quinta-feira, 8 de maio de 2008

Deboches e chororôs ou vencer sem galhardia


Este blogue é botafoguense e não de nenhum outro clube. Não debocha dos adversários e respeita-os. Neste blogue não há gozações com outros clubes porque o desporto está acima das muitas pequenezas dos homens.

Hoje vou fazer uma excepção e falar sobre o comportamento do adversário do Botafogo no Domingo passado, porque o adversário, com o seu comportamento desrespeitoso, deu-me autoridade para falar dele.

Considero uma pequeneza gozar e debochar de um adversário, especialmente quando o adversário perdeu e está triste por esse motivo. A alegria das pessoas com elevação moral nunca se faz à custa do deboche, da humilhação e da exclusão dos outros. As pessoas moralmente superiores não precisam dessas pequenezas. A vitória basta-lhes para a sua explosão de alegria, a qual pode ser acrescentada de grande respeito pelo adversário.

Aliás, como é que é possível jogar sem adversário?... Como é que é possível vencer um jogo sem adversário?... O adversário é fundamental, é o nosso ‘outro’, e deve ser respeitado – por isso somos ‘civilização’ e não meramente animais irracionais.

Claro que há sempre humanos que são meramente ‘animais irracionais’, mas os humanos superiores seguem o lema de um belíssimo excerto do hino da Portuguesa carioca: “Vencer, vencer com galhardia / Perder, perder com fidalguia”.

Considero de baixa estatura moral o comportamento da torcida flamenguista no Domingo, mas, sobretudo, considero absolutamente lamentável e com uma completa ausência de moral e de ’civilização’ o comportamento de alguns jogadores rubro-negros, os quais são profissionais que devem representar com dignidade os seus clubes e comportar-se profissionalmente com os adversários.

Em minha opinião, todos os jogadores que desrespeitam os adversários deviam ser punidos pelos seus clubes e sujeitos a aulas obrigatórias de ética e moral.

No ‘globoesportes’ noticiou-se, com fotos ilustrativas, os jogadores rubro-negros a debocharem dos botafoguenses ao ensaiarem um novo ‘chororô’. O sítio da Globo refere que “ainda no pódio houve uma gozação alusiva ao choro coletivo do Botafogo na final da Taça Guanabara. Souza foi o primeiro a colocar as mãos no rosto e simular as lágrimas. Mas desta vez ele não ficou sozinho. Obina, Leo Moura e Cristian o acompanharam. Quando a torcida gritou ‘chora de novo’, os jogadores foram ao delírio. Depois, emendaram a música infantil ‘mamãe eu quero’. Souza não resistiu e colocou o dedo na boca, como se estivesse com uma chupeta.”

O infantil jogador, provavelmente muito habituado a ‘chupetar’, foi acompanhado por outros e, claro, os botafoguenses, naturalmente tristes, rogaram pragas. E praga botafoguense, sempre feita com muita convicção, parece que se cumpre sempre – só não o sabe quem não conhece e não respeita o Botafogo.

Ontem assisti ao goleiro Bruno chorando convulsivamente por entre dores de alma e ao Obina em prantos e incapaz sequer de articular uma palavra ao jornalista que o questionava – e sabe-se que a torcida não hesitou em apedrejar o ônibus do seu próprio clube. Eliminados por 3x0 por um clube dos últimos lugares da classificação do campeonato mexicano – e em plena ‘catedral do futebol’ –, os rubros-negros entraram num pranto generalizado ante o vexame que sentiram.

A praga cumpriu-se rapidamente e os jogadores rubro-negros agora sabem, se tiverem essa sensibilidade – o que é improvável –, que o respeito aos sentimentos dos outros é uma obrigação de quem quer ter prerrogativas de cidadania.

Os rubros-negros têm dois caminhos: ou aprendem a ler e a recitar o belíssimo trecho do hino da Portuguesa, ou sujeitam-se futuramente ao vexame de, como agora, serem concerteza gozados por todos os botafoguenses ‘vingados’ pelo América do México. E, quiçá, odiados pelos adversários que desrespeitam.

Quem com ferro mata com ferro morre. Muitos humanos não percebem que tudo o que fazem tem consequências no futuro e que quem semeia o mal hoje não colhe o bem amanhã. A derrota fulminante dos rubro-negros decorreu do excesso de confiança, menosprezando mais uma vez o adversário, do excesso de gozo e de comemorações indignas após o jogo com os botafoguenses - e o castigo decorreu muito rapidamente disso.

Como quererão os rubros-negros ser respeitados hoje, dia 8 de Maio, nas ruas cariocas, por outros torcedores que foram debochados na sua tristeza genuína a que tinham direito?...

Tudo o que durante esta semana os rubro-negros ouvirem de botafoguenses e outros torcedores, será pouco em comparação com a soberba execrável demonstrada no deboche que os jogadores fizeram no Domingo sobre pessoas que se esforçaram e trabalharam uma semana inteira com vista a enfrentar dignamente o adversário numa final – em que já se sabe que haverá sempre um vencedor e um vencido.

