A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou recentemente a lista dos maiores artilheiros em atividade no futebol mundial (2011), cujos critérios se centram apenas nos atletas que atuam na Primeira Divisão (os campeonatos estaduais brasileiros não são considerados para a contagem desde que o Brasileirão adotou o sistema de pontos corridos, em 2003).
A excelente surpresa é que o Botafogo e Loco Abreu fazem parte da lista dos ‘dez mais’ do futebol mundial:
1º) Aleksandar Duric (SRB) - Tampine Rovers (SGP) - 336 gols (459 jogos)
2º) Maksim Gruznov (EST) - Narva Tans (EST) - 298 gols (451 jogos)
3º) Rivaldo (BRA) - São Paulo (BRA) - 272 gols (559 jogos)
4º) Juan García Rivas (VEN) - Zamora (VEN) - 271 gols (619 jogos)
5º) Raúl (ESP) - Schalke 04 (ALE) - 250 gols (601 jogos)
6º) Thierry Henry (FRA) - New York Red Bulls (EUA) - 249 gols (496 jogos)
7º) Sergio Ibarra (ARG) – Cienciano (PER) - 246 gols (449 jogos)
8º) Sigurd Rushfeldt (NOR) – Tromsø (NOR) - 246 gols (482 jogos)
9º) Jafar Irismetov (UZB) - Zarafshan Qizilqum (UZB) - 239 gols (428 jogos)
10º) LOCO ABREU (Uruguai) – BOTAFOGO (Brasil) - 236 gols (421 jogos)
Se no âmbito da classificação dos ‘dez mais’ se fizer um exercício de ordenação por média de gols em cada partida, o pódio apresenta-se da seguinte forma [nos parêntesis retos foram anotados os respectivos lugares dos atletas segundo os gols absolutos obtidos]:
1º) Aleksandar Duric (SRB) - Tampine Rovers (SGP) - 0,73 gols por jogo [1]
2º) Maksim Gruznov (EST) - Narva Tans (EST) - 0,66 gols por jogo [2]
3º) LOCO ABREU (Uruguai) – BOTAFOGO (Brasil) - 0,56 gols por jogo [10]
4º) Jafar Irismetov (UZB) - Zarafshan Qizilqum (UZB) - 0,55 gols por jogo [9]
5º) Sergio Ibarra (ARG) – Cienciano (PER) - 0,54 gols por jogo [7]
6º) Sigurd Rushfeldt (NOR) – Tromsø (NOR) - 0,51 gols por jogo [8]
7º) Thierry Henry (FRA) - New York Red Bulls (EUA) - 0,50 gols por jogo [6]
8º) Rivaldo (BRA) - São Paulo (BRA) - 0,48 gols por jogo [3]
9º) Juan García Rivas (VEN) - Zamora (VEN) - 0,43 gols por jogo [4]
10º) Raúl (ESP) - Schalke 04 (ALE) - 0,41 gols por jogo [5]
Fonte consultada: Portal Fogãonet
16 comentários:
Tomara que Abreu continue a fazer muitos gols pelo Glorioso...
Saudações Gloriosas!
Ruy: Miguel Angelo da Luz deixou o Botafogo para assumir o Basquete do Tijuca. Quem assume o Fogão no lugar do MAL?
Sim, Émerson. Especialmente na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.
E que continue a dar personalidade à equipa, que ainda é mais importante. Apesar de Loco não ser uma 'loucura' de jogador, tem um perfil muito 'glorioso'...
Abraços Gloriosos!
Miguel, no lugar do MAL espero que assume o BEM, porque o MAL não me parece ter feito nada BEM.
Abraços Gloriosos!
Rui. A ordenação proporcional ao número de jogos parace ser mais apropriada. Motivo muito simples: uma ordenação por gols absolutos beneficia a quem jogou maior número de partidas. Já uma ordenação relativa, considera, como o proprio nome diz, a relação número de partidas/gols feitos. Você poderia fazer a ordenação relativa dos dez nomes apresentados. Loris
Certo, Loris, já acrescentei os outros sete.
Abraços Gloriosos!
