O Botafogo conquistou o Troféu Rádio Globo 23
anos, no dia 17 de dezembro de 1967, no Rio de Janeiro, vencendo o Bangu por 2x1.
BOTAFOGO 2x1 BANGU
» Gols: Roberto 12’ e Gérson 67’ (Botafogo);
Mário 52’ (Bangu)
» Competição: Campeonato Carioca (decisão)
» Data: 17.12.1967
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
» Público: 111.641 pessoas (91.881 pagantes)
» Renda: NCr$ 220.902,00
» Árbitro: Antônio Viug
» Botafogo: Manga, Paulistinha, Zé Carlos,
Leônidas e Waltencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério, Roberto, Jairzinho e
Paulo Cézar. Técnico: Zagallo.
» Bangu: Ubirajara Motta, Cabrita, Mário
Tito, Luís Alberto e Ari Clemente; Jaime e Ocimar; Paulo Borges, Mário, Del
Vecchio e Aladim. Técnico: Plácido Monsores.
Obs: Botafogo, campeão carioca (1967).
Súmula: Pesquisa de
Pedro Varanda (investigador esportivo e colaborador do blogue Mundo Botafogo).
2 comentários:
POR LAPSO SUPRIMI UM COMENTÁRIO DO RAFAEL GAIO. PUBLICO-O AGORA E COMENTO A SEGUIR:
BOM DIA, RUI MOURA.
PEÇO LICENÇA PARA COMENTAR NO NOBRE ESPAÇO RUI.
RUI, VC NÃO ACHA QUE AS FUSÕES PELA QUAL O BOTAFOGO PASSOU DESDE 1894 É O QUE ATRAPALHOU BASTANTE O DESENVOLVIMENTO E OS TITULOS DO BOTAFOGO COMO INSTITUIÇÃO ESPORTIVA?
ACHO EU QUE SE O CLUBE DE REGATAS BOTAFOGO DE 1894 FOSSE SE APRIMORANDO COM O TEMPO EM VEZ DE FAZER AS FUSÕES, ESSE CLUBE DE REGATAS BOTAFOGO DE 1894 HOJE SERÍA UMA DAS MAIORES INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS DO MUNDO.
ACHO TAMBÉM QUE O EXEMPLO SINTOMÁTICO DO EQUÍVOCO DESSAS FUSÕES SÃO OS TITULOS DO ESTADUAL DE REMO (ESPORTE DE ORIGEM DO BOTAFOGO.) QUE O BOTAFOGO POSSUI HOJE. APENAS QUATRO..
ISSO NÃO É SINTOMÁTICO?
BOM RUI, DESCULPE, MAS ESSA É A OPINIÃO DE QUEM É LEIGO NO ASSUNTO. PORÉM ACHO QUE PODE SER UMA DAS EXPLICAÇÕES PELA QUAL O CLUBE DE REGATAS BOTAFOGO DE 1894 NÃO PODE DESENVOLVER TODO SEU POTÊNCIAL ESPORTIVO DESDE ENTÃO..
O QUE VC ACHA RUI, DESSA EXPLICAÇÃO?
GRANDE ABRAÇO.
RAFAEL GAIO.
Rafael, muito sinceramente, não creio, porque o BFR enquanto clube de futebol de grande projeção é justamente posterior a 1942 quando reuniu sinergias com as grandes figuras de dirigentes que de lá vieram, como os Castros e o extraordinário Augusto Frederico Schmidt.
Os melhores 'Botafogos' foram o BFR de Heleno, Geninho, Pirillo, etc. nos anos 40; Nilton Santos, Garrincha, Didi, Pampolini, Dino da Costa, etc. nos anos 50; Amarildo, Rildo, Manga, Gerson, Jairzinho, Roberto Miranda, Paulo Cesar Caju, etc. nos anos 60.
Depois tudo mudou. Foi a Ditadura que não nos perdoou a independência e a Globo que aproveitou a ocasião do regime. E, claro, uma grande raiva do Flamengo pelos nossos passeios nos estádios de futebol. A juntar a isto tivemos a absolutamente desastrosa gestão de Charles Borer que destruiu o património e o prestígio que o clube tinha, e só não acabou com o Botafogo porque a torcida fez milagres.
Entre 1942 e 1972 (mais ou menos 30 anos) o BFR teve as melhores equipas de sempre do clube.
Ademais acho muito interessante o CRB, porque temos uma história de regatas como os outros dois grandes clubes do RJ (e as regatas tinham prestígio superior ao futebol, tal como o turfe à época) e um palmarés importante nesse tempo.
E, finalmente, se não houvesse fusão teríamos um símbolo tão vulgar como os do Flamengo e do Fluminense, com três letras. Em seu lugar temos um clube que não precisa de letras no escudo para ser um dos mais bonitos do mundo, quiçá o mais bonito. É 'apenas' um escudo singelo e estrelado.
Mas esta é também apenas uma opinião, claro.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário