domingo, 10 de janeiro de 2010

Por alguma razão… Botafogo!


por Leonel de Jesus
Escrito para Mundo Botafogo


Folheando ao acaso um livro, que para o caso era O que diz Molero, do escritor português Dinis Machado, passa-me como um relâmpago de frente aos olhos a palavra Botafogo naquela bonita tinta preta sobre o fundo branco. O que estaria ali a fazer aquela palavra no meio de tantas outras? Dentro daquele livro de ritmo alucinado e que é considerado um dos mais ousados e interessantes por muita gente em Portugal?

Por alguma razão o autor a colocou lá. Ou então sem razão especial no meio do turbilhão de palavras. Mas existe "sem razão especial" na literatura com valor? Talvez não.

Dinis Machado não era somente escritor. Digo "era" porque faleceu recentemente, em 2008. Também foi jornalista e escreveu para o Diário Ilustrado e para o Diário de Lisboa, mas também, e aí é que está, para jornais desportivos como o Record ou o Norte Desportivo. Ora então, se escreveu para jornais desportivos era porque gostava e dominava o tema razoavelmente, certo? Certo. Então aquela palavra, que por acaso é Botafogo talvez não tenha mesmo sido teclada lá por acaso e sim é caso para pensarmos que terá sido teclada intencionalmente. E naquelas velhinhas máquinas de escrever.

Vejamos, porque Dinis Machado não escolheu escrever Vasco da Gama, já que era português? Seria óbvio não? Ou Flamengo, o popularíssimo Mengo, seria possível certo? Ou mesmo o Fluminense? Mas não, escolheu o Botafogo. Será que Dinis Machado era botafoguense? Se foi o clube que lhe veio primeiro ao pensamento quando estava a escrever também é bom sinal, significa que era aquele que mais lhe dizia no subconsciente. O autor conheceria razoavelmente o Botafogo devido ao seu gosto pelo futebol e por profissão de escriba do mesmo como já vimos portanto poderia ter uma simpatia natural. E bradam os detratores ou os cépticos; era de certeza devido ao Garrincha e companhia! É só por isso! Só vivem disso os botafoguenses! Não sei, talvez fosse, o que sei meus caros é que o livro foi publicado em 1977, anos luz de Garrincha e companhia e sim anos de vacas magras, muito magras mesmo.

Mas o que escreveu mesmo Dinis Machado? Escreveu "um dia uma gueixa beijou-lhe a cicatriz e disse uma palavra muito bonita de que ele nunca soube o significado, deslocou-se ao Brasil para rever um certo carioca maluco que amava desveladamente o Botafogo e os poemas de Catulo..."

De seguida ainda fala do Santos e dos jogadores Pelé e Zito, mas de uma forma menos apaixonada e interessante. E esse carioca maluco seria inspirado em alguém real do seu conhecimento? Talvez sim, ou talvez fosse uma vontade dele mesmo incorporar isso? A verdade é que mais uma vez o botafoguense, mesmo num livro, é alguém apaixonado e neste caso mesmo louco. Dinis sabia das coisas.

O que também sabemos de facto é que o autor, além de escrever também romances policiais, criticas de cinema e alguns poemas, ainda foi um adepto ferrenho do Sporting. A dúvida em relação a ser botafoguense pela escolha do clube numa passagem do seu livro fica ao critério de cada um. Eu cá por mim já "criteriei". Era da cachorrada!

Lisboa, Janeiro de 2010

4 comentários:

Anónimo disse...

COISAS QUE EXCLUSIVAMENTE SO ACONTECEM COM O BOTAFOGO - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Gostei do "exclusivamente", Marcos!... Até que seria natural que o Dinis Machadoi falasse dos cathartiformes: é mais fácil, dá mais 'emoção barata', fica-se bem com a maioria. Mas ele escolheu inevitavelmente o Glorioso! Somos sempre escolhidos pelos melhores!

Abraços Gloriosos!

Lorismario disse...

Caro Rui. Sem dúvida era botafoguense. Se escreveu Botafogo e o critério é escrever ou falar o nome do time de preferência, o critério determina a escolha. ERA BOTAFOGUENSE. Loris

Ruy Moura disse...

rsrsrs... Então está decretado no Mundo Botafogo: ERA BOTAFOGUENSE!

Glorioso abração, Loris!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...