terça-feira, 10 de setembro de 2024

Arthur Pavie, um botafoguense na Fórmula 4 – detalhes da carreira

Fonte: instagram @arthurpavie

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O botafoguense Arthur Barros Pavie Ribeiro, de 19 anos, nascido no dia 28 de junho de 2005, em Brasília, é piloto de Fórmula 4 e decorou o seu novo carro, motorizado pela Abarth, com adesivos do Escudo do Botafogo para a temporada de 2024.

Efetuando testes a 9 de setembro no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, Arthur Pavie estabeleceu um novo recorde da pista com a marca do Glorioso.

Em 2021 Arthur Pavie sagrou-se Campeão de Kart do Distrito Federal, na categoria Novato, com a seguinte classificação geral:

1º Arthur Barros Pavie Ribeiro (DF), 60 pontos

2º Fernando Ribeiro de Oliveira (DF), 54 pontos

3º Beatriz Dias Schetino, 19 pontos

O piloto estreou na BRB F4 Brasil aos 17 anos, na etapa de Goiânia, em 2022, ocupando o lugar de Aurelia Nobels. Nesse ano participou em uma etapa da F4 Brasil e em três etapas na Fórmula Delta, subindo ao pódio em duas ocasiões.

Em 2023 sagrou-se vice-campeão Rookie e em 2024 já disputa a temporada completa do BRB F4 Brasil.

Fonte: instagram @arthurpavie

No dia 29 de junho de 2024, após estar parado por 6 meses, o jovem Arthur Pavie alcançou a 2ª colocação da Etapa 3, e no mês seguinte, a 28 de julho, o piloto botafoguense venceu pela 1ª vez no BRB F4 Brasil. Eis a classificação do Pódio da Etapa 4 – Goiânia:

1º Arthur Pavie #88 (TMG Racing), 23 voltas em 32’37”304

2º Álvaro Cho #21 (TMG Racing), a 1”642

3º Matheus Comparatto #118 (Oakberry Bassani F4), a 1”952

Arthur Pavie superou os dois 1ºs colocados na classificação geral (Comparatto e Cho) e subiu ao 8º lugar, declarando no final da prova: – «Agora estou leve! Quase achei que não iria ultrapassar o Álvaro. Estou muito feliz! Foi um peso gigantesco que tirei das costas. Aprendi com ontem e não cometi o mesmo erro. Deu tudo certo.»

Fonte: instagram @arthurpavie

O Mundo Botafogo já havia realçado, anteriormente, o patrocínio do Botafogo ao carro da piloto Suzane Carvalho, em 1991, e o escudo da Estrela Solitária abrilhantou as competições de Fórmula 2000 italiana daquela época. Texto e fotos em Botafogo, pioneiro de automobilismo.

Também em diversas publicações demos conta do perfil e da visita ao Botafogo FR de Felipe Nasr, botafoguense na Fórmula 1, por exemplo, em Felipe Nasr: botafoguense brilhando no GP Austrália e em Felipe Nasr: um botafoguense na Fórmula 1.

Fontes: focusmsn.pt; instagram @arthurpavie; motorsport.uol.com.br; www.fadf.org.br; www.fogaonet.com; www.stockproseries.com.br.

Sem comentários:

Botafogo 2x0 Bragantino - o melhor ensaio de futebol vertical

Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo alcançou uma vitória como lhe competia, em casa, pela...