segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Carol & Marcela campeãs brasileiras do Aberto 7ª etapa

Fonte: CBV.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

A dupla Carol Salaberry e Marcela Mattoso, representado o Sesc/Botafogo de Praia, conquistou a 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia Aberto Feminino, organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol, que decorreu entre os dias 26 e 28 de setembro de 2024, em Teresina, no Piauí, vencendo a dupla Lucília & Mayara.

Eis a conquista invicta:

FASE DE GRUPOS

Carolina & Marcela 2x0 Kawane (SP) & Alê (MG)

» Parciais: 21-13; 21-18

» Data: 26.09.2024

Carolina & Marcela 2x1 Bulcão (BA) & Lívia (BA)

» Parciais: 16-21; 21-16; 15-10

» Data: 26.09.2024

QUARTAS-DE-FINAL

Carolina & Marcela 2x0 Kawane (SP) & Alê (MG)

» Parciais: 21-15; 21-18

» Data: 27.09.2024

SEMIFINAIS

Carolina & Marcela 2x0 Jessica (PR) & Bia /DF)

» Parciais: 21-18; 21-06

» Data: 27.09.2024

FINAL

Carolina & Marcela 2x0 Lucília (SP) & Mayara (SP)

» Parciais: 21-17; 21-14

» Data: 28.09.2024

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Carolina Salaberry (Sesc/Botafogo) & Marcela Mattoso (Sesc/Botafogo)

2º Lucília (SP) & Mayara (SP)

3º Karol (SE) & Larissa (CE)

4º Jessica (PR) & Bia (DF)

SÍNTESE: 5 jogos, 5 vitórias; parciais 10-1; pontuação 220-166.

Carol & Marcela campeãs do estadual sub-23 3ª etapa

Carol, Marcela e técnico da dupla. Fonte: bfr.socialolimpico

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

A dupla Carol Salaberry e Marcela Mattoso, representando o Botafogo, conquistou a 3ª etapa do Circuito Estadual de Vôlei de Praia Sub-23 feminino, organizado pela Federação de Voleibol do Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de setembro de 2024, vencendo a dupla Manu e Geovania.

Eis a campanha invicta das Gloriosas (desconhecendo-se, por enquanto, o placar da final):

FASE DE GRUPOS

Carol & Marcela 21x00 R15

» Parcial: 21-00

» Data: 21.09.2024

Carol & Marcela 21x11 Isabela & Maili

» Parcial: 21-11

» Data: 21.09.2024

QUARTAS-DE-FINAL

Carol & Marcela 21x09 Lara & Mariana

» Parcial: 21-09

» Data: 21.09.2024

SEMIFINAIS

Carol & Marcela 21x12 Lorena & Mavi

»Parcial: 21-12

» Data: 22.09.2024

FINAL

Carol & Marcela ?x? Manu & Geovania

» Parciais: ???

» Data: 22.09.2024

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º Carol & Marcela

2º Manu & Geovania

3º Alice & Ana Rita

4º Lorena & Mavi

domingo, 29 de setembro de 2024

Botafogo 0x0 Grêmio: dificuldades avolumadas

O melhor no estádio, o Mosaico da Torcida Botafoguense. Crédito: Vitor Silva | Botafogo

Em toda a minha vida adulta apercebi-me que há dois elementos fundamentais para o funcionamento de grupos humanos, desde o grupo ‘povo’ até ao grupo ‘restrito’: a liderança e a visão do líder. É certo que é necessário outro elemento: capacidade de realização dos grupos e consequentemente necessidade de competências para o sucesso.

Todavia, a inteligência dos grupos não é suficiente, isto é, as suas competências não asseguram, por si só, o sucesso de um grupo ao nível operacional, ao nível da realização. A liderança e a visão são decisivas para a organização e a condução do grupo. Os exemplos do futebol são muitos, mas mencionam-se aqui apenas dois: equipes com craques extraterrestres sucumbiram rotundamente (p.e., Real Madrid de Vanderlei Luxemburgo); equipes sem craques alcançaram títulos impensáveis (p.e., Leicester de Claudio Ranieri).

Dito isto, considero absolutamente descabida a visão de Artur Jorge para o jogo de ontem contra o Grêmio. Ah… sei, visão tipo: como o Grêmio atravessa uma fase difícil, vamos poupar, vamos rodar, vamos ganhar e dentro de 7 dias estaremos afinadíssimos contra o Atlhetico e, quem sabe, até poderemos golear.

Absolutamente errado!!!

Em 1º lugar, tendo nós uma semana para recuperar jogadores, não fazia qualquer sentido poupar – e escusado seria entrar com 4 atletas remanescentes de 2023, sobretudo com aquele que mais evidenciou ter sido psicologicamente muito abalado. Já o afirmara noutro caso anterior, em que considerei que devíamos entrar com a equipe principal; fomos com metade de substitutos e também não ganhamos – tal como ontem.

E ontem com uma agravante: até Bruno Lage percebera há um ano que Tiquinho Soares tinha que ir para o banco na pós-lesão porque não produzia coisa alguma no ataque, mas AJ tem ouvidos moucos no que respeita a Tiquinho, e não se trata de persistência, não, porque quando a persistência não alcança resultados, passa a ser teimosia. Perdoem-me os leitores discordantes, mas o tempo de Tiquinho já foi e ontem atuamos com 10 jogadores durante 77 minutos!

