Vi o jogo do Botafogo contra a Cabofriense. Tenho algumas notas ‘televisivas’ a acrescentar à minha opinião ‘auditiva’.
Os treze primeiros minutos de jogo foram razoáveis, o Botafogo tentou tomar o comando da partida, conseguiu-o contra uma equipa muito fraca e depois parou de jogar, tal como contra o Duque de Caxias (muito calor? boicote ao Joel? ia a passar a Garota de Ipanema?). Veio a paragem técnica, mais cinco minutos de bola razoável e o restante 1º tempo foi de inércia quase total, excetuando os dois gols contra resultantes do ‘chuveirinho’ para a área. É pouco para quem é campeão em título contra outra equipa que acabou de subir à 1ª divisão. Acabei por adormecer no final da 1ª parte, tal como alguns amigos do blogue previram.
Eu diria que o Botafogo não manteve as rédeas da partida porque não tem filosofia de jogo, a não ser uma postura defensiva. As mecanizações continuam sem existir como em 2010 e nem sequer temos a desculpa de ser uma nova equipa, porque felizmente foram mantidas as peças principais.
Na verdade, ao faltar-nos filosofia de jogo, também não é possível fixar um modelo de jogo, até porque não existe articulação no 3-5-2 de Joel Santana. E não existe porque não temos alas adequados para o efeito nem transportadores de bola consistentes (estou almejando por Arévalo Ríos). O esquema é marcar sem construir jogadas, e daí a bola andar sempre voando entre a defesa do Botafogo e o seu ataque, esperando a sorte de cair numa cabeça um num pé bem posicionado.
Aliás, quatro dos cinco gols ocorreram a partir de centros, não de bolas corridas pelo chão, porque esse é o jogo do Botafogo. Nem sequer são centros da linha de fundo, sempre temíveis, mas centros que contra boas equipas não resultam porque são enviados sem endereço certo.
Não obstante, e apesar de uma segunda parte morníssima, como se ambas as equipas estivessem satisfeitas com o resultado do placar, a entrada de Caio deu uma nova dinâmica ao jogo. Herrera continua a ser péssimo, a perder gols e a fazer muitas faltas, enquanto Caio e Loco Abreu fizeram quinze minutos finais de qualidade.
Ambos os atacantes fizeram por buscar a bola, ambos ofereceram bons passes para gol, a dupla parece-me começar a ter consistência. Mas tenho a sensação que Caio vai continuar a ser a ‘arma secreta’ de Joel Santana, apesar de não ter nada de secreta – e bem podia iniciar jogo um pouco mais recuado atrás de Hererra e Loco Abreu.
Eu diria, como o amigo Aurélio, que esta equipa pode jogar muito mais, mas não creio que o faça por virtude do treinador, que me parece engajado exclusivamente na trincheira passadista do futebol.
Só vai ser possível sair deste futebol lento, previsível e sem ‘alma’ – e mesmo assim um dos melhores do país (!!!) – se Arévalo Ríos entrar a ‘matar’, se Marcelo Mattos voltar à sua forma antes da contusão, se Loco Abreu mantiver a qualidade de passe que vi contra a Cabofriense, se Caio conseguir manter a dinâmica por mais de trinta minutos.
[PS: Caio é franzino e creio que devia iniciar desde já um programa de musculação adequado, porque não tem força de combate no corpo a corpo. Quem viu o CR7 franzino e hoje vê um atleta possante, percebe a importância de se trabalhar o corpo para ganhar força e consistência muscular.]
14 comentários:
Gostei dos seus comentários e gostaria de abordar outro assunto:
Parece que Loco Abreu está de má-vontade para jogar no Botafogo. Ele errou ao abordar o tema do esquema tático publicamente e parece que está tentado à ir para o Grêmio, jogar à Libertadores. Dá a impressão de que ele criou esta confusão toda para criar um motivo para poder ir embora.
Eu penso que se for pra jogar assim, é melhor ir embora de uma vez. Que paguem a multa e que o dinheiro usado para pagar seu salário seja gasto com outros atletas.
Se eu fosse o presidente, não teria paciência. Perguntaria se ele quer mesmo jogar no Botafogo. Se não quer, sai na primeira proposta, em vez de ficar com a cara amarrada e nem comemorar os gols, desrespeitando a torcida e fazendo pouco caso.
