quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Botafogo e o enigma da esfinge

.

A esfinge, cujo nome deriva do grego sphingo – que significa ‘estrangular’ –, era uma figura satânica de destruição e má sorte que abordava as pessoas com um quebra-cabeça conhecido por ‘enigma da esfinge’.

A esfinge perguntava sempre: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?” – se a pessoa não decifrava o enigma, acabava por ser estrangulada e devorada pela esfinge.

Édipo foi o único a resolver o enigma, respondendo: “o homem – engatinha nos primeiros tempos de vida, anda sobre dois pés na idade adulta e usa uma bengala quando é ancião”. Furiosa com o acerto da resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício.

Creio que há um enigma qualquer que o Botafogo não decifra por mais que lhe seja perguntado, e de cada vez termina devorado. Não faço ideia de qual seja o enigma, mas conheço respostas erradas aos problemas em questão e as consequências das respostas erradas.

Carioca 2007: intervenção escandalosa do árbitro Djalma Beltrami no último minuto de jogo favorecendo os cathartiformes através da anulação do gol legalíssimo do título botafoguense, que acabou indo para quem o árbitro beneficiou após desorientação psicológica com perda do título nas grandes penalidades.

Copa Brasil 2007: erro catastrófico do treinador no jogo da primeira mão da semifinal, escalando horrorosamente a equipa e ‘oferecendo’ a vitória ao Figueirense; na segunda mão, intervenção escandalosa da auxiliar Ana Paula Oliveira que anulou dois gols legais que fariam o Botafogo seguir em frente; apesar de tudo, o jogo acabaria indo para as grandes penalidades, mas o goleiro decidiu levar um 'frango' magistral no último minuto e o Botafogo foi eliminado.

Campeonato Brasileiro 2007: na liderança do campeonato brasileiro há várias rodadas, o principal jogador do Botafogo é apanhado nas malhas do doping que desequilibrou completamente a equipa, começando a perder e acabando na 9ª colocação após vários jogos com ‘frangos’ dos goleiros, erros do treinador e indisciplina de jogadores como Zé Roberto; decisões muito desfavoráveis ao Botafogo tomadas pelo STJD.

Sul-Americana 2007: tendo ganho ao River Plate no Engenhão e estando a ganhar por 2x1 na Argentina, e com um jogador a mais, o treinador decidiu recuar a equipa e acabou por levar três gols que nos eliminaram; Carlos Augusto Montenegro acabou por liquidar a motivação do time até ao final do ano chamando-os de ‘bonecas’ por interesse político.

Campeonato Carioca 2008: intervenção escandalosa de Marcelo de Lima Henrique, favorecendo os cathartiformes novamente, desorientando o Botafogo e acabando tudo no famoso chororô público (que depois os cathartiformes acabaram por repetir duas vezes ao longo do ano após os dois micos que tomaram); psicologicamente fraquejados, os botafoguenses acabaram por perder também a segunda final do campeonato carioca.

Copa Brasil 2008: após vários tormentos em que a preparação física dos jogadores foi esticada ao máximo devido a ter que ganhar a Taça Rio para ir à final com os cathartiformes, o clube acabou por ser derrotado pelo Corinthians, arrastando-se em campo lamentavelmente à espera do apito final.

Campeonato Brasileiro 2008: mudança de treinador, recuperação da equipa e falta de pagamento de salários que determinou nova queda da equipa na classificação geral, além de uma vergonha monumental protagonizada por André Luiz no estádio dos Aflitos com expulsão e prisão do jogador; e, finalmente, uma vez mais, as declarações políticas de Montenegro, lançando Carlos Alberto contra Lúcio Flávio publicamente.

Copa Sul-Americana 2008: novos erros múltiplos e nova vergonha monumental de André Luiz quando arrancou o cartão amarelo da mão do árbitro e lho mostrou.

Campeonato Carioca 2009: os cathartiformes, apesar de sucessivamente beneficiados pelas arbitragens são eliminados surpreendentemente pelo Resende na semifinal da Taça Guanabara, ganha pelo Botafogo; na Taça Rio, tendo que ganhar para chegar à final do campeonato carioca – e após um almoço inacreditável entre diretorias –, os cathartiformes têm uma equipa pessimamente armada que seria incapaz de ganhar ao Botafogo, mas nesse momento surge o providencial treinador alvinegro a recuar temerosamente a equipa, e como nem assim os cathartiformes marcaram, eis que Emerson faz um gol contra através de uma enorme biqueirada na bola; na final do campeonato carioca o mesmo Emerson bisa o gol contra e o árbitro ajuda ao ignorar a pretensão de se suprimir Maicosuel da segunda final, sendo ameaçado por Juan que não foi expulso por isso e acabando lesionado.

Copa Brasil 2009: desempenhos pífios contra o Americano por opção do treinador, que considerava esta Copa menos importante.

Campeonato Brasileiro 2009: toda a espécie de coisas aconteceram, como 'frangos' dos goleiros, furadas da defesa, perdidas infantis do ataque, indisciplina de jogadores, arbitragens tendenciosas, etc., que ainda pode redundar numa descida de divisão.

Sul-Americana 2009: é preciso explicar?!?!?!...

Em suma, ou por uma coisa ou por outra, ou, se uma não chega, pela conjugação de duas ou três, o Botafogo nunca encontra uma resposta certa para o enigma, seja por culpa própria ou alheia.

A verdade é que não me lembro de, em três anos consecutivos, um clube sofrer tão repetidamente os mesmos problemas, quer por incapacidade própria quer por intencionalidade externa. Veja-se que há sempre um ou mais elementos que convocam a destruição e a má sorte protagonizada pela esfinge: goleiros ‘frangueiros’, defensores bisonhos, meio campistas lentos, ataques inoperantes; treinadores escalando mal, substituindo pior e recuando em momentos inoportunos; preparação física inadequada dos jogadores, indisciplinas dentro e fora do campo; gols contra em momentos de decisão, lesões decisivas como a de Maicosuel, expulsões como as de André Luiz em 2008 e a de Alessandro ontem; obviamente, juízes de tribunal com decisões desadequadas para nós e arbitragens completamente favoráveis aos adversários, em especial aos cathartiformes e, pasme-se, até atrasos de salário em momentos em que a equipa estava há 14 jogos sem perder ou até mesmo… o principal jogador com doping!!!

Caros amigos, é excesso a mais para se atribuir seja ao que aparentemente visível for. Há um enigma por deslindar. Um enigma cuja falta de resposta certa nos devora inapelavelmente, seja por culpa própria ou alheia, seja por junção das duas coisas. Como se houvesse uma aliança entre interesses internos e interesses externos que se ligam nos momentos cruciais para estrangular e devorar o nosso clube.

Como decifrar este enigma?!... Urge levar a esfinge a atirar-se do precipício… Ou, definitivamente, atirar-se-ão os torcedores botafoguenses. Até o Botafogo se limitar aos tais dezoito torcedores que cabem numa Kombi.
.

16 comentários:

Dirley disse...

SOBRE O ENGENHÃO X STADIUM

Isto é uma vergonha!

Eu cheguei a escrever um comentário daqueles, bem extenso e argumentativo mas depois que assisti o vídeo e li as notícias cai na real:

1 - Ou nossa diretoria é muito incopetente ou estes caras são melhores que os caras da NFL! Quer dizer que de uma hora para outra, durante 03 anos, todo mundo vai esquecer que o Engenhão é do BFR? Quer dizer que estátua do lado de fora pode mas simbolo dentro não? Quer dizer que com todo mundo junto tem 20 milhas mas só com o BFR não tem nada? Quer dizer que se tiver um show do U2 ou do Paul MaCartney na cidade, ninguém vai pq o estádio é do BFR? Como é anti-pático este BFR, hein?

