quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Rosita Garcia Madalen, a ‘Rosita do Vôlei’

.
por Claudio Marinho Falcão
escrito para Mundo Botafogo



Rosita Garcia Madalen, que acrescentou o sobrenome Eiras após o casamento, nasceu a 23 de janeiro de 1960 e foi, provavelmente, a maior revelação do voleibol feminino botafoguense nos anos 70. Começou no Glorioso em 1971, na categoria mirim, tendo permanecido no Alvinegro até o final de 1976.

Em 1971 a atleta conquistou seu primeiro de muitos títulos pelo Botafogo, o de campeã carioca mirim invicta. E dali para a frente foram muitos outros, tais como: em 1972, campeã invicta do Torneio Aberto até 14 anos, campeã do Torneio de Apresentação infantil, campeã carioca infantil e campeã carioca infanto-juvenil; em 1973, bicampeã do Torneio de Apresentação infantil, bicampeã carioca infanto-juvenil e campeã do Torneio Aberto de Aspirantes (até 21 anos); em 1974, tricampeã do Torneio de Apresentação infantil e campeã carioca infantil; em 1975, tetracampeã do Torneio de Apresentação infantil e campeã dos XXIV Jogos Infantis do Jornal dos Sports (11 a 16 anos).

Desde 1973 já figurava no elenco botafoguense da 1ª. Divisão, apesar de contar somente 13 anos de idade, nas disputas do campeonato carioca, Taça Guanabara e Troféu Brasil, tendo neste último se classificado em 4° lugar.

Em 1974, 1975 e 1976 foi convocada para as seleções cariocas infanto-juvenil e juvenil, tendo em 1975 se sagrado campeã brasileira infanto-juvenil, quando foi eleita a melhor jogadora da competição. Em 1976 foi bicampeã brasileira infanto-juvenil e campeã brasileira juvenil. Também em 1976 foi convocada para a seleção brasileira juvenil, tendo se sagrado campeã sul-americana.

Em 1977 transferiu-se para o C.R. Flamengo, sendo no mesmo ano novamente convocada para a seleção brasileira juvenil, colocando-se em 4° lugar no campeonato mundial da categoria e para a seleção brasileira adulta, classificando-se em 2° lugar no campeonato sul-americano, tudo isso com apenas 17 anos de idade.


A vitoriosa carreira esportiva de Rosita continuou, mesmo após deixar de defender as cores alvinegras. Muito mais tarde, com 47 anos de idade, a ex-atleta tornou-se supervisora de voleibol do Botafogo F.R., quando da reconquista do campeonato estadual adulto masculino pela nossa agremiação, em 2007.

Fotos: Jornal dos Sports, 1975

8 comentários:

bionico44 disse...

me refiro com muito respeito a Rosita Garcia Madalen,pois foi gracas ao livro dela que eu tenho o volei que eu tenho hoje,sou para sempre grato a ela pela simples e belissima obra do volei que ela publicou na epoca que me ajudou a aprender,aperfeicoar,e,melhorar meus fundamentos preciosos!tais como toque ataque(que nao e o meu forte)defesa que eo meu fundamento favorito e o mais importante!obrigado Rosita,recomendações a familia,ao maridao(jorge eiras)e aos seus filhos que devem estar ja formados(Graças a Deus)um abraço pra vc minha absoluta levantadora)e eterna jogadora fantastica! bjus e abraços cordiais!ass:Carlinhosd(do ttc).

Ruy Moura disse...

Que belo comentário, Carlinhos.

Abraços Gloriosos!

Uma Tempestade disse...

Tenho um respeito especial por Rosita, e ao ler este comentário as lágrimas saltaram...Lindo!

Unknown disse...

A rosita da aula para mim de educação física e e uma honra ter uma professora q fez parte da historia do vôlei como ela.

Ruy Moura disse...

Boa, William! Aproveite bem os ensinamentos!

Abraços Gloriosos.

Unknown disse...

Obg

Unknown disse...

Treinei em 75, no mirim do Botafogo, sob a batuta de Radamés Lattari. Só treinava, não participei de jogos porque estava estourando a idade da categoria. Radamés saiu e, algumas pessoas assumiram ,interinamente, o lugar. Marco Aurélio, Jorge Bettencurt e, uma delas, foi Rosita que já jogava horrores no time de cima.

Ruy Moura disse...

Muito bem, caro Anônimo!
Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...