Ele deve ser claro. Quer ficar? Quer ir? Então diga logo. O Botafogo é maior do que ele e não precisamos mendigar para um atleta ficar.
Desculpe o desabafo. De certo ele é um bom cabeceador, gera bons lucros em marketing e é um destaque, mas o clube não pode ser refém de um mal-estar. Sou fã de seu futebol, mas o tema deve se resolver logo.
Outro tema importante:
Onde está o patrocinador da camisa, de verdade?
Aquele "Guaraviton", uma marca vagabunda de bebidas energéticas, paga uma mixaria ao Botafogo. Precisamos de um patrocinador grande, à altura do Clube. É incrível a incompetência das diretorias do Botafogo (não é de hoje) para conseguir patrocinadores duradouros.
É por estas e outras que o clube não tem dinheiro para pagar a 2a parcela do Maicossuel.
Aurélio, confesso que acredito nada já me espantar na vida, em virtude de tudo o que já vi.
Porém, não quero acreditar que o LA esteja a preparar a saída. Eu acho que ele está mais a 'ameaçar' para manter a sua liberdade. O rseto acho que é mídia a desestabilizar uma vez mais.
LA disse "eu quero muito ficar" e agradeceu a todos o carinho. Acho que se quisesse sair o discurso poderia ser outro e não se expressar com tanta veemência.
Em minha opinião - e desejo muito que assim seja - o Loco Abreu quer manter o seu espaço de liberdade porque não reconhece que quem lida com ele perceba realmente de futebol. É orgulhoso e quer sobressair.
Até pode pensar assim: se o Alessandro pode dizer as trivialidades que diz, se o Leandro Guerreiro podia dizer as inofensividades que dizia, se o Fahel pode observar as coisas mais inócuas, se jogadores com QI talvez de 50 não são chamados à responsabilidade das suas declarações intelectualmente imberbes, porque haverei de me vergar a essas coisas e não expressar o que penso com um QI provavelmente o dobro do que a maioria dos colegas?
Isto é, nunca são penalizados os inócuos e os submissos, que com a sua demissão prejudicam tudo e todos, mas sempre os mais inteligentes, assertivos e incómodos...
É claro, Aurélio, que se eu perceber que o LA está fazendo isso para sair, riscá-lo-ei. Mas estou muito crente que não. É necessário acreditar nas pessoas quando elas têm qualidade. Por enqunto ele tem o meu voto. Mais: se LA não quer memso sair, futuramente seria desejável que o LA tivesse um cargo diretivo no BFR. Eu acredito que ele percebe muito mais de futebol do que M. Assumpção, A. Silva ou A. Barros.
Abraços Gloriosos!
Aurélio, a gestão não é competente. O título de 2010 e o 6º lugar nacional é uma peneira a tapar o Sol. O BFR só funciona contratando gente que perceba das coisas, não gente que contrata mal jogadores e anunciantes.
No tempo do Bebeto acho que o contrato com a Liquigás foi estável. Creio que esta diretoria tem responsabilidades na quebra do negócio, tendo anunciado na altura que ia fazer um 'contratão'...
Abraços Gloriosos!
"É claro, Aurélio, que se eu perceber que o LA está fazendo isso para sair, riscá-lo-ei. Mas estou muito crente que não."
eu tb.
Rui. neste caso estou com o Aurélio. Há um ditado que diz: "me diz com quem andas e te digo quem és". No caso do Abreu a máxima válida é a seguinte:"me dizes por quantos times andastes e te digo se queres ficar". Quantas juras de amor já ví de jogadores por suas equipes e dois meses depois adeus. Sabe-se de há muito que não existe sempre correspondencia entre o que se diz e o que se faz. Loris
Pode ser, Loris. Mas a imprensa somente levantou tal lebre depois das declarações de Loco Abreu, não antes. Ele está chateado, sim. Porque não recebe bolas com o esquema do Joel, e se é sabido que Loco é um elemento fixo de área, ou se joga para ele ou não se escala o homem. O meio termo é que não me parece ser coisa nenhuma, isto é, escalá-lo e obrigá-lo a ir buscar jogo atrás se quiser jogar.
Espero que não lhe passe pela cabeça sair. Será a última asneira da vida futebolístoca dele enquanto jogador.
Abraços Gloriosos!
Grande Rui,
Vendo a tua resposta ao Aurélio, me veio o seguinte pensamento: Os medíocres se atraem!
Por isso a diretoria nunca será contra, aliás sempre é a favor e até faz questeão de manter o cone fahel, alessandro e o mentiroso somalia no clube.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Olá, topa parceria?
Já virei seguidor do blog e convido tb a seguir o FuteB.R.O.N.C.A.!
Aguardo cnotato: blogfutebronca@gmail.com
Saudações!!!
É verdade, Gil, mas quando assumimos que o Somália devia sair porque é mentiroso, não devíamos ter defendido o Jobson, que também foi mentiroso e irresponsável no caso do doping, não devíamos ter defendido o Zé Roberto, que foi mentiroso e irresponsável nas noitadas, não devíamos ter defendido o Dodô, que foi mentiroso e irresponsável no caso do dopping, não devíamos ter defendido o Cuca quando atirou exclusivamente para cima dos jogadores o desastre com o River Plate que se deveu às suas ordens de recuar quando ganhava 2x1, fazendo a 'palhaçada' de sair, criticar publicamente durante nove dias o M. Sérgio e regressar para se esgotar (já estava) pouco mais de seis meses depois.
Eu não defendi nenhum deles nessas ocasiões, mas muitos botafoguenses defenderam. Dois pesos e duas medidas não são bonms conselheiros.
Acho que o Somália também já não nos serve depois da infantilidade que fez, mas terenos que assumir, daqui para a frente, que queremos sempre HOMENS e não garotos (jovens ou velhos) mentirosos, manipuladores, lavadores de mãos como Pôncio Pilatos.
Parafraseando-te, diria que não quero pactuar com pessoas medíocres como as acima referidas, nem com outras semelhantes. Sempre me neguei a este facilitismo que às vezes, com alguma mágoa, vejo em parte da 'minha' torcida botafoguense.
Abraços Gloriosos!
Ok, Futebronca. Qual é o seu endereço de blogue?
Abraços Gloriosos!
Rui, quem quer que o Loco Abreu vá embora é a FlaTV, que fica superdimensionando coisas! Ele não falou nada demais, só a verdade! Sairam logo atrás do Joel, para fazer fofoca e provocar declarações contraditórias!
Se alguém tiver que sair, que saia "a lenda" com sua manias retranqueiras e falta de ousadia típica de treinador de timinhos!
Quando a torcida pediu Caio, já estava 2 X 0 e seria normal tirar um zagueiro, fazendo o trio Caio, Herrera e Abreu!
Mas, ele fez o que eu já sabia que ele ia fazer: tirou Herrera. Na mesma hora, a torcida gritou o nome do argentino, como a dizer: "não era isso"!
Os framenguistas estão "locos" que o Abreu vá embora, porque não conseguem esquecer da cavadinha...
Saudações Alvinegras!
É claro que é isso mesmo, Leonel. Por isso mesmo penso que Loco Abreu falou demais. Eu disse-o logo, apesar de alguns torcedores acharem que tudo era normal. Com a FlaTV nada é normal. Em minha opinião, falou demais, sim, meu amigo. Quando o inimigo está de olhos postos em nós, temos que medir palavras ou simplesmente atacar o inimigo.
Abraços Gloriosos!
Talvez o Loco Abreu não tenha percebido é que, para jogador ou treinador do Botafogo, tudo o que disser ou fizer publicamente pode e será usado pela FlaTV contra o Botafogo!
No filme O Poderoso Chefão (The Goodfather) o velho Corleone disse que "aquele que sugerir acordo será o traidor". Agora, poderiamos dizer que "aquele que sugere a saída do Loco Abreu é o urubu infiltrado!"
Vamos abrir os olhos!
Saudações Alvinegras!
A-B-S-O-L-U-T-A-M-E-N-T-E DE ACORDO, Leonel!
A saga Padrinho é, para mim, a melhor série de todos os tempos! Quanto se aprende ali. Vi cada um dos filmes uma dúzia de vezes. E não é que nunca me canso de nenhuma cena?!?!?!
1) Assuntos de casa são para discutir em casa.
2) Quem sugere acordo é o traidor.
3) è preciso escolher entre submeter-se ou dominar.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário