência o Glorioso - pra não mencionar a histórica narração de Paulo Stein no gol de Maurício em 1989, a melhor e mais emocionante em minha opinião. E quanta saudade daquele período 1989-1998... A era de ouro alvinegra pra quem nasceu após 1965.

Saudações Botafoguenses

Anónimo disse...

PS - É pertinente lembrar que aquele qualificado* Torneio Rio-São Paulo de 1998 completará Bodas de Prata no próximo mês de Março. A turma que reúne os veteranos para as efemérides e aniversários de datas históricas bem que podia fazer uma homenagem.

*Estavam no páreo o atual Campeão e Vice Brasileiro (Vasco e Palmeiras), atuais campeões Paulista e Carioca (Corinthians e BFR); Dali sairiam também os campeões da Copa do Brasil (Palmeiras), Brasileirão (Corinthians), Libertadores (Vasco), Copa CONMEBOL (Santos), Copa Mercosul (Santos), Camp. Paulista (SPFC) e Carioca (Vasco). A temporada de 1998 foi, até 2021, a única de domínio absoluto do futebol brasileiro nas competições sulamericanas. E, iconicamente, o amplo domínio daquele longínquo 1998 foi todo de clubes de RJ e SP.

Não seria exagero o Rio-SP '98 ter se chamado 'Copa dos Campeões'.

Ruy Moura disse...

A 'minha' Era de Ouro foi 1960-1969 (a Taça Brasil de 1968 foi decidida em 1969). Não só devido às conquistas de Torneios Rio-São Paulo, Campeonatos Cariocas, Taças Guanabara (que à época tinham edições autónomas do campeonato) e Torneios Início, mas também devido à conquista de Torneios Internacionais de 1ª cattegoria. E fui um sortudo por ver jogar Manga, Rildo, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Quarentinha, Amarildo, Zagallo, Rogério Hetmanek, Paulo César Caju,Gerson e Jairzinho. Já para não falar em Othon Valentim, China, Amoroso, Parada, Bianchini ou Ferretti. (rsrsrs)

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Realmente foi uma grande conquista e a última realmente importante. Por isso merece uma boa comemoração das Bodas de Prata. Por mim, compro a ideia e farei uma boa homenagem em março de 2023 no Mundo Botafogo.

Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...