sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Peladeiro mundial



As estatísticas dos maiores artilheiros do mundo podem ter vários critérios. Utilizando três critérios legítimos de ‘maior’ goleador (gols em valor absoluto), o maior artilheiro do mundo é, segundo cada grupo de critérios, Bican (austríaco), Friedenreich (brasileiro) e Pelé (brasileiro). Se usarmos os mesmos critérios utilizados para determinar Pelé como o ‘maior goleador’ (critérios IFFHS) e se fizermos a média de gols por jogo, teremos como ‘melhor’ goleador do mundo Fernando Peyroteo (português), com a espantosa média de 1,6 gols por cada jogo oficial em competições de 1ª divisão.

Nas estatísticas IFFHS Pelé tem 541 gols, muito longe dos 1.200 e tantos catalogados pelo atleta e que incluem todas as partidas oficiais e amistosas que realizou, incluindo jogos militares e outros. Romário fez o mesmo e Túlio ‘Maravilha’ prepara-se para repetir a façanha de mil gols com a inclusão dos jogos militares, da segunda divisão, etc.

Ora, na medida em que correntemente os brasileiros avalizam esta mistura de gols, alguns dos quais claramente produto de jogos amistosos com o fim único de se chegar aos mil gols (caso de Romário, por exemplo), então, os gols das peladas, se devidamente catalogados,  porque não legitimá-los para determinar quem é o maior goleador do mundo?!...

E o maior goleador do mundo é brasileiro, botafoguense, fã de Garrincha, morador do Rio de Janeiro e já recebeu placa comemorativa de uma Associação ligada à CBF. O leitor duvida que temos mais um botafoguense protagonista de coisas que só acontecem ao clube vanguardista mais espetacular do mundo?

Então leia:

Peladeiro' da Ilha do Governador é autor de mais de 3, 5 mil gols

por Gabriel Menezes, Agência O Globo

“Paulo Roberto Barral, de 67 anos, contador por profissão e peladeiro por paixão, é dono de uma marca invejável: até o último fim-de-semana de 2011, tinha marcado 3.825 gols – todos registrados em documentos com placar, jogadores e local das partidas. Levando em consideração sua média nas duas peladas que disputa a cada fim-de-semana, ele acredita que conseguirá chegar a quatro mil gols este ano. E, assim como costuma fazer a cada 500, planeja oferecer uma grande festa para os amigos, fazer camisas temáticas e gravar um samba para registrar o novo recorde.

Um fato que chama a atenção na história de Barral é que ele começou a jogar futebol aos 35 anos, por insistência de um amigo, assim que se mudou para a Ilha do Governador. (…)

Barral faz questão de ressaltar que não sabe jogar futebol, apenas marcar gols. Define sua posição em campo como "banheirista", e tem uma frase que sempre repete para explicar seu sucesso: - Meu time não me passa a bola e o adversário não me marca; então, transformo essa suprema humilhação em gols.

A contagem de seus gols começou em 1986, por conta de uma aposta com um amigo: ambos disputavam o posto de maior artilheiro do ano. (…)

O milésimo gol foi marcado em 1998, e Barral recebeu uma homenagem do Instituto de Assistência do Futebol Brasileiro, ligado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que lhe deu uma placa. Pouco depois, ele chegou à marca de 1.320 gols, igualando o recorde mundial no futebol profissional pertencente ao brasileiro Arthur Friedenreich. Em 2003, comemorou a marca de 2.003 bolas balançando as redes.

A maior parte dos gols foi marcada no campo do Governador Iate Clube, onde Barral joga futebol aos sábados e domingos, às 7h. Para melhorar as condições das partidas, o artilheiro bancou do próprio bolso a colocação de grama sintética no local.

Botafoguense, seu grande ídolo da bola é Garrincha, com quem esteve em duas ocasiões. Mas, para muitos peladeiros da região, o ídolo é ele. (…)

Quando perguntado se pensa numa data para pendurar as chuteiras, Barral diz que pretende jogar enquanto tiver condições físicas para marcar gols.

- Acho que ainda tenho muita história para escrever nos campos de pelada da Ilha - diz.”

Avante para os 4.000 gols, Paulo Roberto Barral!

Imagem: Bia Guedes
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/peladeiro-ilha-governador-%C3%A9-autor-3-5-mil-100000513.html

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...