sexta-feira, 3 de julho de 2009

A caminho da descida – 2º capítulo


O autor do artigo reproduzido ontem era leitor do Canal Botafogo à época. Atualmente é colunista nesse mesmo espaço e escreveu, no dia 1 de Julho de 2009, quando comemorámos 115 anos de existência, uma avaliação da atual diretoria. Segue-se o artigo na íntegra e que pode ser lido originalmente no endereço eletrónico indicado.


Show de incompetência em fatos

por Bernardo Santoro
http://www.canalbotafogo.com.br/v3/coluna.php?id=1328

OBS: Esse artigo tem como texto-base uma lista feita na COMFOGO (Comunidade Botafoguense).

É impressionante como vive de bravatas o nosso Presidente. Ontem, na reunião do Conselho Deliberativo, ele afirmou categoricamente que não vamos cair. Fico me perguntando em que ele se baseou para afirmar isso com tanta veemência. Como vocês sabem (pelos artigos anteriores), ele não é muito chegado a cumprir promessas, mas essa ele PRECISA CUMPRIR!

O problema é que a falta de crédito dele não vem somente da sua falta de palavra, mas também da sua incompetência crônica, demonstrada cabalmente por alguns fatos que serão relatados e comentados a seguir:

INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO FINANCEIRA

1 – O Fundilho: o Fundilho do Assumpção já foi melhor analisado anteriormente. Em suma, esse fundo, que era de 20 milhões e virou de 5 é composto pelas mesmas pessoas que já ajudavam o clube desde 2003. Não traz nenhuma novidade e ainda diminui a importância do clube.

2 – Sócio-Torcedor: total fracasso na gestão do Sócio Torcedor. Estamos indo para a terceira versão de ST em menos de seis meses de gestão. O que eles não entendem é que o que chama o torcedor a ser sócio é (i) um time forte, coisa que não temos e (ii) a possibilidade do sócio torcedor votar e ser votado em eleições do clube (o que acontece no Inter, no Grêmio, mas não acontece aqui).

3 – Entrega de ingressos gratuitos: as organizadas do Botafogo estão em festa com a distribuição gratuita de ingressos, igual acontecia em 2002, quando, bem, vocês sabem... doação de ingressos é crime de lesa patrimônio ao clube.

4 – Caso Maicosuel: o dinheiro da venda do Maicosuel, que era de 2 milhões e meio, agora, segundo o Lance!, é de pouco mais de 1 milhão e, até agora, não foi pago pelo “investidor” ao Botafogo!

INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO INTERNA

1- O mito dos esportes olímpicos: uma das maiores bravatas da gestão Assumpção é o reinvestimento nos esportes olímpicos. Para quem não sabe, até ano passado, o Botafogo vencia tudo em matéria de esportes olímpicos de base. A estrutura já está toda pronta, mas ainda assim o Botafogo não consegue montar um time olímpico sequer. A tentativa de montagem do vôlei feminino foi um fiasco.

2- O Diretor de Marketing: a indicação do diretor de marketing, feita à revelia do Vice-Presidente de Marketing, foi um dos maiores micos do clube. Quanto ao resto do marketing, falar o que? Agora temos uma marca “fila” na camisa, o que é a festa dos adversários (eu mesmo já ouvi várias piadinhas do tipo “aê, Bernardo, o Botafogo está na fila até na camisa agora, hein?”); o projeto infantil do Biriba acabou; o Fogão Shop agora vende camisas da Fúria, que são concorrentes dos produtos oficiais; entre outras barbaridades nesse ramo.

3- O cancelamento do jogo dos heróis de 89: tenho relato de pessoas que viajaram da Bahia e do Espírito Santo somente para ver esse jogo comemorativo. O jogo foi cancelado em cima da hora e eles puderam ver o maravilhoso herói Lúcio Flávio...

4 – A tragédia do Vice-Presidente Administrativo: o Vice Administrativo, Anderson alguma coisa, é uma figura das mais peculiares. Basta um minuto de conversa com o sujeito que se nota o seu total despreparo. Quando ouve críticas ao time, chama os torcedores para a briga, tem uma visão toda especial do Engenhão (que será tratada adiante, ainda nesse artigo), entre outras coisas. Uma lástima.

5- O roubo da faixa: teve faixa de protesto sendo roubada... mas esse é um mistério do tipo “broche”, então não vou entrar nesse detalhe.

INCOMPETÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DO ENGENHÃO

1- Perda do show do Zeca Pagodinho para o Citibank Hall.

2- Fim da setorização: com o fim da setorização, agora temos organizadas por todo o Estádio, e quem não gosta das organizadas ou é obrigado a conviver com elas ou tem que pagar muito mais caro pelo Setor Visa.

3- A falta de um plano de exploração econômica do Estádio: a única proposta concreta de que eu tenho notícia, em relação à exploração econômica do Engenhão, é da Brascan, a mesma empresa que deu e dá um prejuízo monumental ao clube na gestão do Rio Plaza e seu contrato leonino de exploração de superfície.

4- A tragédia do Vice-Presidente Administrativo: o Vice Administrativo, Anderson alguma coisa, é uma figura das mais peculiares. Esse mui preparado senhor tem bradado aos quatro ventos em General Severiano que prefere entregar o Engenhão e jogar no Caio Martins. Ele desconsidera algumas situações: (i) o Regulamento da CBF veda estádios com menos de 20.000 pessoas na Série A, o que inviabiliza o Caio Martins, a princípio; (ii) essa capacidade poderia ser atingida através de arquibancadas tubulares, mas as mesmas são vedadas pelo Estatuto do Torcedor; (iii) um dos argumentos do nosso grande VP Adm. é que o Engenhão não é nosso, mas, pelo mesmo raciocínio, o Caio Martins também não é. O problema do Engenhão é falta de administração competente, e quem não é competente, não se estabelece.

5- A Comissão: Assumpção está costurando um acordo de co-gestão do Engenhão com Fla e Flu, através de uma suspeita comissão, entregando de bandeja um patrimônio que deveria ser do Botafogo.

INCOMPETÊNCIA NA CONTRATAÇÃO E DISPENSA DE JOGADORES

1- Os jogadores não contratados: Carlinhos Bala, Weldon e Dênis Marques estavam já apalavrados e não foram contratados. Carlinhos Bala não veio porque a diretoria achou, posteriormente, o salário alto. Esse jogador hoje joga por 11 no Náutico. Weldon não acertou porque o técnico preferiu, no pacotão do Cruzeiro, o grande Diego, possivelmente o pior jogador a vestir a camisa do Botafogo. Diego me faz pensar que até eu posso ser profissional, pois se ele pode, qualquer um pode, ou, segundo Obama, “yes, we can”. Diego já foi dispensado. Weldon, pelo Sport, meteu três gols na gente dentro do Engenhão. Dênis Marques estava fechado, mas setores da diretoria intervieram para evitar a contratação, alegando que ele era muito velho (28 anos). Bem, Tony, Laio e Coral são muito jovens e não fazem um Dênis Marques. Nosso rival contratou o jogador e, pela Lei Alvinegra de Murphy, fará o gol da vitória urubesca contra a gente no próximo jogo.

2- O jogador não renovado: André Luís pediu 80 mil para renovar e não foi atendido. Até hoje não temos zaga.

3- Juninho: o retrato da nossa zaga – baixa e lenta.

4- Renato Cachaça: bebe o tempo todo, tem problemas com a polícia, briga com torcedores e não produz. Ainda querem trazer o Zé para formar com ele a “dupla cachaça”. Se tirar da aposentadoria o Beto, vira trio.

5- Lúcio Flávio: o retrato do nosso meio-campo –lento, pouco criativo, dispersivo e não combativo.

6- Teco: recebeu cinco meses de salário para não jogar.

7-Michael: até hoje não estreou.

8- Reinaldo: outro bichado, e a participação dele na final da Taça Rio foi, para dizer o mínimo, suspeita.

9- Renovação de Lucas Silva e Emerson: o primeiro não fez nada e o segundo fez dois gols... contra.

10- Humilhação do clube: o presidente do Vitória disse que, vitrine por vitrine, o vitória era melhor que o Botafogo, no caso Marquinhos; o presidente do Bragantino disse mais ou menos a mesma coisa; o empresário do Otacílio Neto disse que podia arranjar coisa melhor pra ele do que o Botafogo. Nenhuma dessas afirmações teve resposta pública.

11- A eterna promessa: toda terça-feira tem promessa de contratações que nunca se concretizam.

