quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Primeira Fila (11)

Primeira Fila, coluna de Mário Filho publicada n’ O Globo de 15.08.1942, no 38º aniversário do Botafogo Football Club.

9. Não. Não foi só o barão de Werneck que assistiu à revanche Botafogo e Atlético. Ele apareceu, como da outra vez, de guarda-sol aberto, e ficou na calçada, de pé. O velho Lauro Sodré também virara torcedor. E quando o barão de Werneck levantou os olhos viu aberta a janela dos fundos da casa dos Sodré. E recebeu um cumprimento. Do velho Sodré e da senhorita Ormindo Sodré. “Ah! - pensou o barão de Werneck - então o Botafogo já tem uma torcedora.”. E quem era aquele senhor com pose de diplomata? Souza Ribeiro parara junto do fio de arame, ao lado de Antonio Pinto. “Eis aí um clube - disse ele - que poderia crescer.” Antonio Pinto concordou. Sem saber porquê, ele gostava do Botafogo. “Nem eu nem você jogamos football - observou Antonio Pinto a Souza Ribeiro - E, apesar disso, não podemos passar aqui sem parar. Olhe. Aí vem Flávio Ramos”. Flávio Ramos vira Souza Ribeiro e tratara de aproveitar a ocasião. Onde o Botafogo poderia encontrar melhor presidente? Souza Ribeiro tinha vinte e sete anos. Era homem feito. “Quê quer você, Flávio?” “Ora, eu venho convidar o senhor para presidente do Botafogo”. “O Botafogo não tem presidente?” “Não. O Alfredo Guedes de Mello não aparece. O Botafogo anda acéfalo.” Souza Ribeiro sorriu. Ouvindo Flávio Ramos dizer que o Botafogo precisava de um homem na presidência. “Está bem. Aceito. E o Antonio Pinto, aqui, vai ser o secretário”.

10. De noite D. Chiquitota - o Botafogo vencera o Atlético - deu um sarau em casa. (Dona Chiquitota tinha dito a Flávio Ramos que o Botafogo precisava ter vida social. “Um clube não pode viver só de shoots”. E ficou assentado que se chamaria o velho Isaac para tocar valsas ao piano, polcas, “Shotisth”. E também o Aurélio Cavalcanti). As janelas estavam abertas. E o portão do lado também. Foram chegando as moças. Cilencina Conde, Maria Luiza e Noémia Pinheiro, as Máximo Pereira, Elza Barroso, Nora e Léa Azeredo, as Figueiredo. E Dona Chiquitota - ela tinha cincoenta e três anos a parecia ter apenas quarenta, de tão viva, de tão alegre - andava de um lado para o outro. “Que é isso, Ricardo? - Ricardo rego estava calado, sem dizer nada. - “Você não conversa com as moças?” Ricardo Rego queixou-se de falta de assunto. “Não me diga que não tem assunto. E as palmeiras ao defronte, Ricardo? E o Corcovado? E a paisagem tão bonita? Toda moça gosta de ouvir falar em céu, em lua, Ricardo. Anime-se.”

Fonte: Blogue Arquiba Botafogo, de Paulo Marcelo Sampaio.

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...