O Botafogo estreou-se na Copa São Paulo de Juniores contra o Americano do Maranhão: venceu, não decepcionou, mas não convenceu.
No primeiro tempo ambas as equipas pareciam estar ainda na ressaca das festas de fim-de-ano, porque não criaram uma única oportunidade de gol e acabei por adormecer durante os cinco minutos finais.
Em 45 minutos o Botafogo mostrou alguma organização e praticamente nenhuma técnica: maus passes, falta de serenidade e, sobretudo, ausência de chutes a gol. O adversário jogava em lume brando e agradava-lhe chegar ao fim do primeiro tempo empatado.
Os atletas botafoguenses mostraram muito pouca coisa além das movimentações razoáveis de Dedé e Wellington. A defesa foi segura, mas também deve-se dizer que não foi verdadeiramente testada e o goleiro não fez nenhuma defesa em toda a primeira parte.
Porém, na segunda parte, a entrada de Sassá modificou completamente o ritmo de jogo. Em cinco minutos o atleta fez inúmeras investidas na área, driblou bem e criou oportunidades, acabando por dar um excelente passe para Wellington que aos 5 minutos abriu o marcador com um tiro certeiro.
A partir daí o Botafogo controlou completamente a partida ante um adversário sem reação. Wellington e Dedé continuaram a movimentar-se bem, Sassá continuou a desequilibrar e acabou por marcar o segundo gol aos 24 minutos numa insistência à entrada da área.
A equipa mostrou-se muito fraca na primeira parte, evidenciando apenas a organização que o técnico Duda impôs ao grupo. A sua opção por fazer entrar Sassá no lugar de Sidney mostrou-se decisiva e a defesa foi segura o tempo todo. O 4-4-2 imposto por Duda mostrou-se fundamental para tornar a defesa sólida e o meio-campo evidenciou bastantes progressos no segundo tempo. Porém, o adversário era fraco e acabara de viajar durante 60 horas desde o Maranhão.
Não é de estranhar que a equipa esteja ainda em evolução, porque do time que bateu o Flamengo nas finais do campeonato estadual de juniores de 2011 sobraram apenas Andrey, Gilberto e Jadson. Gilberto está indicado para a equipa principal no final da Copa, mas não parece que tenha lugar. Por conseguinte, Duda está recriando uma nova equipa, que por enquanto não revela a consistência suficiente e na qual apenas se destacaram, neste jogo inaugural, Sassá, Dedé e Wellington. A defesa, embora consistente, não foi verdadeiramente colocada à prova e, por isso, é difícil de avaliar como reage em momentos de maior perigo.
Comemorando o primeiro gol
Em suma: nem decepção, nem deslumbramento. Admito que a equipa evolua nos dois próximos jogos e nas etapas seguintes possa evidenciar os trunfos do treinador e dos atletas mais destacados do time. No entanto, parece-me que a aposta deverá ser feita no conjunto e não na capacidade técnica das individualidades, porque além de Sassá ninguém se mostrou apurado tecnicamente.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x0 Americano (Maranhão)
» Gols: Wellington 50’ e Sassá 69’
» Competição: Copa São Paulo de Futebol Júnior
» Data: 04.01.2012
» Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP)
» Botafogo: Andrey; Gilberto, Kazu, Dória e Alano; Jadson, Sidney (Sassá), Dedé e Gegê; Octávio (Douglas) e Wellington (Vinícius). Técnico: Eduardo Húngaro, o ‘Duda’.
Imagens: a 1ª imagem é reproduzida de Globoesporte.com; as três imagens seguintes são uma gentileza do nosso leitor e amigo Aurelio Moraes [http://aureliojornalismo.blogspot.com/2012/01/botafogo-estreia-vencendo-por-2-0-o.html]
Imagens: a 1ª imagem é reproduzida de Globoesporte.com; as três imagens seguintes são uma gentileza do nosso leitor e amigo Aurelio Moraes [http://aureliojornalismo.blogspot.com/2012/01/botafogo-estreia-vencendo-por-2-0-o.html]
Sem comentários:
Enviar um comentário