Na pior das hipóteses para alguém com um mínimo de visão, Tiquinho teria saído ao intervalo substituído por Júnior Santos, que em apenas 15 minutos conseguiu produzir duas jogadas capazes de área, contra nenhuma de Tiquinho, que falha constantemente cabeçadas, domínio de bola e é excessivamente faltoso para atacante.

Nunca supus que AJ mantivesse Tiquinho após o intervalo, e nunca supus que a entrada de Savarino – essencial! – fosse por substituição de Thiago Almada. Dito isto, mesmo atendendo a alguma desgaste pelo jogo da Libertadores, considero que os dois pontos perdidos são totalmente imputáveis a Artur Jorge, porque se liderança tem, a visão está deixando muito a desejar na sua 1ª experiência de liderar uma equipe grande e num contexto futebolístico diferente daquele que melhor conhece.

Dir-se-á que estou a ser muito exigente depois de AJ nos conduzir à liderança do Brasileirão e chegar à semifinal da Libertadores. Em 1º lugar, já anteriormente havia escrito que o patamar a que chegamos, e tendo em conta todo o investimento feito por John Textor neste ano, a minha tolerância ao erro crasso seria ZERO; em 2º lugar, amigos, vamos falar sério: casar é fácil, difícil é alimentar o casamento; ter um filho é fácil, difícil é encontrar o modo certo de o educar e desenvolver; criar uma empresa é fácil, difícil é mantê-la e fazê-la crescer; chegar à liderança do Brasileirão pode ser relativamente fácil mediante certa conjugação de fatores conjunturais, difícil é chegar a campeão brasileiro.

Ontem o Botafogo adotou um esquema tático assente na confiança atacante de Tiquinho. Isso poderia resultar nos tempos pré-lesão de Tiquinho, mas não nos tempos atuais – e isso é tão, tão, tão evidente!... Com uma defesa fechadíssima como a do Grêmio – que chegou para lutar essencialmente por um ponto – era necessário força total no meio campo, e AJ retira Almada em vez de o manter ao lado de Savarino.

Estamos vivendo novos tempos maravilhosos, mas não nos deslumbremos, porque é preciso cada um de nós atue como Sentinela crítica e avisar os líderes do Clube que não queremos ‘morrer na praia’.

Adiante.

O Grêmio foi o primeiro a criar perigo aos 6’e o Botafogo só chegou à baliza adversária aos 21’, quando Vitinho, completamente isolado na área adversária cabeceou para fora. Não, não foi Tiquinho, foi mesmo Vitinho na linha da pequena área…

E depois disso o 1º remate perigoso com uso do pé foi de LH já na 2ª parte, aos 48’. E o Grêmio respondeu logo em seguida, mostrando que era perigoso e difícil de bater nessa noite, com um chute aos 49’ rasando o poste. E foi ainda do Grêmio a melhor oportunidade seguinte, aos 70’, quando o Botafogo desguarneceu toda a defesa em busca do gol e foi Vitinho a salvar in extremis para escanteio.

A partir dos 74’ o Botafogo resolveu apertar o cerco, sobretudo após a entrada de Júnior Santos aos 77’. Aos 83’ uma falta perigosíssima foi desperdiçada com remate ao lado; depois foi o passe de Júnior Santo para o gol de Bastos em impedimento.

E depois disso gerou-se a confusão total entre os jogadores com o árbitro totalmente perdido em campo.

E na última jogada da partida, com o Botafogo atacando totalmente desordenado, o zagueiro Kannemann disparou a partir da sua área, ultrapassou sucessivamente quatro jogadores do Botafogo e fica frente a frente com John, que salvou.

Esses foram os ‘grandes’ momentos do Botafogo ainda líder, mas sem visão.

O ‘afamado’ ataque botafoguense marcou apenas 6 gols nos últimos 7 jogos, e isso indicia que a nossa chave essencial para arrastar zagueiros e abrir defesas poderá ser o ‘saca-rolhas’ Júnior Santos – se atuar pelo menos durante 45 minutos.

Estamos invictos há 10 jogos, mas com muitas dificuldades ultimamente e com a liderança do Brasileirão a perigar.

Os melhores do estádio: Torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas (e SAF).

PS: Somente agora, 12h50 de Brasília, assisti à Coletiva de Artur Jorge. É espantosa a falta de qualidade da mídia, o que muito ajuda um treinador a defender-se dos seus erros, às vezes crassos. Os repórteres perguntaram sobre a Libertadores, sobre a importância da data FIFA, sobre a divisão de atenções em duas competições, sobre o comportamento da torcida de Brasília, mas concretamente sobre opções táticas para jogo, escalação, substituições (tardias), obtenção de informações concretas acerca da partida para acrescentar algo aos teleespectadores e ao debate, pouco ou nada se ouve. Assim, qualquer técnico, respondendo vagamente a perguntas vagas, passa incólume por entre as gotas da chuva e escapa-se de ser confrontado com os seus erros. E tenderá a persistir...

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0x0 Grêmio

» Gols: –

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 28.09.2024

» Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

» Público:  30.735 pagantes; 30.312 espectadores

» Renda: R$ 3.626.255,00

» Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF); Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Brígida Cirilo Ferreira (AL); VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

» Disciplina: cartão amarelo – Bastos, Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo); Villasanti, Kannemann e Marchesín (Grêmio); cartão vermelho – Monsalve (Grêmio)

» Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Marçal (Alex Telles); Danilo Barbosa (Allan), Tchê Tchê e Thiago Almada (Savarino); Luiz Henrique, Tiquinho Soares (Júnior Santos) e Matheus Martins (Igor Jesus). Técnico: Artur Jorge.

» Grêmio: Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Edenilson (Igor) e Pepê (Dodi); Cristaldo (Monsalve), Braithwaite (Ronald) e Aravena (Nathan Fernandes). Técnico: Marcelo Salles.

Voz de Alexandre Alliatti: qualidade não totalmente refletida

Crédito: Marcello Zambrana | AGIF.

«O Botafogo é o favorito para conquistar uma Libertadores que já se torna épica. O Alvinegro é o melhor time do Brasil na temporada, mas a diferença de qualidade para o São Paulo não foi totalmente refletida nos dois jogos.» – Alexandre Alliatti, jornalista e escritor, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2023).

Nota do Mundo Botafogo para Artur Jorge ligar o ‘alarme’: não se refletiu nos dois jogos contra o São Paulo nem nos últimos cinco jogos de três empates e duas vitórias tangenciais.

sábado, 28 de setembro de 2024

Retrospecto Botafogo x Grêmio (2007-2024)

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

1º JOGO

Botafogo 2x1 Grêmio

» Gols: Octacílio, aos 50’, e Álvaro, aos 57’ (Botafogo); Lacy, aos 12’ (Grêmio)

» Competição: Amistoso

» Data: 24.06.1931

» Local: Estádio da Baixada, em Porto Alegre (RS)

» Botafogo: Sylvio; Póvoa e Rodrigues; Canalli, Martim Silveira e Benevenuto; Álvaro, Octacílio, Carola, Rogério (Neca, e depois Juca da Praia) e Celso. Técnico: Nicolas Ladanyi

» Grêmio: Lara; Dario e Sardinha I; Mabília, Poroto e Russo; Lacy, Artigas Pérez, Luiz Carvalho, Foguinho e Nenê (Juca). Técnico: Telêmaco Frazão de Lima.

ÚLTIMO JOGO

Botafogo 2x1 Grêmio

» Gols: Cuiabano, aos 10’, e Júnior Santos, aos 57’ (Botafogo); Gustavo Nunes, aos 20’ (Grêmio)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 16.06.2024

» Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)

» Público: 15.595 espectadores

» Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG); Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG); VAR: Wagner Reway (ES)

» Disciplina: cartão amarelo – Gregore, Damián Suárez e Yarlen (Botafogo) e Gustavo Nunes, Carballo e Everton Galdino (Grêmio)

» Botafogo: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Gregore (Yarlen), Marlon Freitas, Tchê Tchê (Eduardo) e Óscar Romero (Diego Hernández); Luiz Henrique (Danilo Barbosa) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.

» Grêmio: Caíque; Fábio, Geromel, Gustavo Martins e Mayk; Dodi (Du Queiroz), Carballo (Edenilson) e Cristaldo (Nathan); Pavón (Everton Galdino), JP Galvão (Nathan Fernandes) e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Gaúcho.

RETROSPECTO DO PERÍODO DE VIDA DO MUNDO BOTAFOGO (2007-2024)

No período de vida do Mundo Botafogo (2007-2024) o Glorioso defrontou o Grêmio em 31 partidas, obtendo 10 vitórias, 4 empates e 17 derrotas, com saldo de gols desfavorável em 33-51.

OS JOGOS

02.06.2007: Botafogo 3x0 Grêmio

02.09.2007: Botafogo 0x3 Grêmio

06.07.2008: Botafogo 2x0 Grêmio

04.10.2008: Botafogo 1x2 Grêmio

24.05.2009: Botafogo 0x2 Grêmio

30.08.2009: Botafogo 3x3 Grêmio

04.09.2010: Botafogo 2x2 Grêmio

05.12.2010: Botafogo 0x3 Grêmio

26.06.2011: Botafogo 2x1 Grêmio

22.09.2011: Botafogo 1x0 Grêmio

22.07.2012: Botafogo 0x1 Grêmio

14.10.2012: Botafogo 1x1 Grêmio

14.07.2013: Botafogo 1x2 Grêmio

05.10.2013: Botafogo 0x1 Grêmio

21.05.2014: Botafogo 1x2 Grêmio

28.09.2014: Botafogo 0x2 Grêmio

04.09.2016: Botafogo 2x1 Grêmio

11.12.2016: Botafogo 1x0 Grêmio

14.05.2017: Botafogo 0x2 Grêmio

13.08.2017: Botafogo 1x0 Grêmio

13.09.2017: Botafogo 0x0 Grêmio (quartas-de-final da Copa Libertadores)

20.09.2017: Botafogo 0x1 Grêmio (quartas-de-final da Copa Libertadores)

28.04.2018: Botafogo 2x1 Grêmio

01.09.2018: Botafogo 0x4 Grêmio

12.06.2019: Botafogo 0x1 Grêmio

27.10.2019: Botafogo 0x3 Grêmio

14.10.2020: Botafogo 1x3 Grêmio

08.02.2021: Botafogo 2x5 Grêmio

09.07.2023: Botafogo 2x0 Grêmio

09.11.2023: Botafogo 3x4 Grêmio

16.06.2024: Botafogo 2x1 Grêmio

Micaela Jardim, campeã dos JEB’s vai ao Campeonato Sul-americano

Fonte: @botafogojudo.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Micaela Jardim de Oliveira dos Santos, 13 anos de idade, judoca do Botafogo de Futebol e Regatas, sagrou-se Campeã Brasileira Estudantil de Judô, Série Ouro, na categoria Meio Leve Feminino -44kg, conquistando a medalha de Ouro em competição organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar, cuja final decorreu no Recife (PE), no dia 21 de setembro de 2024, tendo representado a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, o Botafogo de Futebol e Regatas e o Colégio Santo Agostinho.

Micaela tem sido soberba neste ano de 2024, sagrando-se bicampeã da Copa Rio Internacional, tricampeã do Torneio Inter-Regional, campeã dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro e agora campeã dos Jogos Escolares Brasileiros, após vencer cinco lutas difíceis e conquistar o seu 1º título a nível nacional.

CBDE | Divulgação.

O sensei Jomar Carneiro, treinador do Botafogo e de Micaela desde os seus 5 anos de idade, vibrou com o feito: «Temos treinado a Micaela para uma grande performance, como a do último sábado. Ela é muito dedicada e merece esta vitória

Com este feito, Micaela Jardim classificou-se automaticamente como nossa representante nos XXVIII Jogos Sul-americanos Escolares, a realizar em Bucaramanga, na Colômbia, durante o mês de dezembro, reunindo 2.640 desportistas entre os 12 e 14 anos, provenientes de Argentina, Bolívia, Bonaire, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Fontes: @botafogojudo; extra.globo.com; judorio.org; mundobotafogo.blogspot.com; www.mindeporte.gov.co

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

O ChatGPT vidente, a tradição e o compromisso

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

A Arquibancada Tricolor – veículo sãopaulino na internet – foi ao ChatGPT em busca de previsão para o jogo de ida São Paulo x Botafogo pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. A Inteligência Artificial respondeu assim:

Como vidente, ao olhar para o futuro desta noite no estádio Morumbis lotado, vejo o São Paulo aproveitando a energia da torcida para conquistar a qualificação. Prevejo um placar final de São Paulo 1x0 Botafogo, com o gol decisivo marcado no segundo tempo. Assim, o São Paulo avançará para a próxima fase da Copa Libertadores.” – in arqtricolor.com.

Parece que o ChatGPT quis pregar uma partida ao ‘arqtricolor’ e omitiu o gol de Thiago Almada na 1ª parte, considerando apenas o gol sãopaulino da 2ª parte. Por outro lado, o ChatGPT podia estar enviesado pela pergunta que lhe foi feita, que talvez tivesse incluído informações sobre ‘energia da torcida’ e ‘Morumbis lotado’.

Assim, aconselha-se ao ‘arqtricolor’ que, por um lado, recorra à versão mais avançada do Copilot e, sobretudo, que a pergunta também inclua uma menção ao Botafogo como o ‘Mais Tradicional’. Certamente que essa versão, associada à menção que proponho, diria que John defenderia um pênalti e Matheus Martins selaria a passagem às semifinais da competição.

Sobre tradições, Artur Jorge deu resposta à mensagem do avião que sobrevoou as praias do Rio de Janeiro com a frase “tradição não se compra” e o símbolo do nosso adversário nas quartas-de-final:

Aquilo que não se compra é compromisso. Isso tenho certeza absoluta que não se compra. E o compromisso que nós temos tido tem sido muito claro. Temos passado a mensagem de uma forma segura. Acima de tudo não só por aquilo que nós prometemos, mas acima de tudo por aquilo que nós cumprimos e fazemos.” – Artur Jorge.

E já agora para concluir: a tradição do São Paulo está muito bem representada no dia 26 de abril de 1981, semifinais do Campeonato Brasileiro, jogo de volta, em que o São Paulo eliminou o Botafogo com um pênalti que o árbitro mandou repetir duas vezes até o São Paulo converter à 3ª cobrança em virtude de estar sendo acossado e amedrontado pelos seguranças do clube e pela torcida paulista que berrava “Repete! Repete!” após o 1º falhanço e novamente “Repete! Repete!” após o 2º falhanço, até à conversão na 3ª cobrança.

É essa a maior de todas as tradições do São Paulo Futebol Clube! 