2 - “nesse mato tem coelho”; e os caçadores são nossos “co-irmãos” e as “otoridades” competentes;

3 - Pra mim da forma que está sendo feito somado com a nossa situação futebolística será uma pal de cal na próxima geração de torcedores;

4 - Estamos carimbando a pecha de time médio pois não conseguimos administrar sozinhos um estádio do porte do Engenhão, digo Stadium;

5 - Ou os sócios e a torcida fazem algo radical agora ou seremos o Bahia de amanhã;

Proponho uma campanha com o lema o “Engenhão é a casa do Fogão” com abaixo-assinado e panfletagem em GS e no dia do jogo com o SP, que aqueles que são sócios e tem algum transito nos fóruns internos do BFR entrem com alguma medida de questionamento desta vergonha.

Mesmo com todo o poder e os desmandos do Eurico tinha gente no Vasco dando a cara pra bater, literalmente!

E, por fim, que lancemos um movimento de oposição, a exemplo do Vasco e do Flu, para derrubar ou derrotar esta diretoria no próximo pleito.

Roma disse...

Que criatura tem quatro patas no primeiro tempo, duas no intervalo e três no segundo tempo? O Alessandro (é o da vez, mas se aplica a outros): Quatro quando joga, duas quando sai de campo e três quando resolve dar um coice com uma no adversário e ser expulso na etapa final.

Prezado Rui,

Sem querer ousar dar uma de Édipo, a figura da esfinge simboliza bem os quatro elementos comuns da equação do fracasso nos últimos anos, tão bem compilada por você: diretoria incompetente + falta de goleiro + política de manutenção de jogadores ruins + arbitragens nefastas.

Corolário:
Cabeça de mulher: assim como da diretoria, ninguém entende;
Garras e peitos de leão: a falta de um bom goleiro (até a chegada de Jefferson);
Calda de serpente: as arbitragens venenosas;
Asas de águia: para os poucos jogadores que deram certo e voaram pra longe (os ruinzinhos que voltaram ou ainda os que não saem de lá, têm asas de galinha que, como sabe, não voa)

Brincadeiras à parte, só me resta agradecer pelas postagens sempre voltadas à mostrar a grandeza do nosso BFR. Por um instante, faz-me esquecer a dura realidade entre o 1º e o 90º minuto de cada jogo.

Roma disse...

Rui,

Apenas uma contribuição complementar à sua cronologia: Nas Copas do Brasil de 2008 e 2009, fomos eliminados na disputa por pênaltis... (ora, grande novidade)

abraços

Ruy Moura disse...

Dirley, você disse tudo:

"Ou os sócios e a torcida fazem algo radical agora ou seremos o Bahia de amanhã";

"Campanha com o lema o “Engenhão é a casa do Fogão” com abaixo-assinado e panfletagem em GS e no dia do jogo com o SP";

"Lancemos um movimento de oposição para derrubar ou derrotar esta diretoria no próximo pleito".

Avante, Botafoguenses!

Não deixemos que esta diretoria destrua o Botafogo!

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Roma, sem dúvida que essa interpretação é adequadíssima!...

Se não colocamos mãos à obra o Botafogo será definitivamente uma bela recordação no passado do futebol brasileiro e mundial. Estamos quase no fundo do poço. Se deixarmos eles empurrarem mais um bocadinho, nunca mais nos ergueremos como clube de grandes tradições. Podemo-nos juntar à torcida do Duque de Caxias para encher um caminhão...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Ruy como sempre muito bem colocado seu artigo de hoje, mais real e claro impossivel.Mas fico aqui com meus "botões" a pensar.Fomos tão enganados assim por MA?Será que ninguém em nenhum momento se apercebeu da sua incapacidade profissional para dirigir o Botafogo?Não existem pessoas capazes de se revoltarem contra tudo que acontece?Será que somente nos aqui ficamos todos os dias a nos lamuriar?Será que somente nos enxergamos os absurdos que acontecem no Botafogo?Quantas vezes já ouvimos diversos jornalistas afirmarem que NF é um ótimo técnico e que o Botafogo não deveria dispensá-lo como fez.Ou eu não sei nada ou eles querem derrubar o Glorioso ou estão pura e simplesmente de sacanagem.Concordo se não reagirmos, se não acordarmos para a nossa realidade e exigirmos mudanças drásticas e seguras no clube, não seremos um Bahia não, seremos um América que nada disputa a não ser preliminares do CB no Maracanã quando pode.Uma lástima - SAUDAÇÕES GLORIOSAS - MARCOS VENICIUS

Gil disse...

Amigo Rui,

Peço-lhe desculpas pelo pessimismo, pois estou quase entregando os pontos.
Estarei, novamente, no Engenhão domingo e se a equipe não apresentar algo de bom será o meu último jogo esse ano.
Acho que nada mudará nos próximos anos e com isso ficarei afastado. Não acredito em mudanças e estou propenso a cancelar o meu pagamento de sócio torcedor. Preparo-me para ler alguns livros sobre o nosso passado GLORIOSO, nos próximos dois anos e as tuas mensagens.
Como bem disse o ROMA; só me resta agradecer pelas postagens sempre voltadas à mostrar a grandeza do nosso BFR.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

SenaDrico disse...

Rui,

Na minha opinião o que está escondido no enigma está sendo resolvido de forma paliativa. Se não há solução em vista, então feche os olhos e manda ver.

Bem ao estilo "embrulha e manda", como dizia meu finado avô, essa e outras diretorias trabalharam e trabalham de olhos fechados para os problemas.

"-Algo novo? Embrulha para ninguém ver que é ruim e manda assim mesmo, para ver se o torcedor engole mais essa".

Assim, vamos renovando as esperanças, ainda mais quando uma ou outra "asa de águia" aparece, sem lembrar que, ainda que por último, ela morre.

Assim serão os jovens novos torcedores, que perceberão que mesmo "embrulhado" é melhor torcer por quem ganha mais. E por falar em morrer a esperança, com relação à "nova geração de torcedores" o termo certo seria: natimorto.

Se a solução proposta por Dirley tem como dar certo, não podemos saber, mas certo é que não podemos ficar apenas imaginando como seria. Mãos à obra. Só se mata a fome comendo.

Se um dia tivemos êxito, ainda que com uma simples faixa amarela e apenas dois nomes, mesmo que tenha durado tão pouco, então está na hora de arrumar um rolo ou dois (ou três) de tecido amarelo, muita tinta e se preparar para o dia seguinte, pois vai doer o braço de tanto escrever. A lista é grande.

Prefiro parar por aqui. Já estou ficando deveras triste. Meu filho de 5 anos ainda não sabe o que é perder as esperanças, mas não sei até quando. Por enquanto não deixo que ele assista a Rede FlaGlobo de Televisão. Vou também lembrando que por mais 5 vezes até o fim do ano terei que passar pela "dura realidade entre o 1º e o 90º minuto de cada jogo" e terei que torcer mais para outros times que para o próprio Botafogo.

Rui, o enigma no momento, mesmo que paliativo, é saber quantos metros da tal faixa amarela teremos que ter para escrever tantos nomes.

Sei que é ridículo, e até certo ponto desesperador, mas será que nosso co-irmão lá de Brasília não empresta o Túlio Maravilha por uns tempos, não?

Prefiro terminar assim, fazendo "piada"...

...por que senão eu choro.

Ruy Moura disse...

Uma lástima, Marcos. O que me espanta é que o Botafogo tem um Conselho Deliberativo, ou não?... Tem beneméritos e grandes beneméritos, ou não?...

