terça-feira, 4 de novembro de 2025

7 Goleiros (n.º 1)

Goleiros de 1963: da esq. para a dir., Hélio, Florisvaldo, Ary Jório, Ernâni, João Batista e Manga. Fonte: Revista do Esporte.

Futebolistas selecionados por RUY MOURA, SERGIO DI SABBATO & JOSÉ VANILSON JULIÃO | Editor e Colaboradores do Mundo Botafogo.

O Mundo Botafogo inicia hoje mais uma das muitas séries que publicou ao longo da sua existência de quase 18 anos ao serviço dos Botafoguenses.

Trata-se de uma coletânea biográfica de futebolistas que representaram o nosso Glorioso Clube (um dos quais ainda nos representa), sendo 7 atletas nomeados em cada uma das onze posições de uma equipe de futebol.

Os atletas foram escolhidos pelo editor que vos escreve e pelos leitores e amigos Sergio Di Sabbato e José Vanilson Julião. As escolhas tiveram em conta, naturalmente, atletas de elevado nível, mas nem sempre foi considerada exclusivamente a sua capacidade técnica, mas também a sua contribuição em termos coletivos de dinâmicas de jogo e preferências pessoais de escolha em função de como os dois (Sergio e eu) avaliam os atletas no conjunto dos seus diversos atributos.

Por outro lado, foi bastante difícil selecionar cada grupo de 7, especialmente quando se trata de posições de ataque, já que o Botafogo foi sempre profícuo em gerar atacantes de altíssima qualidade. Por isso, na frente de ataque, alguns atletas estão fora da sua posição, mas não havia como não os incluir na perspetiva da qualidade técnica.

Finalmente, mencionar que a cada atleta é atribuído um endereço do Mundo Botafogo onde cada leitor poderá rever as biografias que mais lhe interesse.

Feliz visita às memórias contidas em 77 biografias de futebolistas do Glorioso!

 GOLEIROS:

Gatito Fernández: o goleiraço

https://mundobotafogo.blogspot.com/2024/08/gatito-fernandez-estrangeiro-recordista.html

Jefferson [atualização de biografia publicada de 2023]:

https://mundobotafogo.blogspot.com/2013/09/jefferson-o-goleiraco.html

Manga: a aranha alvinegra

https://mundobotafogo.blogspot.com/2010/01/manga-aranha-alvinegra.html

Oswaldo Baliza: o goleiro que travou o ‘expresso vitória’

https://mundobotafogo.blogspot.com/2007/12/osvaldo-baliza-o-goleiro-que-travou-o.html

Paulo Sérgio: goleiro mundial para a grama e a areia

https://mundobotafogo.blogspot.com/2017/10/paulo-sergio-goleiro-mundial-para-grama_5.html

Wagner: um goleiro campeão no campo e no guinness book

https://mundobotafogo.blogspot.com/2020/05/wagner-um-goleiro-campeao-no-campo-e-no.html

Wendell: entre os maiores nº 1 botafoguenses

https://mundobotafogo.blogspot.com/2017/08/wendell-entre-os-maiores-n-1.html

2 comentários:

jornal da grande natal disse...

Excelente comentário de abertura da série. A relação de craques e estrelas é tão reluzente que deixa o torcedor em dúvida. Acredito que muitos vão concordar com as listas iniciais de cada posição pela dificuldade de escolher. E em alguns casos, raros, mas existem, reposicionar algum nome. Geralmente prevalecendo a de origem.

Ruy Moura disse...

Vanilson, por lapso o seu nome não foi incluído no corpo do texto. Já reparei o lapso incluindo-o.

Há algumas posições um pouco 'forçada', mas foi o modo encontrado para fazer face à inclusão de determinados futebolistas que mereciam estar entre o eleitos.

Esperemos que a série agrade aos leitores.

Abraços Gloriosos.

7 Goleiros (n.º 1)

Goleiros de 1963: da esq. para a dir., Hélio, Florisvaldo, Ary Jório, Ernâni, João Batista e Manga.  Fonte: Revista do Esporte. Futebolist...