quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O MCR e o direito à crítica


A 1ª Reunião Aberta do Movimento Carlito Rocha congregou cerca de 50 pessoas, iniciou o debate fundamental a levar a cabo no Botafogo, formou comissões para a definição de linhas a seguir e marcou nova reunião para o mesmo local no próximo dia 30 de Novembro.

Durante o jogo contra o Coritiba, o MCR também distribuiu um panfleto reclamando contra a postura do Botafogo acerca da cessão do seu estádio ao Flamengo e ao Fluminense a preço de custo e a “presidência” do clube ‘largou os cachorros’ em cima do movimento em nota oficial.

Nessa nota, o MCR é violentamente criticado por criticar a gestão do clube e acusado de distribuir um panfleto sem assinatura (?!), mas logo a seguir, por entre imensas inverdades e meias palavras, a nota concede legitimidade ao movimento e às suas críticas quando afirma que o MCR participou em seis anos da gestão do clube e que na diretoria “estamos abertos a críticas: são normais”… Sim?... Sério?... Quem diria!!!

E porque é que não se fazem notas oficiais, não contra movimentos botafoguenses legítimos, mas contra os inimigos do Botafogo?... À CATHARTIFORMEPRESS já o “presidente” não responde nem com firmeza nem com coisa nenhuma. Isso é que é coragem, não é, sr. “presidente”?...

Uma lástima, sr. Pinóquio Omissão!... Um emaranhado de palavras vãs sem nenhum botafoguismo dentro!... Uma lástima de nota que usou o sítio oficial do Glorioso para propaganda política!...

Parabéns ao MCR por desmascarar uma “presidência” medrosa para fora e omissa para dentro e abalá-la – com o panfleto e a 1ª Reunião Aberta. A nota da presidência, recheada de inverdades e de desconhecimento acerca da história do Botafogo, é a prova de que o MCR encontrou caminho e força para construir uma alternativa credível para o próximo mandato.

Que venha depressa o Ano Novo de 2012!

[Nota do editor do blogue: Não sou membro do MCR, e penso por mim mesmo quando faço parte integrante de um grupo, movimento ou instituição.]
.

11 comentários:

Asclê Junior disse...

Sem querer defender o atual presidente, mas o Bebeto de Freitas já havia dito que não cobraria nada de ninguém, que o Flamengo era co-irmão etc... no entanto, noto que nada mudou no Botafogo até o momento.

Ruy Moura disse...

Asclê, não me recordo disso, mas não duvido nada de si. O Bebeto de Freitas também tinha alguns comportamentos bem amadores e também teve o erro crasso de introduzir não botafoguenses na gestão diária. Nada disso deve ser esquecido - a fim de ser corrigido dentro do BFR - mas, em minha opinião, relançou um BFR que não tinha dinheiro para a luz nem para o papel higiénico. Não foi isento de erros e eu próprio critiquei o seu último ano e meio, especialmente depois de se deixar enrolar com a história do doping e com a ineficácia de gestão do Engenhão. Porém, o saldo da gestão Bebeto é positivo, enquanto o saldo da gestão Pinóquio Omissão é altamente negativo.

Claro que eu preferia uma terceira pessoa, mas entre Omissão e Bebeto não hesitaria, sinceramente.

Em suma, Asclê, NOTAMOS QUE NADA MUDOU e eu ainda noto que algo piorou no último ano. Afinal, o maior sofrimento é sempre o nosso...

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Meu estimado amigo Rui. Mas eu pergunto a você: O que o MCR já fez pelo Botafogo? Você sabe que nós que estamos longe do RJ não temos acesso aos fatos. Só ouvimos dizer.Discutir "conversas" é improdutivo. Te peço como amigo que te considero sem te conhecer pessoalmente: "Não entre nestas discussões infrutíferas que misturam futebol com interesses pessoais". Continue com o nível altíssimo do seu blog, que já disse uma vez, ser o melhor que conheço. Fale sempre baseado no seu slogan "Queremos o nosso Botafogo de volta". Amamos o Botafogo acima de quaisquer vaidades pessoais. Um abração entristecido em relação ao que tem ocorrido dentro e fora de campo com o nosso Glorioso. Loris.