Em minha visão são todos altamente responsáveis por permitirem que o BFR esteja como está. E que o seu património imaterial esteja sendo delapidado sem nenhuma espécie de escrúpulos nem inteligência. Se não forem os torcedores de base a radicalizar, não consigo sequer calcular o que seja de nós num espaço de 5 anos. De cabeça erguida, nem a 2016 chegamos...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

"Embrulha para ninguém ver que é ruim e manda assim mesmo, para ver se o torcedor engole mais essa".

Eis a máxima para um dentista que pensa estar a gerir uma mercearia. Porque não negocia numa quitandinha em vez de 'vender' o Botafogo, já que de futebol e de desporto nada percebe?... Ele não sabe, mas o Botafogo não é uma quitanda, é apenas o clube que deu á fantástica seleção brasileira os melhores jogadores de todos os tempos.

Seu filho há-de, um dia, não ser botafoguense, porque na juventude dele os únicos grandes alvinegros soçobrantes darão pelo nome de Santos e de Atlético Mineiro. É uma lástima que os nossos filhos sejam privados de vibrar e de torcer por um clube tão extraordinário como o nosso era.

Não sou de chorar, senão seria um vale de lágrimas.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Ele e a sua corte há-de destruir a torcida que não seja organizada, certinha e direitinha. Perderemos sócios-torcedores, teremos gente cada vez mais afastada do futebol, as crianças não serão botafoguenses e as mulheres educarão a scrianças para não serem botafoguenses, salvando-os da dor e do desespero. Serão cathartiformes. Cada vez mais. Aos montes. Até o Rio ficar entregue à estupidez dos seus dirigentes oficiais e dos seus dirtigentes de clubes. O futuro é torcer pelo São Paulo, pelo Corithians, pelo Palmeuras e pelo Santos, quiçá por um time gaúcho ou um mineiro. O futebol do Rio já era e o BFR está agonizando.

Valer-nos-ão as dezenas de livros que nos narram a saga do glorioso. Aos teus netos contarás assim: "Era uma vez um clube..."

Abraços Gloriosos!

Lewis Kharms disse...

Rui,

Que o salvador General Severiano não frequente a Mãe Diná ou congêneres e que se apaixone por mulher mais jovem.

Depois da faixa, devemos avançar para um processo de panfletagem que explique o processo de rapinagem que está sendo feito com o Engenhão. O nome Stadium não é um grande problema, mas a desvinculação da marca com o estádio é um passo em direção do abismo.

Fico imaginando como deva ser fácil convencer um MA de que a desvinculação da marca BFR é bom negócio, por aumentar a rentabilidade junto aos investidores e patrocinadores. A falta de inteligência leva a essa miopia que o impede (ele e seus mentores) de perceber o ganho (em dinheiro, mesmo) a médio e longo prazos representado pela resistência da marca durante os anos de reformas do Maracanã. Preferem os imediatos ‘caraminguás’ oferecidos, que a visão curta não percebe serem ‘moedinhas que garotos mergulham pra trazer nos dentes’.

Toupeiras. Deveriam só sair de casa à noite.

Saudações alvinegras!

Ruy Moura disse...

Absolutas toupeiras, Luiz! Quase nem acredito que o CA Montenegro tenha avançado com o nome de Assumpção para presidente. O que faz a ânsia do poder e de derrotar a linha representada por Bebeto de Freitas.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Oi, Rui!

Bom, pelo já que aconteceu entre 2007 e 2009 com o nosso Botafogo,
digo que o carma ou karma (o conjunto das ações do homem e de suas consequências) do Botafogo não é bom.

SA

Anónimo disse...

Oi,

Pior do que esse carma é ver "o" Flor ser rebaixado pela quarta vez
(1996-1997-1998), recorde Mundial, não?

SA

Ruy Moura disse...

O Karma do BFR é complicado, sim. Quanto ao Fluminense, creio que o rebaixamento depende muito do jogo de hoje. Suponha que eles ganham e nós perdemos...

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...