sábado, 14 de agosto de 2010

Jogos inesquecíveis: Botafogo 6x0 Flamengo

.

No dia 15 de Novembro de 1972 o Botafogo jogou contra o Flamengo em dia de feriado nacional e de comemoração do aniversário do clube da Beira da Lagoa.

No dia anterior, Carlito Rocha, ex-jogador do Botafogo, ex-técnico, ex-presidente, até ex-árbitro e benemérito do clube, sonhou que o nosso Botafogo iria golear historicamente o Flamengo, seu maior rival.

Carlito Rocha sonhou, está sonhado. No aniversário do Flamengo, em pleno estádio do Maracanã, comandado por um endiabrado Jairzinho, a famosa equipa de General Severiano goleou o Flamengo por 6x0, fazendo Mário Zagallo, técnico do Flamengo, sofrer a sua pior derrota na longa carreira que teve.

O Botafogo, orientado pelo humilde Leônidas, bicampeão carioca em 1967-1968, sob o comando do próprio Mário Zagallo, alinhou com: Cao; Mauro Cruz, Valtencir, Osmar e Marinho Chagas; Nei Conceição, Carlos Roberto e Ademir; Zequinha, Jairzinho e Fischer.

A festa começou aos 15 minutos de jogo com o campeão do mundo Jairzinho a inaugurar o marcador. Tinho rebate fracamente a bola e surge Jairzinho com um poderoso chute no ângulo esquerdo de Renato: Botafogo 1x0.

Aos 35 minutos Jairzinho passa a bola a Zequinha, ele vai à linha de fundo, centra à medida e o notável centroavante argentino Fischer fuzila sem piedade a baliza adversária: Botafogo 2x0.

Aos 41 foi fechada a conta da primeira parte. Zequinha cruza novamente e Fischer, de cabeça, faz: Botafogo 3x0.

Mário Zagallo e os flamenguistas não queriam acreditar no que viam, tentaram reagir, mas as substituições de Rogério por Caio Cambalhota e Mineiro por Zanata apenas permitiram mais três gols.

À procura do gol, o Flamengo deixava a sua defesa à mercê dos gloriosos jogadores e, aos 23 minutos, Jairzinho recebeu novamente de Zequinha, fez corta-luz com Fischer e emendou à direita de Renato: Botafogo 4x0.

Com a torcida do Botafogo engalanada pela goleada, Jairzinho recebeu – outra vez! – passe de Zequinha e fez um gol d eletra: Botafogo 5x0.


Aos gritos de “Chega! Chega!” da torcida botafoguense, Ferretti entrou a substituir Fischer e fechou a contagem histórica: Botafogo 6x0.

Os festejos da torcida, perante os seis a zero, passaram a ser comandados pelo lema: “Gostamos de Vo6!”
.
Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

4 comentários:

Muga disse...

Rui,
tive a felicidade de assistir lá
dentro do Maraca e esse foi um dos dias mais felizes da minha vida.Foi um verdadeiro massacre! Talvez se nosso
glorioso forçasse um pouco mais e teria sido uns oito ou nove a zero.
Detalhe:
O nosso meia dúzia não teve nenhum
gol de penalti(o deles, para variar,teve) e foi um "presente de
aniversário" já que era o dia da mulambada.Tenho muita fé que ainda haverão outras goleadas dessas.
Abraços!

Ruy Moura disse...

Muga, saí do Rio três anos antes... foi uma pena... foi certamente fantástico num tempo em que ambas s equipas tinham bons times.

Abraços Gloriosos!

Ronald Campos .Recife disse...

Sou botafoguense,era ainda uma criaca de 10 anos nesse ano. Mas infelismente e nao o por quê mas nao ha video dessa goleada historica.

Ruy Moura disse...

Os cathartiformes flamenguistas sumiram com o filme. Diz-se que ainda o têm, mas não divulgam...

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...