.
“Garrincha foi a maior figura do jogo, a maior figura da Copa do Mundo e, vamos admitir a verdade última e exasperada: a maior figura do futebol brasileiro desde Pedro Álvares Cabral.” – Nelson Rodrigues, escritor, depois do Brasil x Chile do Mundial de 1962.
.
5 comentários:
Quem viu, viu. Quem não viu tem que pelo menos ouvir falar. E pela boca de quem não era torcedor do Botafogo. Como sempre diz o Gerson: "Outro Pelé pode aparecer mas outro Garrincha jamais."
Assim você vai divulgando para os mais jovens o que significou o Botafogo para o futebol brasileiro.
Fraterno abraço. Loris.
Rui,
O Nelson Rodrigues escreveu um belíssimo texto sobre ele cujo título é "Garrincha não pensa". Eis um trecho: "E, no entanto, vejam vocês:-chamavam este homem de retardado! Só agora começamos a fazer-lhe justiça e a perceber sua superioridade. Comparem o homem normal, tão lerdo, quase bovino nos seus reflexos, com a instantaniedade triunfal do Garrincha. Todos nós dependemos do raciocínio. Não atravessamos a rua, ou chpamos um Chica-bon, sem um todo lento e intricado processo mental. Ao passo que Garrincha nunca precisou pensar. Tudo nele se resolve pelo instinto, pelo jato puro e irresistível do instinto. E, por isso mesmo, chega sempre antes, sempre na frente, porque jamais o raciocínio do adversário terá a velocidade genial do seu instinto." (Manchete Esportiva, 2/8/1958)
Eu posso transcrevê-lo na íntegra.
Patrick Dias
Como sabes, eu vi, Loris. Era inacreditável. Hove fantásticos jogadores por todo mundo dede os anos 20, mas nada igual ao fulminante génio de Garrincha. Na verdade, Botafogo, Garrincha e futebol brasileiro é pleonasmo...
Abraços Gloriosos!
Muito agradeço, Patrick, mas eu tenho o texto. Também o publicarei.
Abraços Gloriosos!
Eu fui vizinho do Didi durante uns bons anos, no Moneró (RJ).
Enviar um comentário