12- Afirmação do Vice de Futebol: “Tony é Seleção”.

13- Anderson Barros: nosso gerente de futebol rebaixou o Figueirense e quase fez o mesmo com o Flamengo. Deve conseguir nos rebaixar.

INCOMPETÊNCIA POLÍTICA EXTERNA

1-Jogos aos sábados: desprestigiado, o Botafogo agora só joga sábado, afastado do horário nobre do futebol

2- Almoço suspeito: o que foi o almoço com a direção do Flamengo antes da Final da Taça Rio? Qual a necessidade disso? O que foi tratado lá? Que relação tem com a péssima partida do Botafogo na final da Taça?

3- Parceiras: o Botafogo agora faz parcerias com uma série de clubes pequenos, como América, Brasil de Pelotas e Botafogo da Paraíba, acordos esses que só trazem ônus para o clube e nenhum bônus.

4- FERJ e CBF: o Botafogo “fez as pazes” com FERJ e CBF, mas continua sendo roubado e humilhado nessas entidades.

CONCLUINDO

Esse foi apenas um apanhado de fatos de uma diretoria incompetente que tomou o clube de maneira ilegítima. Tudo que nasce errado tende a ter um fim ruim. Agora até Mauro Ney reaparece e entrega prêmio de emerência para a filha do Vice Geral em reuniões do Conselho Deliberativo! Está tudo errado!

Sobre a ilegitimidade da diretoria, que seria o tema dessa semana, fica para a próxima, pois a incompetência da mesma foi mais flagrante nessa semana.

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Rui!!! É estarrecedor a matéria ora publicada. Muitos fatos eu desconhecia. É realmente preocupante às ações dessa Diretoria, como pode em 08 (oito) meses adotarem posturas equivocadas e levando ao Botafogo a uma situação que tende ficar insurpotável.

Meu Deus!!! Vão destruir o Botafogo!!! Basta de incompetência...Basta de imaturidade.....Basta de insanidade......Basta de imoralidade.

Essa Diretoria está podre e apodreceu todo o seu corpo técnico (dirigentes, comissão técnica e jogadores) e o pior os conselheiros mantém a lei do "silêncio" e vem nitidamente acobertando estes fatos desastrosos sem adotar nenhuma medida que visa estancar essa "podridão". O QUE SERÁ DO BOTAFOGO NUM FUTURO PRÓXIMO????

Eu acreditava nessa Diretoria, pois imaginava dias melhores ao nosso amado clube. Tudo contribuia para o êxito: renovação de elenco, melhor utilização do "Engenhão"; modernização de "Marechal Hermes"; transformação de "Caio Martins" num CT para os profissionais; adoção e adesão do "sócio-torcedor" a nível Brasil; formação de fundo de investimentos, parceria com investidores; transparência administrativa e financeira. Em 08 meses verifiquei que estes projetos foram apenas instrumentos de campanha para eleger um bando de incompetentes que estão levando o clube a um "caos" total.

Amigo me despeço com uma tristeza profunda e com o coração angustiado só em ver a situação de calamidade que se encontra o Botafogo.

"TODO ERRO TEM CONSEQUÊNCIA.... TODO ERRO TEM UM PREÇO A PAGAR....NOS TORCEDORES SOMOS VÍTIMAS DESSES ERROS, PORÉM SEREMOS OS PRIMEIROS A PAGAR PELOS ERROS COMETIDOS POR UM BANDO DE INCOMPETENTES QUE SE APODERARAM DE GENERAL SEVERIANO".

saudações botafoguenses

Fogão Brasília

Ruy Moura disse...

Só um pormenor, Fogão Brasília: a nova diretoria só foi empossada em 2 de Janeiro. São apenas seis meses para um tão grande descalabro!

Todos os progressos verificados durante o mandato de Bebeto de Freitas - e foram muitos, não obstante os erros - estão praticamente no lixo. Não há nada de nada; nenhum progresso, em nenhuma área, em seis meses, exceto os salários em atraso. Mas deve-se notar que foram os bancos que 'misteriosamente' deixaram de financiar o Botafogo em vésperas de eleições e degradaram os pagamentos salariais, coisa facilamente resolvida assim que MA foi eleito... Estranho, não acha?...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

RUI DEPOIS DE LER ESSE ARTIGO VOU FALAR O QUE - VOU É CHORAR MAIS AINDA - MEU DEUS ACABARAM COM O BOTAFOGO - QUE FIM TRISTE - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Não vão acabar connosco, mas ficaremos muito mal colocados para enfrentar o futuro. Seremos time pequeno até aparecer um Paulo Antônio Azeredo - coisa cada vez mais rara no mundo futebolístico do dinheiro e da importância do poder pelo poder.

