segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Meu dia de botafoguense


por Rica Perrone

Era 1995. Final entre Botafogo x Santos e eu assistia em casa, rodeado de amigos. A enorme maioria palmeirenses, corintianos e tricolores. Havia um santista, chato pra caralho e que eu detestava. Nunca tive nada contra o Fogão, pelo contrário, e nem tinha amigo botafoguense.

Resolvi torcer pro Botafogo. Verdade, quase que eu morri por causa disso. Mas, foi divertido.

Independente de erro de arbitragem e outros detalhes do jogo, eram dois times muito bons. O Botafogo, que tinha Gotardo, Gonçalves, Wagner em grande fase, Beto, Sergio Manoel, Donizete e Túlio ganharia o Brasileiro hoje em dia com 10 rodadas de antecedência. É triste ver como o nível despencou em míseros 13 anos no Brasil… Hoje, destes citados, todos estariam jogando na Europa, Catar, Zambia, Guatemala, menos no Brasil. Enfim…

Sai de casa no intervalo do jogo porque uma filha da puta de uma menina que eu namorava na época disse pra vermos na casa dela o segundo tempo. O idiota foi, e chegando la o viado do pai dela solta: "Não gostamos de futebol”. Vontade de dizer: "Não perguntei sua opção sexual! Liga essa merda na Globo pelo amor de deeeeeeeeus!!!”. Mas não. Eu me controlei, e não vi a porra do segundo tempo. Desculpem os palavrões, mas eu me irrito só de lembrar dessa história.

Quando acabou, eu muito puto, ouvi pela rua. A galera gritando e o viado do pai dela vendo filme. Eu desci correndo pra saber, e disseram que tinha dado Botafogo, 1×1. Eu comemorei, porque lembrei do amigo chato que eu ia encontrar. Só que o bar da esquina da casa dela estava lotado de santista.

Eles vieram na minha direção xingando, dizendo que eu era corintiano, ai eu fiquei mais puto ainda. Eu tinha 17 anos, por ai. Eu corri viu…. Mas eu corri a Cardeal inteira até chegar no Largo da Potato e entrar no primeiro ônibus que eu vi. Desci 3 ruas e parei na porta de casa, branco!!!

Chego lá, encontro um santista chato falando do juiz. Entrei rindo da cara dele e fui pra casa.

Meu pai tava no Rio a trabalho sábado. Chegou domingo e me deu a camisa do Túlio. Imagina né? Meti a camisa e fui pra rua. Eu queria meeesmo apanhar aquele dia.

Me lembro que virei a esquina da padaria e um policial me parou mandando eu voltar. Tinha santista pra todo lado na rua, e eu ali querendo ser Botafogo. Bom, passou.

Alguns dias depois fui passar o ano novo na Barra da Tijuca. Viajei bêbado porque virei a noite anterior na balada. Meu pai desconfiou que eu não falava no carro por isso, mas… até hoje não tocou no assunto. Chegamos no dia 31 e lá fomos pro hotel. A noite, o babaca aqui quis se sentir em casa e meteu a camisa do Flamengo pra virar o ano.

(Todo ano viro com a do SPFC e meia noite eu beijo o símbolo e desejo sorte e feliz ano novo. Desde molequinho. Primeiro pro SPFC, depois pra família, namorada, amigos, etc. Este ano quis me adaptar ao local que eu estava, e mifu)

Entrei na praia todo “raça fla” e olhei pro lado. Tinha uma reunião de botafoguense naquela merda e todos eles começaram a me olhar. Eu ali, fingindo que não era comigo, e cantando o samba da minha Mocidade que tocava na praia. Deu meia noite eu abracei meu pai correndo, meu irmão e fui indo pra calçada.

Meu pai indo atrás, até hoje eu lembro: “Vem aqui porra! Nao acabou os fogos!!!”. E eu correndo dali: "Não, agora é fogos, jaja vai ser tiro!!! Vem!!”. E meu pai saiu da praia comigo 3 minutos após o ano novo. Nem comemoramos, com medo dos botafoguenses que queriam matar um aliado!!! Afinal, eu torci pros caras!!!!

Mas tudo bem. Não sei porque diabos lembrei disso hoje, nem porque diabos escrevi. Mas já que escrevi tudo isso… então vai pro ar.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Fonte: http://ricaperrone.wordpress.com/2008/11/19/meu-dia-de-botafoguense/

5 comentários:

Ronau disse...

Sensacional a história, além de bem escrita, com um humor digno de um carioca botafoguense.

Lorismario disse...

Quem teve apenas um dia de botafoguense não sabe o que Nelson Rodrigues e Vinicius de Morais escreveram sobre o Botafogo. Uma pena. Saudações. Loris

Ruy Moura disse...

O Rica Perroni é um caso à parte de torcedor. É do mais elevado nível; não admira que tenha algum 'fraquinho' pelo Botafogo.

Abraços Gloriosos!

Ricardo Caçador disse...

Rica Perrone é figuraça!!
Tem um pé no Botafogo, fica insistindo com seu São Paulo mas o vejo como um botafoguense com medo de assumir o gosto pelo alvinegro!!

Ruy Moura disse...

Ricardo, eu penso que ele já assume o gosto pelo Botafogo, no RJ. Ainda recentemente fez uma análise onde colocava o nosso clube (que estava em 8º lugar) como o 4º melhor deste campeonato brasileiro.

Confesso que gosto de lê-lo como são-paulino. Dá gosto ver um torcedor de outro clube apreciar-nos tão corretamente como ele - farto de cathartiformes ordinários estamos todos nós.

Gosto do cara! Gosto tanto, que até publiquei o seu texto com 'palavrões', coisa inédita no Mundo Botafogo.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...