terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Primeira Fila (10)

Primeira Fila, coluna de Mário Filho publicada n’ O Globo de 15.08.1942, no 38º aniversário do Botafogo Football Club.

7. No lugar do picadeiro havia uma roda de terra batida. A careca do campo. Um goal ficou encostado ao muro da casa dos Sodré. Com balizas finas. Como de ripa. A trave de cima curvava-se um pouco para baixo. O que importava? Agora o Botafogo tinha um ‘field’. Alfredo Chaves mandou colocar catracas em toda extensão da frente. E estendeu com cercas de arame. Separando o campo da rua. Os jogadores tinham que baixar a cabeça, curvar-se um pouco, para entrar em campo. Os jogadores e as lavadeiras. As lavadeiras apareciam de manhã cedo - um rio corria ao fundo - e toca a lavar roupa. Depois, enquanto o sol batia, forte, o campo ficava coberto de lençóis, de vestidos, de ceroulas. De tarde, não havia mais roupa corando. Havia sabão, espuma de sabão, seca ao sol. Como o campo escorregava. Parecia um salão de baile, encerado. E, de quando em quando, Flávio ramos, Emanuel Sodré, Chico Figueiredo, Octávio Werneck, Álvaro Werneck caiam de pernas para o ar. E levantavam-se coxeando. Com uma dor de quebrado aqui no quarto.

8. Octávio Werneck apareceu com o Pereira. Flávio Ramos não sabia? Pois estava assentada a revanche contra o Atlético. “O Pereira jogará pelo Botafogo. Na extrema-direita. Ele sabe bater corner muito bem.”. O Pereira sorriu. E sorrindo, abriu a maleta. Começou a trocar de roupa. O Atlético haveria de ver. “Por que você saiu do Atlético, Pereira?” - foi Flávio Ramos quem perguntou. Pereira lamentou-se. Tinha sido barrado. “E a quem eles barraram? A mim, a mim que sei bater corners tão bem!”. O Pereira não parou de falar. Ele ia ensinar Flávio Ramos a bater corner. Depois se lembrou de que ia jogar pelo Botafogo. Não. Se ele ia jogar, ninguém precisava saber bater corner. “Olha aqui, Flávio. Pergunta ao Guden o que é que ele fez.” Flávio Ramos não conhecia o Guden. “Pois eu bati um corner e o Guden marcou um goal. Pergunta ao Guden o que ele fez, Flávio. Eu não sei te explicar, meu filho. Vamos ver: foi assim. Quer dizer, só vendo. Pergunta ao Guden!”

Fonte: Blogue Arquiba Botafogo, de Paulo Marcelo Sampaio.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...