Por mim encerro aqui qualquer outra abordagem que não seja exclusivamente desportiva no que respeita a adversários e vou continuar a viver com muita alegria o meu mundo botafoguense.

E que os extraordinários jogadores botafoguenses, alvo de ‘créus tricolores’ e ‘chororôs rubro-negros’, respondam sempre com a dignidade de um verdadeiro botafoguense e com os versos da simpática portuguesa carioca:

“ – Vencer, vencer com galhardia / Perder, perder com fidalguia”.

Foto
Alexandre Cassiano / Agência O Globo

18 comentários:

Jorge Costa disse...

Caro amigo Rui.
Quem com ferro fere com ferro será ferido. O Futebol é uma caixa de surpresas e nuca podemos cantar vitória antes do tempo.Vamos deixar as provocações para nós simples torcedores apaixonados.
Agora eles que são os chorões e precisam de chupeta.
O jogador é muito passional e pouco profissional.Êle é muito andarilho e deveria respeitar todos os clubes e suas torcidas pois, amanhã ele pode estar jogando nesse clube que ele zombou ou falou mal.
O meu Vasco fez bonito na Copo do Brasil.
Abraços vascaínos

Anónimo disse...

O que esperar de individuos, como Souza,Leo Moura,toro,Bruno e outros.
Mas futebol de hoje é isto..A impressa (parte) da crédito para essa palhaçada.
Rui obrigooado pelo excelnte texto.
Um abração do Botafoguensemdesde de 1956.(com 10 anos de idade0..
Geninho.

Zêro Blue disse...

Prezado Rui Moura, é um prazer ser parceiro de um blog como o seu. Pra começar de alto nível, com bons textos e que como este post diz, prima pelo respeito aos 'rivais'.

Não sei se consigo, mas também tento respeitar os rivais e evito gozações pejorativas no meu blog pelo menos, aliás prefiro até ignorar nossos rivais mais diretos.

Um abraço e informo que já tá linkado.

Espero suas visitas e retribuirei com certeza.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Discussão fotos e links do Cruzeiro
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anónimo disse...

Perfeita a sua exposição. Ontem, após o jogo, cheguei a escrever algumas linhas sobre o choro flamenguista. Entretanto, apagueia-as e resolvi não postar. Afinal, em minha concepção, eles poderiam, e devem, curtir a dor de uma perda sem que sejam motivo de brincadeira. Certamente dói mais, pois dói no íntimo. Caso alguém fale alguma coisa, isto servirá de motivo para desviarem-se da dor. Portanto, deixemos que chorem um rio se possível.

Grande abraço,

Jorge Alberto

Danilo Julião disse...

Grande Rui, o seu breve comentário sobre a situação ocorrida foi muito interessante!!!!Mesmo. Ao mesmo tempo que vocÊ nos lembra da relação sadia que adversários devem ter, você ainda mostra o que o futebol é uma caixinha de surpresas; se hoje estamos chorando, amanhã poderemos estar comemorando.

Infelizmente nossos amigos flamenguistas estão provando do próprio veneno...segunda fui alvo de piadinhas sobre o dia anterior, dizendo pra eu não ficar de chororô...agora....o deboche é pior.

Fica a lição pra todos, botafoguenses ou não!

Abraços e SA!!!
(P.S: deixando a diplomacia de lado, todo mundo tá zoando o Flamengo!!!)

snoopy em p/b disse...

rui,
não esperava outra atitude sua, senão a de respeito e bom senso.
infelizmente, não consigo.
tenho respeito pelos rivais que me respeitam.
até o vasco, eu respeito.
mas framengo e nenCCC, não dá.

estou gargalhando muito, sem me conter.

abraço!

Ruy Moura disse...

Amigo Jorge Costa, bota bonito nisso!... O Vasco faz uma exibição notável!... Se o BFR passar a eliminatória suponho que vai enfrentar o Vasco. Espero que o seu clube, nesses dias, não tenha a inspiração de ontem!!!... rsrsrs...

[PS: Os jgadores do fla são um 'absurdo profissional'. Quase que nem dá para europeu acreditar!... O que vale é que conheço bem o Brasil, o Rio e... os supostos profissionais rubro-negros...]

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!

Ruy Moura disse...

Geninho, uma pergunta: os jogadores do fla são tão imbecis nos seus festejos porque são estruturalmente imbecis ou porque são da torcida rubr-negra?... Isto é, são imbecis puros ou ficam imbecis depois de ingressarem no rubro-negro?...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Ruy Moura disse...

Cruzeirense amigo, obrigado pela sua resposta tão célere. Vou fazer a sua ligação no meu blogue daqui a pouco. Eu acho que é essencial que o esporte tenha pessoas como nós. Como o meu amig vascaíno Jorge Costa, como o meu amigo flamenguista Wilson Herbert: gente que sabe viver saudavelmente o esporte. O seu esforço de respeito pelo adversário é coisa boa!... Veja a dor que qualquer atleticano sente levando 6x0 do grande rival. Já viu se fosse ao contrário, como se sentia com 0x6?... Há que respeitar essa dor. Isso é grandeza... E a história do Cruzeiro dispensa bem as pequenezas...

