quarta-feira, 5 de maio de 2010

A virada de Paschoal: Botafogo 4x3 Vasco

.

A 29 de Abril de 1973 o Botafogo fez uma virada de 1x3 para 4x3 sobre o América com quatro gols de Ferretti. Porém, 33 anos antes Paschoal realizara a mesma proeza de Ferretti durante uma partida válida pelo campeonato carioca de 1940.

No dia 21 de Julho de 1940, no campo do Vasco da Gama, o Botafogo perdia por 0x3 quando Paschoal ‘desencantou’ e estufou por quatro vezes a rede dos perplexos jogadores do Vasco da Gama, fazendo a virada para o Botafogo e estabelecendo o resultado final.

O Botafogo alinhou com Aymoré, G. Bell e Araraquara; Procópico, Zezé e Canali; Tadique, Carvalho Leite (Zarcy), Paschoal, Cesar e Patesko.

O ‘Sport Ilustrado’ escreveu:

“Na dianteira Paschoal foi a máquina de produzir goals, enquanto os extremas Patesko e Tadique foram os verdadeiros artífices do triunfo botafoguense, principalmente quando sentiram fracassar os médios do Vasco. Dos meias, é curioso ressaltar que Zarcy, improvisado substituto de C. Leite, foi o melhor, não só pela sua mobilidade, coragem e excelente serviço de marcação sôbre Gonzalez. Pode-se dizer, em resumo, que a vitória do Botafogo valeu pelo esforço dos seus homens; não houve estratégia, nem tão pouco coube ao técnico de fóra colaborar para a marcha do placard. Foram exclusivamente os jogadores alvi-negros que foram buscar aqueles quatro tentos definitivos e arrazadores para o Vasco da Gama.”
.
Referências:
Alceu Mendes de Oliveira Castro (1951): O Futebol no Botafogo (1904-1950), Gráfica Milone
Sport Ilustrado (1940.07.22)
.
***
Acréscimo de Pedro Varanda:

BOTAFOGO 4x3 VASCO
» Gols: Pascoal 35’, 38’, 59’ e 78’ (Botafogo); Alfredo I 30’’, Villadoniga 2’ e 11’
» Competição: Campeonato Carioca e Torneio Rio-São Paulo
» Data: 21/07/1940
» Local: São Januário, Rio de Janeiro
» Árbitro: Fioravante D’Angelo
» Botafogo: Aymoré Moreira, Graham Bell e Araraquara; Zezé Procópio, Zezé Moreira e Canalli; Tadique, Carvalho Leite (Zarcy), Pascoal, César e Patesko.
» Vasco: Chiquinho (Nascimento), Oswaldo (Jahú) e Florindo; Figliola, Zarzur e Dacunto; Lindo, Alfredo I, Villadoniga, González e Orlando.
Obs: O jogo valeu por duas competições. Aos 11 minutos de jogo o Botafogo perdia por 3x0. Fonte: O Jornal.

8 comentários:

hang disse...

Esse contra o América, eu escutei no rádio. Ferreti é antológico!

FLAVIO SILVEIRA disse...

Rui, vc poderia, s epossivel, botar a ficha desse jogo contra o America em 73.obrigado e abs..

Ruy Moura disse...

Hang, no tempo em que tinha o 'radinho de pilhas' colado ao ouvido... que engraçado era... Hoje temos ecrã grandioso para ver o jogo em toda a extensão... Como o mundo mudou...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Flavio, já publiquei a ficha. Vá às colunas da esquerda do blogue, clique na etiqueta 'grandes viradas' e encontra esse e outros jogos de grandes viradas feitas pelo Glorioso.

Abraços.

Anónimo disse...

Boa noite,

BOTAFOGO 4 x 3 VASCO
Data: 21 / 07 / 1940
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Árbitro: Fioravante D’Angelo
Competição: Campeonato Carioca e Torneio Rio-São Paulo
Gols: Alfredo I, aos 30’’, Villadoniga (2), aos 2’ e 11’, Pascoal (2), aos 35’e 38’ (1° tempo); Pascoal (2), aos 14’ e 33’ (2° tempo)
Botafogo: Aymoré Moreira, Graham Bell e Araraquara; Zezé Procópio, Zezé Moreira e Canalli; Tadique, Carvalho Leite (Zarcy), Pascoal, César e Patesko
Vasco: Chiquinho (Nascimento), Oswaldo (Jahú) e Florindo; Figliola, Zarzur e Dacunto; Lindo, Alfredo I, Villadoniga, González e Orlando
Obs: O jogo valeu por duas competições e o Botafogo perdia por 3 a 0, virada sensacional!
Fonte: O Jornal

BOTAFOGO 4 x 3 AMÉRICA
Data: 29 / 04 / 1973
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Aírton Vieira de Moraes
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Sérgio Lima (2), aos 7’ e 16’, Ferretti, aos 14’ e Antônio Carlos, aos 21’ (1° tempo); Ferretti (3), aos 18’, 19’ e 39’ (2° tempo).
Botafogo: Wendell, Waltencir, Scala (Edmílson), Osmar e Ademir Vicente; Marinho Chagas, Nei Conceição e Dirceu; Roberto Carlos, Fischer e Ferretti. Técnico: Sebastião Leônidas
América: Jorge, Cabrita, Alex, Mareco e Tereso; Tadeu, Djair (Gilmar) e Antônio Carlos (Ivo); Flecha, Caio e Sérgio Lima. Técnico: Wilson Santos
Obs: 1) Perdíamos de 3 a 1 e viramos para 4 a 3, sensacional!
Fonte: O Globo

Saudações Botafoguenses

Ruy Moura disse...

Obrigado, Pedro.

Abraços Gloriosos!

José Gonçalves disse...

Grande Rui, você acaba de me emocionar... Meu pai me falava de um jogo em S. Januário em que foi assistir com o tio que queria que ele se tornasse botafogo e tornou-se devido a esse jogo. Obrigado. O Resultado disso? O pai e a mãe, a avó, 4 dos 8 irmãos, os três filhos, três netos, 8 sobrinhos, 4 dos 10 cunhados, cachorro, passarinho, todos botafoguenses, até hoje, graças a Deus.

Ruy Moura disse...

E o José Gonçalves acabou de me emocionar também. Quem me dera ter uma família assim como a sua e botafoguense.

A minha família apequenou com a partida dos mais velhos. O que ainda vale é que os familiares vivos ou são do Sporting em Portugal ou do Botafogo no Brasil!

Que fabulosa família a sua, José Gonçalves! Parabéns!

Se quiser, envie uma 'foto de família' para publicação no MB. Seria uma honra.

Abraços Gloriosos!

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...