segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Maurício Assumpção: ainda há tempo…


Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, admitiu a falha de plane(j)amento ao ficar com um ataque a cargo do improvisado Elkeson e do inócuo Rafael Marques, afirmando nomeadamente:

Cometemos um erro [de planejamento], é óbvio. Mas o maior foi não ter recursos financeiros suficientes para trazer quem queríamos trazer para o ataque. Mas, em alguns momentos, tínhamos o segundo melhor ataque, com uma defesa muito vazada. Melhorou com os dois meninos no meio e um na zaga. (…) Nesse ano, trouxemos (…) sete ou oito jogadores. De oito, pode dizer que erramos em duas, não deram resultado (Vitor Júnior e Rafael Marques)”.

Até que enfim, Maurício Assumpção, que ouvi um discurso mais aberto e transparente, mais sério do que os discursos que pretendiam enganar os torcedores com a negação dos erros. Nem tudo foi assumido, mas o principal é ouvir a sua voz – a mais importante do Botafogo – finalmente a assumir erros crassos.

Faltou assumir que o maior problema não foi a falta de recursos financeiros (porque se ganhou dinheiro com a saída de atletas), mas o erro da saída quase simultânea de 6 jogadores cruciais do ataque e do meio campo, sem nenhum reforço à péssima defesa, com Elkeson improvisado e Rafael Marques mostrando a péssima visão de Oswaldo de Oliveira. Isso não foi apenas um erro – foi uma grotesca falta de conhecimento do departamento de futebol (refiro-me essencialmente a declarações de André Silva e Anderson Barros) e da comissão técnica acerca do próprio futebol.

Porém, ainda mais grave seria continuar o discurso do ‘oba-oba’ sem nenhuma retratação, que é coisa típica do atual treinador e dos dirigentes do departamento de futebol. Creio que os botafoguenses gostaram da maior seriedade imprimida ao seu discurso. Afinal, os erros podem emendar-se quando somos corajosos e frontais a assumir as coisas da vida.

No dia 7 de Novembro escrevi no blogue, a propósito de Maurício Assumpção ter misturado nos mesmos elogios o qualificado Seedorf e o desqualificado Oswaldo de Oliveira, o seguinte:

Caro presidente, não confunda a qualidade e o talento de Seedorf com o conservadorismo repetitivo de um Oswaldo de Oliveira sem ‘peito’ e sem talento, que apenas lançou os jovens na equipa porque não tinha ao seu dispor os seus ‘amados’ Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Fellype Gabriel e o seu ‘predileto’ Rafael Marques que não marcava gols. Não confunda as coisas, presidente, não misture alhos com bugalhos, porque o presidente de um clube deve ser sempre uma reserva moral e uma referência do torcedor no que respeita a confiança. E quando a confiança é quebrada não há regresso…

Este alerta do Mundo Botafogo fez mais uma vez eco em General Severiano, e torço muito para que o discurso do presidente seja um bom augúrio para uma relação mais estreita e confiante com os torcedores, para um plano rigoroso em 2013 isento de alguns amadorismos elementares a que assistimos e para a conquista de um título nacional (Copa do Brasil) ou continental (Copa Sul-Americana) que simultaneamente garanta presença na Taça Libertadores da América em 2014. Nem sequer peço o campeonato brasileiro em 2013, porque precisa de ser muito bem plane(j)ado para… 2014.

Presidente, só tem dois anos para que consiga concretizar um projeto futebolístico marcante, para que os seus mandatos priorizem adequadamente as conquistas e para que os seus anos de presidente botafoguense fiquem indelevelmente gravados por algo realmente importante no futebol. Não os desperdice.

Seja corajoso a assumir os erros, humilde a reaprender o caminho e ousado na ambição. Deixe a sua marca preferencial não no futebol de praia, no futsal ou no remo, mas no futebol – é por ele que a esmagadora maioria dos botafoguenses vive.

4 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Rui, perfeito, não tenho nada a acrescentar, talvez apenas dizer que para sermos campeões brasileiros, precisamos armar um time que consiga superar as desastrosas e suspeitas arbitragens brasileiras. Infelizmente os campeões de 2005 até hoje contaram com as benesses da arbitragem e o pior de tudo é que os vencedores em nenhum momento mostraram um futebol interessante, digno do futebol brasileiro, mas apenas a aplicação táticas obsoletas praticadas por técnicos trogloditas que armam suas equipes na base de "faltas técnicas" e retrancas; e isso só é possível com a conivência da arbitragem que claramente prejudica os clubes menos favorecidos economicamente. Infelizmente esse é o retrato do nosso futebol e, os resultados contra equipes europeias nos mostram apenas o quanto estamos errados na condução do futebol. Uma pena que assim seja, mas muito pior é ver a degradação gradativa e intencional da nossa cultura, saúde e educação, e o mais triste: é intencional e visa apenas o lucro fácil. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Amigo Sergio, sem dúvida que esse é um aspecto fulcral. Os nossos planos têm sempre que prever grandes sobras por causa das arbitragens. Só ganharemos torneios nacionais quando as arbitragens não tiverem margem de manobra face à nossa superioridade futebolística.

Por isso o rigor, a seriedade, a disciplina, o profissionalismo, etc. são ainda mais fulcrais.

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,

Espero que seja sinais de mudanças, porém não acredito e ao mesmo tempo torço para que seja verdade.
O presidente sempre diz que não existe dinheiro, porém o pouco que tem sempre foi e é muito mal empregado.
Rafael Marques, Lenon, Jeans, Vinicius, Lima. Quanto dinheiro jogado no ralo!
Ele diz que o Osvaldo adora trabalhar e lançou os garotos. Se gostasse pq não lançou o Jadson e o Gabriel quando o MM, Renato e outros volantes se machucaram? Pq indicou e preferiram contratar o Amaral? Mais dinheiro jogado pelo ralo!

De 2009 até 2012 todos os outros clubes cariocas ganharam, em sequência, títulos do campeonato brasileiro e uma copa do Brasil. E o Botafogo? O Botafogo continuou e até hoje continua com a incompetência dos atuais dirigentes.

Espero que você esteja coberto de razão e essa declaração, prelúdio, seja de verdadeiras mudanças.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Gil, sempre de acordo. Sobretudo torço para que estas declarações possam ser prelúdio de coisas diferentes para 2013. Se há um projeto para 2013 que agrada a várias pessoas, entre as quais Seedorf, faço força por acreditar e por escrever coisas positivas que inspirem o presidente.

E ele só tem dois anos para concretizar algo realmente importante no futebol que seja lembrado no futuro.

Abraços Gloriosos!

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...