SAUDAÇÕES ESPORTIVAS!

Ruy Moura disse...

Jorge Alberto, acho notáveis as suas observações. Sem gozação a dor é muito mais profunda. Mas não creio que os gozadores do quotidiano alinhem por aí... Acho que a zoação sobre a fla vai ser completa, total e absoluta, como se Deus assim quisesse punir os culpados 'souzitas' 'obinistas' e ´leomouristas?...

Um grande abraço!

Ruy Moura disse...

É isso, amigo Danilo!... Há gente deitando e rolando sobre os rubro-negros... O título do cariocão terminou ontem... Nenhum rubro-negro será capaz de exerce qualquer prazer dessa vitória... è como se essa vitótia fosse o cutelo da justiça caído sobre os seus pescoços... O cosmos é implacável para quem merece castigo...

Um abraço amigo!

Ruy Moura disse...

Amigo snoopy, compreendo a sua gargalhada extasiante e acho-a merecida depois dos festejos rubro-negros de Domingo. Goze-a porque merece-a, você que andou tantos quilómetos para ir à final do seu clebe e ser gozado em pleno Maracanã!... Goze, porque merece!...

No meu caso, assumo o meu elitismo face a todos aqueles que não se sabem comportar como cidadãos - especialmente tratando-se de profissionais de futebol - e mantenho perante eles a distância, a frieza e a indiferença da minha superioridade moral. Estou a falar sobretudo desses jogadores amadores e imbecis que representam um clube com tantas tradições como os rubro-negros têm. Não estou a referir-me à torcida e menos ainda aos rubro-negros com uma moral de cidadania tão elevada como a minha.

Goze, amigo. Merece!... Calculo como a sua ala saíu do Maracanã no Domingo depois daquele espetáculo degradante...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES!

Gil disse...

Amigo Rui, como sempre um nobre nos seus comentários. É prazeroso ler e entender os seus registros. Fico a imaginar o que teria acontecido com a nossa torcida se tivéssemos ganho o jogo e o título no domingo. Tivemos uma demonstração, dentro do estádio, da barbárie que ocorre nos seus arredores e no qual deveria ser divulgado por toda a imprensa. A flaprensa continua nutrindo e sustentando essa violência até que ocorra uma tragédia que se anuncia. O reflexo disso tudo é caracterizado nas atitudes desses supostos atletas rubro negros. Acredito que todos os amantes do esporte e contra a violência deveriam unir forças com o site ARENA ALVINEGRA, não só no legislativo mas em todos os meios de comunicação. Meu prazer em vê-los eliminados e chorando é igual ao de todos ALVINEGROS, pois não seremos motivos de chacotas e estão provando do mesmo veneno. Abraços e Sds.,ALVINEGRAS!!!!!

Ruy Moura disse...

Oi, amigo Gil

Os meus comentários, aqui e no Arena Alvinegra, nos meus estudos e nas minhas publicações, têm sempre a vertente político-filosófica das coisas da vida. Não é possível operacionalizar a vida sem ética e sem valores e, simultaneamente, ter uma vida adulta, cidadã e desenvolvimentista. Quem cria a vida sem ética e sem valores só pode tornar-se num humano imbecil incapaz de saber exercer a cidadania - e, por conseguinte, incapaz de respeitar o 'outro' e saber fazer-se respeitar.

RECEBA TANTAS SAUDAÇÕES ALVINEGRAS QUANTAS DESEJAR!

Ruy Moura disse...

Ah... amigo Gil, os rubro-negros não estão provando do mesmo veneno, não. Nós provámos a tristeza e a desilusão, apenas. Eles é que estão provando o próprio veneno servido no cálice da implacável punição cósmica, ou divina se quiser.

Abração!

confionomengao disse...

Rui Moura,
Não pude acreditar no que você li... foi ao meu blog e saiu por causa de uma gozação ao Botafogo. Peço sinceras desculpas. Temos parceria com um blog Botafoguense ´´ Snoopy em preto e branco´´ a zoação no meu blog foi sádia e em nenhum momento desleal ao tamanho da grandeza Botafogo e acredito que meu blogue por ser rubro-negro temos o direito sim de brincar com os outros times sempre de maneira esportiva. Inclusive já fiz textos de reverência ao próprio Botafogo.

Gostaria muito de ser parceiro do seu Blogue sou favorável ao esporte bonito, bem jogado, limpo e principalmente com clima de PAZ.

Peço desculpas novamente. =)

www.ConfionoMengao.blogspot.com

Saudações Rubro Negras!

Anónimo disse...

Falou Rui, estes individuos são estruturalmentes imbecis.
Um grande abraço.
Geninho

Ruy Moura disse...

Caro Diogo Ferreira

Na boa, vamos manter as coisas como estão. Você no seu blogue 'brincando' com os outros times e eu no meu não 'brincando' com os outros times. Fico-me pela parceria com o delicioso rubro-negro Wilson Hebert.

Saudações Esportivas!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...