sábado, 22 de maio de 2010

Botafogo líder

.

“Dantas, quer saber de uma coisa?... O Botafogo tem a vocação do erro...”Augusto Frederico Schmidt, ex-presidente do Clube de Regatas Botafogo.

Quando tudo parece bem, algo tem que acontecer ao Botafogo. Quando não são os outros a prejudicar-nos, decidimos ser nós mesmos a fazer isso dentro de casa. E ainda há botafoguenses que discordam da expressão de que “há coisas que só acontecem ao Botafogo”. É verdade – e muitas delas por nossa exclusiva culpa.

Por exemplo, por culpa de um garoto imberbe e egoísta a jogar futebol e, sobretudo, por um adulto que no dia em que marcar quatro gols há-de reclamar por não ter feito o quinto, e a culpa será do pai, da mãe, da mulher, dos filhos, do cão, do gato e do canário – e de quem mais se cruze à sua frente.

Que falta faz Loco Abreu para amansar estes ‘meninos nervosinhos’ irresponsáveis e carecidos de profissionalismo!...

Veremos o que vale disciplinarmente esta diretoria e este treinador. Veremos se opta pelo ‘cego, surdo e mudo’ da incompetente dupla Amorim-Andrade cujos jogadores do clube deles fazem o querem e lhes apetece, ou se seguem o irrepreensível exemplo do melhor treinador do campeonato brasileiro, Dorival Júnior, que suspendeu os seus dois atacantes e os seus dois meias titulares por menos razões do que os empurrões com que Caio e Herrera brindaram a torcida botafoguense em pleno gramado.

Ou a diretoria faz com que estes jogadores se emendem já ou teremos novamente as vergonhas públicas que passámos no tempo do Cuca e do Montenegro.

Ou se emendam, após punição exemplar, ou, por mim, não fazem falta ao Botafogo jogadores que se dopam, como Dodô e Jobson, nem indisciplinados como André Luiz e Zé Roberto, nem gente incapaz de se controlar como Herrera ou Caio.

Disciplina neles, já! – para que possamos ter jogadores realmente adultos e um campeonato sem sobressaltos e com luta por lugares interessantes.

O futebol romântico e aberto a humores oscilantes acabou – agora requer-se seriedade e profissionalismo. Se atingimos a liderança com uma equipa ainda carecida de peças importantes, significa que podemos chegar longe com uma equipa reforçada. Mas não com o péssimo exemplo que, uma vez mais, maltrata a nossa imagem. E não podemos deixar que alguém que esteja ao serviço do Glorioso, seja quem for, não engrandeça o maravilhoso clube da Estrela Solitária. Se não o fizer, não nos serve para nada.

Quanto ao jogo, aguardámos mais uma vez as oportunidades, a sorte acompanhou novamente os campeões cariocas e a vitória foi fácil e eficiente. Mas somente depois de Jefferson assegurar, outra vez, a inviolabiliadde das redes. O que seria da equipa sem ele?... Adormecer na liderança é sempre bom, mesmo que os corintianos a recuperem.

[PS: Parece que Joel Santana vai resolver o diferendo Caio-Herrera na "base da conversa". O medo de perder jogos no curto prazo hipoteca o futuro; foi assim com Zé Roberto em 2007 e o desfecho viu-se em setembro. A covardia continua a imperar nos clubes, salvando-se o discernimento de Dorival Júnior. Que os deuses nos guardem...]
.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x0 Goiás
» Gols: Lúcio Flávio 41’, Somália 42’ e Herrera 72’
» Competição: campeonato brasileiro
» Data: 22.05.2010
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’
» Público: 13.837 pagantes
» Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG); Helberth Costa Andrade (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
» Cartões amarelos: Antônio Carlos (Botafogo); Jonílson e Augusto (Goiás)
» Cartões vermelhos: Herrera e Caio (Botafogo); Fábio e Wellington Saci (Goiás)
» Botafogo: Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lucio Flavio (Renato) e Somália; Caio e Herrera. Treinador: Joel Santana.
» Goiás: Fábio; Augusto (Rafael Moura), Rafael Tolói e Marcão; Wendel Santos, Amaral, Jonilson, Hugo (Rodrigo Calaça) e Wellington Saci; Everton Santos e Bernardo. Treinador: Emerson Leão.

Foto: jornal O Dia

4 comentários:

Gil disse...

Rui,

Não só eu, mas a torcida ficou envergonhada. Foi uma ducha de agua fria!
Segundo o gerente AB, os dois seräo multados e na entrevista o Joel disse ter conversado com os dois e depois com o grupo. Os dois pediram desculpas ao grupo. Acho que o afastamento puniria o Botafogo, pois näo temos suplentes a altura.
Se näo fosse o Jeferson as coisas teriam ficado pretas. Embora o Caio tenha participado dos tres gols ele impediu algumas jogadas, com seu preciosismo, que poderiam resultar em gols.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Anónimo disse...

Aprenderam a nova música do Botafogo (versão da Copa)? Foi cantada ontem, no jogo contra o Goiás =)


Vivo Essa Paixão

Fogo ÔôÔ Fogo ÔôÔÔôôÔÔ
Fogo ÔôÔ Fogo ÔôÔÔôôÔÔ
Botafogo, meu destino
Sua estrela e o seu brilho
Me chamaram, me atraíram
Não escolho, fui escolhido
Vivo essa paixão
Botafogo no coração
No Engenhão eu vou torcer
E te ver mais uma vez vencer
Hoje tem jogo do Botafogo
O Glorioso é o meu grande amor
Te amo, Fogo
Te amo, Fogo
Te amo, Fogo

http://www.youtube.com/watch?v=uEEdSFiCBUA

Ruy Moura disse...

Gil, se o afastamento nos prejudica, paciência. Tivesse o treinador feito melhor na gestão do vestiário, que é a sua obrigação. Fomos campeões porque o grupo foi unido e humilde. O Internazionale foi campeão porque o Mourinho soube unir e tornar humildes jogadores de 13 nacionalidades.

Sem união não há vitórias, não há ganhos, não há futebol. Defendo que todo o fomento da desunião deve ser punido internamente. Com o mínimo de um jogo além da punição oficial e penalização séria no vencimento até ao máximo que for possível.

Que faz Joel perante os sistemáticos egoísmos de Caio? Que faz perante as sistemáticas expressões 'nervosinhas' de Herrera?

Sem ação sobre eles, não há disciplina, não haverá futuro risonho.

Mas doravante vou-me calar sobre o futebol do Botafogo. Não me identifico com estas coisas. Com mais do mesmo todos os anos. Sempre as mesmas coisas. Sempre os mesmos problemas. Desenvolvimento zero. Não sirvo para me envolver com subdesenvolvimento. Tenho aversão às pessoas que podem aprender e não querem, que podem ensinar e não ensinam - escolhem o caminho mais fácil, que é uma 'multazinha'. Eu tenho a convicção que são os caminhos difíceis que conduzem à Glória.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

A música é bonita, a letra também, mas creio que será difícil de cantar por ser muito extensa. Veremos, amigo. Obrigado pela dica.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...