Todas as súmulas do Botafogo na Libertadores 1963-2024

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Oportunamente, entre os dias 25 de julho e 21 de agosto de 2023, o Mundo Botafogo publicou todas as sínteses de súmulas das nossas presenças na Copa Libertadores nos anos de 1963, 1973, 1996, 2014 e 2017. Para consulta direta basta clicar em cada um dos links seguintes:

Taça Libertadores de 1963: estatística de jogos, gols, equipes [1]

Taça Libertadores de 1973: estatística de jogos, gols, equipes [2]

Taça Libertadores de 1996: estatística de jogos, gols, equipes [3]

Taça Libertadores de 2014: estatística de jogos, gols, equipes [4] 

Taça Libertadores de 2017: estatística de jogos, gols, equipes [5]

As súmulas completas do Botafogo na Copa Libertadores de 2024, até à data, foram publicadas ontem no seguinte link:

 Botafogo nas semifinais da Copa Libertadores! – todas as súmulas

Boa pesquisa!

Voz de Artur Jorge

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Já temos mais de dez meses desta temporada e vocês continuam a falar da temporada anterior. Falem deste jogo que ganhamos, do adversário que passam, e que estamos mais uma vez nas semifinais da Libertadores.” – Artur Jorge.

André Donke, da ESPN, entendeu totalmente a postura de Artur Jorge no que respeita à blindagem que o treinador faz ao elenco, e particularmente no caso do Marlon Freitas que foi particularmente visado em 2023 – concluindo que ganhou ainda mais moral junto dos atletas.

Donke comentou, todavia, que AJ subiu o tom um pouco demais e poderia ter sido menos ríspido. É verdade, e noutras circunstâncias talvez AJ fosse mais brando, mas a mídia esportiva cansa qualquer pessoa com o permanente regresso ao passado e é quase sempre feito com má-fé. Portanto, ilibo AJ da sua rispidez numa noite que não é para relembrar 2023, mas para valorizar os 180 minutos e realçar a passagem às meias-finais quando ninguém esperaria, há alguns meses, que pudesse ocorrer.

PARABÉNS A TODOS PELA CLASSIFICAÇÃO!

A Rota da Estrela

 
Blog do Mario Alberto | Globoesporte.com

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Botafogo nas semifinais da Copa Libertadores! – todas as súmulas

Crédito: Vitor Silva | Botafogo.

por RUY MOURA | Editor o Mundo Botafogo

Hoje não é dia de análises positivas ou negativas, é dia de comemorar um marco muito importante do Renascimento do Botafogo na sua luta persistente e determinada contra os adversários sãopaulinos, contra o submisso árbitro e o VAR que o convenceu ao absurdo, contra 60.000 almas dispostas a repetir 1981 com o grito “mandar bater novamente” e com o seu foguetório provinciano, contra a mídia sobretudo paulista, contra os comentadores capitaneados pelo tenebroso PC Oliveira, contra quem determinou o teste de incêndio no hotel onde se hospedavam os Gloriosos jogadores, contra tudo e contra todos, o Botafogo esvaziou o balão sãopaulino recorrendo à garra e mostrando que a raiz das suas sublimes convicções e nobres ações permanece intacta pela persistência e determinação da sua Grandeza.

Hoje é dia de comemorar!

Segue-se todas as súmulas do Botafogo na Copa Libertadores 2024.

2ª FASE

Botafogo 1x1 Aurora (Bolívia)

» Gols: Júnior Santos, aos 26’ (Botafogo); Darío Torrico, aos 90+6’ (Aurora)

» Competição: Copa Libertadores – 3ª Eliminatória

» Data: 21.02.2024

» Local: Estádio Félix Capriles, na Bolívia

» Árbitro: Cristián Garay (Chile); Assistentes: Alan Sandoval (Chile) e Gabriel Ureta (Chile); VAR: Fernando Vejar (Chile)

» Disciplina: cartão amarelo – Danilo Barbosa, Gatito Fernández e Matheus Nascimento (Botafogo) e Michelli, Ballivián e René Barbosa (Aurora); cartão vermelho – Tiago Nunes – técnico (Botafogo) e Maurício Soria – técnico (Aurora)

» Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Marlon Freitas, Danilo Barbosa e Eduardo (Tchê Tchê); Júnior Santos (Mateo Ponte), Tiquinho Soares (Janderson, depois Matheus Nascimento) e Victor Sá (Savarino). Técnico: Tiago Nunes.

» Aurora: Akólogo; Amarilla, René Barbosa e Michelli; Ballivián (Cabral), Alaníz, Didí Torrico e Jair Torrico; Darío Torrico, Reinoso e Serginho (Silvero). Técnico: Mauricio Soria.

Botafogo 6x0 Aurora

» Gols: Júnior Santos, aos 3’, 52’, 69’ e 81’, Tiquinho Soares, aos 15’, e Savarino, 45+2’

» Competição: Copa Libertadores da América / 3ª Eliminatória

» Data: 28.02.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 20.425 pagantes / 21.917 espectadores

» Renda: R $ 740.697,00

» Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela); Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela); VAR: Juan Soto (Venezuela)

» Disciplina: cartão amarelo – Alexander Barboza e Damián Suárez (Botafogo) e Michelli, Robles, Blanco, René Barbosa e Alaniz (Aurora)

» Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez (Mateo Ponte), Lucas Halter, Alexander Barboza (Gregore) e Hugo; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Kauê) e Eduardo (Diego Hernández); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Janderson) e Savarino. Técnico: Fábio Matias.