Ruy Moura disse...

Terei em consideração o teu conselho, Loris. Obrigado pela avaliação feita ao blogue.

QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Não suporto mais ver o meu glorioso ser expoliado e achincalhado pelos seus próprios dirigentes.
QUERO MEU BOTAFOGO DE VOLTA - Botafogo vencedor e cheio de HOMENS a honrá-lo - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Concordo que é puro auto-achincalhamento de "dirigentes" incapazes, Marcos! Nunca vi coisa igual no Botafogo!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Cá para mim, Marcos, o Pinóquio Assumpção é o Bush do Botafogo!

Resta saber quando chegará o nosso Obama para juntar os cacos...

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Lorismário:

O Rui provavelmente não poderá responder à sua pergunta sobre o que o MCR já fez pelo BOTAFOGO mas eu posso: entre outras coisas, o contrato com a Liquigás.

Concordo com você que hajam interesses e vaidades pessoais no BOTAFOGO, assim como na grande maioria das instituições. Mas será que todos que participam da política do Clube são assim? Só estão ali para se aproveitar de alguma forma?

Bem... Como moro no Rio, sou sócio e já frequentei muito o Clube, tenho acesso a ALGUNS fatos; e conheço bem vários dos personagens envolvidos atualmente na política do Clube (do presidente Maurício Assunção nunca tinha ouvido falar, até as eleições do ano passado). Posso lhe garantir (se isso vale de alguma coisa) que o BOTAFOGO não é habitado apenas por oportunistas. Há gente a fim de ajudar e apaixonada pelo nosso BOTAFOGO, assim como neste blog. E não só no MCR, obviamente, mas, inclusive, em grupos que apoiaram a candidatura de Maurício Assunção.

Não vamos discutir "conversas" improdutivas, mas debater idéias que ajudem de fato o nosso amado Glorioso a sair da situação em que se encontra. Que tal começarmos com sugestões para um projeto de sócio-torcedor que, atraindo milhares de sócios, possa finalmente nos trazer democracia de verdade? Isso faria com que até mesmo as pessoas que estão longe, tenham acesso aos fatos e possam influir diretamente nos destinos do Clube. Então... Nós que queremos o nosso BOTAFOGO de volta... Mãos à obra!

Abraços,
Marcelão

Ruy Moura disse...

Desejo apenas acrescentar que apesar de ainda não os conhecer pessoalmente, tenho em alta consideração o Lorismario e o Marcelão. Estou plenissimamente (existe esta palavra?!) convencido que ambos são apaixonadíssimos pelo BFR e querem o melhor para o nosso clube.

Também manifesto a minha simpatia pelo MCR e torço para que seja uma alternativa credível e capaz. O Botafogo precisa de entidades botafoguenses que se mostrem lúcidas, competentes e 100% botafoguistas.

Abraços Gloriosos!

snoopy em p/b disse...

eu manifesto minha simpatia à intenção, mais que democrática, de questionar as mentiras e desmandos que o presidente (?) omisso anda fazendo com o botafogo.

não dá pra continuar do jeito que está.

um abraço

Ruy Moura disse...

Snoopy, é por isso que entendo que o MCR, ou outro movimento democrático botafoguense, pode constituir, se usar de boa fé, mais valias na disputa democrática e obrigar paulatinamente a uma transparência que o Botafogo nunca conheceu nas suas diversas diretorias, mesmo as melhores.

Os sócios e os torcedores têm que saber o que se passa. Não podemos continuar a viver em sociedades ocidentais supostamente democráticas com a opacidade que temos vivido até aqui. Ou construimos a verdadeira democracia em toda a parte ou a ditadura das classes economicamente dominantes usará a democracia contra os próprios democratas militantes e contra as pessoas em geral. A uma classe de ditadura econômica e social temos que antepor uma 'ditadura cultural' que instale fortes pilares democráticos - sem apelo nem agravo. E o que se passa no Botafogo está muito longe de constituir qualquer pilar democrático.

Abraços Gloriosos!

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...