sábado, 2 de janeiro de 2010

Balanço 2009

.
Confesso que a qualidade zero da nova diretoria, os disparates cometidos e os dislates permanentes, anularam a vontade de fazer um balanço 2009, porque os resultados seriam muito maus. Por isso refiro-me apenas à melhor personagem e à pior personagem do Botafogo em 2009.

A pior personagem foi, indubitavelmente, o homem que arrancou o sorriso de milhões de botafoguenses. À sucessiva falta de siso da diretoria fomos perdendo, um a um, o riso:


Em minha opinião, 2009 teve um único momento altíssimo, protagonizado por Maicosuel, digno das cenas antológicas da galeria botafoguense e que foi exemplarmente descrito no blogue Fogo Eterno:

“Maicosuel entrou mesmo para a história quando, no primeiro jogo da final contra o flamengo, entortou juan e o lateral rubro-negro deu chilique, partindo para cima do meia botafoguense. Poucas vezes se observou, de forma tão cristalina, o confronto da arte contra a barbárie: foi o duelo de Sir Michael Swell, o Cavaleiro Negro, contra Juanita Chiliquenta, La Loca.”


Desde há décadas que a distinção entre Botafogo e Flamengo se faz pela ‘fórmula cristalina’ da citação – e nisso os novos protagonistas botafoguenses e cathartiformes continuam fiéis à tradição de ambos os berços.

6 comentários:

Lorismario disse...

Completando a justiça, pelo menos para mim. " Jobson recebe na entrada da grande área, insinua que vai penetrat pela esquerda, volta o corpo para a direita e com tres passos largos deixa mais uma invenção são-paulina a "dois corpos" de distancia, dispara uma "bomba". É gol do Botafogo ao término do jogo. Botafogo 3 x 2 São Paulo. Sem ajuda da arbitragem. Sorriso no meu rosto e pulo na sala. Loris.

Ruy Moura disse...

Certo, estou de acordo. Mas como a ideia era escolher um... Mas está bem, Jobson deu 'baile' ao São Paulo e às suas arbitragens e Maiocosuel deu 'baile' aos cathartiformes e às suas arbitragens. Duraram pouco talvez por isso mesmo... Se os tivéssemos ainda podíamos chegar a algum título não previsto no mega plano do presidente...

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Concordo contigo Rui. Esse momento foi brilhante. Talvez tenha valido por um campeonato inteiro na minha alma. Pura poesia.
Leonel.

snoopy em p/b disse...

concordo plenamente.
e nem precisaria incluir no personagem do mal seus amigos incompetentes.
falando dele, o dentista que tirou o sorriso, engloba-se todo mundo.
e se é para escolher um lance apenas, fico com sua escolha.
mas também não me esqueço do gol do jobson contra o goiás. aquela vitória me deixou absolutamente eufórico, assim como a que o loris falou.
amigo,
o ano foi tão ralinho que eu também não me animei para fazer uma retrospectiva.
chega de 2009!

abração e sds. botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Isso, Leonel. Pura poesia. A lembrar vagamente os shows de Garrincha.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Estamos empatados, irmão Snoopy. De tão chato que foi o ano, fiquei chateado e achatado... Não dava para retrospectiva...

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...