» Aurora: Akólogo; Amarilla, René Barbosa e Michelli (Troncoso); Didí Torríco (Darío Torrico), Robles (Cabral), Alaniz, Serginho (Sejas) e Jair Torrico; Reinoso (Bustamante) e Blanco. Técnico: Diego Soria.

3ª FASE

Botafogo 2x1 Bragantino

» Gols: Júnior Santos, aos 43 e 72’ (Botafogo); Juninho Capixaba, aos 45+1’ (Bragantino)

» Competição: Copa Libertadores da América – 3ª Fase

» Data: 06.03.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 31.021 pagantes; 33.433 espectadores

» Renda: R$ 1.123.102,75

» Árbitro: Gustavo Tejera (Uruguai); Assistentes: Nicolás Taran (Uruguai) e Martín Soppi (Uruguai); VAR: Anahí Fernández (Uruguai)

» Disciplina: cartão amarelo – Lucas Halter (Botafogo) e Eduardo Sasha (Bragantino)

» Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez (Mateo Ponte), Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo (Marçal); Gregore (Danilo Barbosa), Tchê Tchê (Marlon Freitas) e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares (Kauê) e Savarino. Técnico: Fábio Matias.

» Bragantino: Cleiton; Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom, Eric Ramires (Gustavinho) e Lincoln (Vitinho); Helinho (Laquintana), Eduardo Sasha (Bruninho) e Thiago Borbas (Talisson). Técnico: Pedro Caixinha.

Botafogo 1x1 Bragantino

» Gols: Júnior Santos, aos 75’ (Botafogo); Talisson, aos 85’ (Bragantino)

» Competição: Copa Libertadores da América – 2ª fase – jogo de volta

» Data: 13.03.2024

» Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em São Paulo (SP)

» Público: 8.361 espectadores

» Renda: R$ 399.435,00

» Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia); Assistentes: Alexander Guzmán (Colômbia) e Jhon Hinestroza (Colômbia); VAR: Juan Lara (Chile)

» Disciplina: cartão amarelo – Danilo Barbosa, Marçal, Gatito Fernández, Tiquinho Soares e Janderson (Botafogo) e Juninho Capixaba (Bragantino); cartão vermelho – Damián Suárez (Botafogo)

Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Eduardo (Mateo Ponte); Júnior Santos (Tchê Tchê), Tiquinho Soares (Janderson) e Savarino (Hugo). Técnico: Fábio Matias.

» Bragantino: Cleiton; Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom (Matheus Fernandes), Eric Ramires (Laquintana) e Lincoln (Guilherme); Helinho, Thiago Borbas e Eduardo Sasha (Talisson). Técnico: Pedro Caixinha.

John defende o último pênalti cobrado pelo São Paulo e abre o caminho. Crédito: Captura de tela (25.09.2024).

FASE DE GRUPOS

Botafogo 1x3 Junior Barranquilla

» Gols: Hugo, as 42’ (Botafogo); Bacca, aos 12’ e 40’, e Fuentes, aos 27’ (Junior Barranquilla)

» Competição: Copa Libertadores da América

» Data: 03.04.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 35.513 pagantes; 39.039 espectadores

» Renda: R$ 1.542.427,50

» Árbitro: Cristián Garay (Chile); Assistentes: José Retamal (Chile) e Miguel Rocha (Chile; VAR: Juan Lara (Chile)

» Disciplina: Cartões amarelos: Tiquinho Soares, Júnior Santos e Tchê Tchê (Botafogo); Pacheco, Ceballos e Albornoz (Junior Barranquilla)

» Botafogo: Gatito Fernández; Mateo Ponte (Rafael), Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Gregore (Tchê Tchê), Marlon Freitas (Óscar Romero) e Eduardo (Jeffinho); Júnior Santos, Tiquinho Soares e Savarino (Luiz Henrique). Técnico: Fábio Matias.

» Junior Barranquilla: Mele; Fuentes, Peña, Ceballos e Pacheco; Didier Moreno, Cantillo (Bocanegra) e Chará (Homer Martínez); Deibér Caicedo (Edwin Herrera), Carlos Bacca (Marco Pérez) e Enamorado (Albornoz). Técnico: Arturo Reyes.

Botafogo 0x1 LDU

» Gols: Alzugaray, aos 3’

» Competição: Copa Libertadores da América

» Data: 11.04.2024

» Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado (vulgo Casa Blanca), em Quito, Equador

» Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai); Assistentes: Martín Soppi (Uruguai) e Andrés Nievas (Uruguai); VAR: Andrés Cunha (Uruguai)

» Público: 16.008 espectadores

» Disciplina: cartão amarelo – Facundo Rodríguez, Villamil e Jhojan Julio (LDU)

» Botafogo: Gatito Fernández; Mateo Ponte (Raí), Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo (Gregore); Luiz Henrique (Matheus Nascimento), Danilo Barbosa (Tchê Tchê), Marlon Freitas e Jeffinho (Óscar Romero); Júnior Santos e Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge.

» LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Adé, Facundo Rodríguez e Leonel Quiñónez; Estupiñán (Jhojan Julio), Piovi e Marco Angulo (Villamil); Alzugaray (Daykol Romero), Alex Arce e Estrada (Sebastián González). Técnico: Josep Alcácer.

Botafogo 3x1 Universitario

» Gols: Eduardo, aos 46’ e 90+2’, e Luiz Henrique, aos 56’ (Botafogo); Olivares, 90+3’ (Universitario)

» Competição: Copa Libertadores da América

» Data: 24.04.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela); Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Alberto Ponte (Venezuela); VAR: Juan Soto (Venezuela)

» Público: 21.782 pagantes / 23.800 espectadores

» Renda: R$ 975.691,50

» Disciplina: cartão amarelão – John e Hugo (Botafogo); Marco Saravia, Alex Valera, Pérez Guedes e Celi (Universitario)

» Botafogo: John; Damián Suárez (Mateo Ponte), Lucas Halter, Bastos (Alexander Barboza) e Hugo; Luiz Henrique (Óscar Romero), Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Savarino; Júnior Santos e Tiquinho Soares (Eduardo). Técnico: Artur Jorge.

» Universitario: Britos; Corzo, Williams Riveros e Marco Saravia; Andy Polo (Acajima), Pérez Guedes (Celi), Murrugarra (Jairo Concha), Ureña e Portocarrero; Édison Flores (Olivares) e Alex Valera (Dorregaray). Técnico: Fabián Bustos.

Botafogo 2x1 LDU

» Gols: Hugo 30’ e Júnior Santos 68’ (Botafogo); Estrada, aos 45’ (LDU)

» Competição: Copa Libertadores da América

» Data: 08.05.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 24.612 pagantes; 26.464 espectadores

» Renda: R$ 1.116.126,00

» Árbitro: Darío Herrera (Argentina); Assistentes: Facundo Rodríguez (Argentina) e Ezequiel Brailovsky (Argentina); VAR: Hernán Mastrangelo (Argentina)

» Disciplina: cartão amarelo – Lucas Halter, Marlon Freitas e Luiz Henrique (Botafogo); Estrada, Domínguez e Piovi (LDU)

» Botafogo: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Luiz Henrique (Diego Hernández), Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Jeffinho (Óscar Romero); Júnior Santos e Savarino (Tchê Tchê). Técnico: Artur Jorge.

» LDU: Domínguez; Quintero, Adé, Facundo Rodríguez e Quiñónez; Villamil (Alzugaray), Piovi, Estupiñán (Alvarado) e Jhojan Julio (Angulo); Estrada (Charcopa) e Arce. Técnico: Josep Alcácer.

Botafogo 1x0 Universitario

» Gols: Jeffinho, aos 47’

» Competição: Copa Libertadores da América

» Data: 16.05.2024

» Local: Estádio Monumental U, em Lima, Peru

» Árbitro: Cristián Garay (Chile); Assistentes: Alejandro Molina (Chile) e Gabriel Ureta (Chile); VAR: Christian Ferreyra (Uruguai)

» Disciplina: cartão amarelo – Danilo Barbosa e Bastos (Botafogo) e Di Benedetto e Ureña (Universitario)

» Botafogo: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Tchê Tchê (Patrick de Paula); Luiz Henrique (Jeffinho), Júnior Santos e Savarino (Yarlen). Técnico: Artur Jorge.

» Universitario: Britos; Corzo, Riveros e Di Benedetto; Andy Polo, Pérez Guedes (Calcaterra), Murrugarra (Concha), Ureña (Dorregaray) e Portocarrero; Edison Flores (Christofer Gonzáles) e Alex Valera (Rivera). Técnico: Fabián Bustos.

Botafogo 0x0 Junior FC

» Gols: –

» Competição: Copa Libertadores da América

» Data: 28.05.2024

» Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, Colômbia

» Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela); Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela); VAR: Germán Delfino (Argentina)

» Disciplina: cartão amarelo – Bastos e Alexander Barboza (Botafogo) e Herrera, Fuentes e Mena (Junior FC)

» Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez, Bastos, Alexander Barboza e Hugo (Mateo Ponte); Gregore, Tchê Tchê (Marlon Freitas) e Óscar Romero (Luiz Henrique); Júnior Santos (Tiquinho Soares), Yarlen (Fabiano) e Diego Hernández. Técnico: Artur Jorge.

» Junior FC: Santiago Mele; Edwin Herrera, Mena, Emanuel Olivera e Fuentes; Didier Moreno, Cantillo (Luis González, depois Hinojoza) e Déiber Caicedo (Vladimir Hernández); Enamorado, Carlos Bacca (Steven Rodríguez) e Homer Martínez (Vélez). Técnico: Arturo Reyes.

Matheus Martins sela a qualificação às semifinais. Crédito: Captura de tela (25.09.2024).

OITAVAS-DE-FINAL

Botafogo 2x1 Palmeiras

» Gols: Luiz Henrique, aos 21’, e Igor Jesus, aos 38’ (Botafogo); Maurício, aos 32’ (Palmeiras)

» Competição: Copa Libertadores

» Data: 14.08.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 36.394 pagantes; 38.848 presentes

» Renda: R$ 1.775.401,25

» Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai); Assistentes: Nicolás Tarán (Uruguai) e Horácio Ferreiro (Uruguai); VAR: Cristhian Ferreyra (Uruguai)

» Disciplina: cartão amarelos – Igor Jesus, Cuiabano e Tiquinho Soares (Botafogo); Flaco López, Raphael Veiga, Abel Ferreira e Estêvão (Palmeiras)

» Botafogo: John; Mateo Ponte, Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Marçal); Gregore, Marlon Freitas (Allan) e Thiago Almada (Matheus Martins); Luiz Henrique (Tchê Tchê), Igor Jesus e Savarino (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge.

» Palmeiras: Weverton; Vitor Reis, Gustavo Gómez e Murilo; Giay, Aníbal Moreno, Maurício (Estêvão), Raphael Veiga (Fabinho) e Vanderlan; Rony (Lázaro) e Flaco López (Felipe Anderson). Técnico: Abel Ferreira.

Botafogo 2x2 Palmeiras

» Gols: Igor Jesus, aos 55', e Savarino, aos 63' (Botafogo) Flaco López, aos 85’, e Rony, aos 89’ (Palmeiras)

» Competição: Copa Libertadores, jogo de volta das oitavas de final

» Data: 21.08.2024

» Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

» Público: 40.269 espectadores

» Renda: R$ 4.706.504.52

» Arbitragem: Facundo Tello (Argentina); Assistentes: Juan Pablo Belatti (Argentina) e Cristián Navarro (Argentina); VAR: Silvio Aníbal Trucco (Argentina)

» Disciplina: cartão amarelo – Alexander Barboza, Gregore e Mateo Ponte (Botafogo) e Richard Ríos (Palmeiras)

» Botafogo: John; Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano (Hugo); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas, Luiz Henrique (Matheus Martins) e Savarino; Thiago Almada (Tchê Tchê) e Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge.

» Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Zé Rafael (Aníbal Moreno), Richard Ríos (Rony) e Raphael Veiga; Estêvão, Felipe Anderson (Lázaro) e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.

QUARTAS-DE-FINAL

Botafogo 0x0 São Paulo

» Gols: –

» Competição: Copa Libertadores

» Data: 18.09.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 37.037 pagantes; 40.089 espectadores

» Renda: R$ 2.466.890,00

» Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai); Assistentes: Nicolás Tarán (Uruguai) e Carlos Barreiro (Uruguai); VAR: Leodán González (Uruguai)

» Disciplina: cartão amarelo – Luiz Henrique e Bastos (Botafogo); Rafinha e Arboleda (São Paulo)

» Botafogo: John; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Thiago Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Igor Jesus (Matheus Martins) e Savarino. Técnico: Artur Jorge.

» São Paulo: Rafael; Arboleda, Alan Franco (Ferraresi) e Sabino; Rafinha (Wellington Rato), Luiz Gustavo, Bobadilla, Lucas Moura (Michel Araújo) e Welington; William Gomes (Luciano) e Calleri (André Silva). Técnico: Luís Zubeldía.

Botafogo 1x1 São Paulo [pen 5x4]

» Gols: Thiago Almada, aos 14’ (Botafogo); Calleri, aos 86’ (São Paulo)

» Pênaltis: Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal, Thiago Almada e Matheus Martins marcaram (Botafogo); Luiz Gustavo, Lucas Moura, Igor Vinicius e Luciano marcaram (São Paulo)

» Competição: Copa Libertadores

» Data: 25.09.2024

» Local: Estádio Morumbis, em São Paul (SP)

» Público:  61.329 espectadores

» Renda: R$ 7.792.604,00

» Árbitro: Darío Herrera (Argentina); Assistentes: Ezequiel Brailovsky (Argentina) e Cristián Navarro (Argentina); VAR: Mauro Vigliano (Argentina)

» Disciplina: cartão amarelo – Alexander Barboza, John e Marçal (Botafogo) e Bobadilla, Rodrigo Nestor, Welington, Rafinha e Igor Vinicius (São Paulo); cartão vermelho – Gatito Fernández (Botafogo) e Rafinha (São Paulo)

» São Paulo: Rafael; Rafinha (Igor Vinicius), Arboleda, Alan Franco e Welington (Michel Araújo); Luiz Gustavo, Bobadilla (Rodrigo Nestor) e Lucas Moura; Wellington Rato (André Silva), Calleri e William Gomes (Luciano), Técnico: Luís Zubeldía.

» Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza (Adryelson) e Alex Telles (Marçal); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Matheus Martins), Igor Jesus e Savarino (Tchê Tchê). Técnico: Artur Jorge.

SÍNTESE: 14 jogos, 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas; saldo de gols 22-13; artilharia: Júnior Santos (9), Eduardo (2), Hugo (2), Igor Jesus (2), Luiz Henrique (2), Savarino (2), Jeffinho, Thiago Almada e Tiquinho Soares.

Entre a ousadia e a aventurança

por DINAFOGO | Coluna “Botafogo nisso!” | Colaborador do Mundo Botafogo Boa tarde, Blog! A Copa do Brasil foi mais uma daquelas derrotas...