Além disso, o artigo visa reagirmos e confrontarmos os homens, não é para chorar nem desistir. É para mexermo-nos!!!

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Amigos, esse quadro realmente é sombrio...Por quê será que ninguém vai lá no São Paulo ou no Internacional ver como se deve gerir o elenco e o patrimônio de um clube? Basta ver quem está sempre chegando na frente nos últimos anos e conferir. No campeonato carioca dá para mascarar a incompetência jogando contra Boavista, Resende, Vasco série B entre outros, mas no campeonato brasileiro não dá. Se não se planejar e montar um elenco decente vai cair mesmo! Nessa fórmula, que ao meu ver, é a melhor, mais justa e correta, há o risco de todo ano haver uma grande torcida aos prantos como a do Corinthians ano passado. Nesse molde não há espaço para amadores, na melhor boa fé de minhas palavras...Amadorismo por amadorismo, acreditem caros amigos, dá até saudade do Emil Pinheiro, que trazia gente como Mauro Galvão, Gotardo, Paulinho Criciúma e outros...Pelo jeito que a coisa vai realmente vamos ficar no fim da "FILA"...

Saudações Botafoguenses aqui da Bahia

Márcio Barretto.

Ruy Moura disse...

Márcio, é triste quando até já temos saudades de Emil Pinheiro... E com razão, caramba... Quando os homens são muito maus até os menos maus parecem bons. Mas vamos ter coragem e não desejar o Emil ou o Montenegro ou seja lá quem for do passado. O nosso passado só há-de ter futuro se o futuro for feito por nós. E o futuro faz-se criando!

Temos que criar, amigo. A torcida do BFR tem que saber criar, pressionar, nunca baixar os braços e mostrar aos homens maus que não os queremos e que somos capazes de encontrar melhor!

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

ACABO DE RECEBER RUI A CONFIRMAÇÃO DE ROBERTO PORTO PARA PARTICIPAR E AJUDAR NO QUE FOR NECESSARIO E REFERENTE A ATITUDES A SEREM TOMADAS PERANTE A ESSES CANALHAS - SOLICITO QUE TODOS QUE TENHAM CONHECIMENTO DE BOTAFOGUENSES TÃO ILUSTRES COMO NOS QUE SOLICITEM A MESMA PARTICIPAÇÃO PARA NOS POSICIONARMOS A RESPEITO DESSAS ARBITRARIEDADES,DESMANDOS E OUTRAS COISAS MAIS QUE ACONTECEM AO NOSSO GLORIOSO - VAMOS NOS UNIR E AGIR RAPIDAMENTE E EVITAR O PIOR - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Luis Eduardo Carmo disse...

Rui,
Tiro certeiro. Estamos numa situação calamitosa, mas estão surgindo algumas reações.

Li um comentário no Cantinho, que diz existir uma movimentação de advogados botafoguenses para iniciar uma campanha, por meios jurídicos, para extirpar do Botafogo esta associação de empresas e dirigentes expúrios que ocupam o espaço de decisões em General Severiano.

Que seja como está posto nas intenções do movimento.

Saudações alvinegras!

Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruy Moura disse...

Avante, Marcos. Mas é estranho... Todo o mundo sabe que o Roberto Porto é 'Montenegrista' e que o C. A. Montenegro apoia a atual diretoria... Talvez o amor do Roberto Porto pelo Botafogo esteja a falar mais alto do que as relações pessoais. Tomara que sim!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É isso, Biriba. É essa notícia que vou publicar amanhã. Não o fiz porque já tinha dois artigos extensos e complicados hoje.

Abraços Gloriosos!

Muga disse...

Mais uma excelente coluna do Bernardo Santoro,que parabenizo e
concordo totalmente.
Fico achando que essa diretoria faz
com que Sarnei e sua quadrilha sejam anjos...

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...