Rui. veja só que coisa interessante. Os jogadores 4° e 5° com valores absolutos passam a ser 9° e 10° com valors relativos. Isto é que eu chamo "mentir com números". Já dizia Einstein que o mundo é RELATIVO. Loris
Loris, as estatística possuem essa capacidade de permitir diversas interpretações segundo os critérios adotados. Por exemplo, num artigo que escrevi há uns anos, o maior goleador do mundo, segundo critérios diferentes - quiçá legítimos - nunca coincidiu no meu estudo. Segundo os critérios, Pelé ficou à frente num caso, Bican no outro e Friedenreich noutro ainda. E, curiosamente, qualquer deles poderia reclamar-se de 'maior artilheiro do mundo' legitimamente. Mas se o critério adotado for o exercício que fiz e que coloca Loco Abreu em 3º lugar, então , o maior goleador do mundo em médio de gols por jogo foi o Sportinguista Fernando Peyroteo (e utilizando números oficiais do IFFHS) que fez o enormidade de 1,68 gols por jogo só em jogos oficiais, enquanto Bican fica em 2º lugar, Friedenreich em 6º lugar e Pelé em... 10º lugar!
Abraços Gloriosos!
ahhuahau, boa Ruy! Eu ainda não entendo como o Botafogo não tem uma escolinha de Atletismo no Engenhão.
Já somos dois a não entender, Miguel. O MAL esteve três anos no Botafogo e não deixou nenhuma equipa de basquetebol nem de atletismo, que eram duas grandes apostas dele e da diretoria.
Abraços Gloriosos!
Caro Rui. Sem dúvida a questão dos critérios é problemática. Por exemplo, suponha que um atleta tenha disputado uma competição até difícil de se fazer gols como a Libertadores. Tenha feito tres partidas e marcado 6 gols. Isto dá um valor relativo de 2.0. Aí é problema. Mas se forem agregados critérios extras tais como (a)nùmero mínimo de partidas, (b) período de tempo mínimo como disputante de ligas tipo serie A ou outro tipo de competição, (c) etc... teremos uma melhor medida de desempenho do que número absoluto de gols. Aquele atacante da Venezuela citado lá na estatística absoluta fez gols contra quais times em quais competições? É diferente dos gols do Messi, Cristiano Ronaldo, aquele outro narigudo (acho que do Milan ou Inter) que esquecí o nome e tantos outros. Sem dúvida a relativização deve ser acompanhada de outros critérios.Abraços. Loris
Exato, Loris. Por isso é que sou contrário aos mil gols do Pelé, do Romário e provavelmente do Túlio. O critério de gols deveria contar apenas competições de natureza nacional e internacional e em 1ª divisão. O Pelé e o Romário catalogaram até gols militares e o Túlio tem gols de tudo quanto é divisões de futebol.
Tenho para mim que considerados alguns critérios importantes, e integralmente comprovados, o MAIOR goleador de todos os tempos é mesmo o brasileiro Pelé, e o MELHOR goleador de todos os tempos é o português Peyroteo. Uso basicamente os critérios IFFHS.
O Loco tem uma boa média de gols por partida na carreira e no Glorioso. É espantoso como sujeitos do tipo de Loco Abreu, Jardel, Dadá Maravilha ou Túlio Maravilha jogando tão pouco à bola marcaram tantos gols...
Abraços Gloriosos!
Faltou o eterno TÚLIO MARAVILHA nessa lista aí, seguramente é o jogador profissional em atividade com maior número de gols do planeta.
É seguramente o maior artilheiro, Antonio, mas o critério - com o qual concordo - refere-se apenas a jogadores atuando na 1ª divisão.
Abraços Gloriosos!
Permita-me discordar, querido Rui. Primeira divisão de Singapura? Sou mais o Bonsucesso. E se botar só os gols do Maravilha nas primeiras divisões, tenho certeza que figuraria na lista. Boa sorte a nós nesta temporada que começa amanhã. SA e abs.
PS: dê mais notícias dos leões, por favor.
Amigo Antonio, jogando o que o Bonsucesso jogou ontem... (rs)
Às vezes os critérios são ingratos, mas são legítimos... Não daria para diferenciar países, porque senão parece-me que os europeus teriam muito mais vantagem em campeonatos bem mais exigentes comparado com as equipas em que o Túlio tem atuado - de 2ª, 3ª e 4ª divisão nacional ou até de 2ª divisão estadual...
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário