O
Mundo Botafogo e a BrahmaFogo reataram a
parceria do ano passado com base numa relação promissoramente mais sistemática, mais transparente e,
consequentemente, mais sólida.
A
parceria contempla várias surpresas que serão apresentadas proximamente aos
leitores do Mundo Botafogo, mas, antes disso, interessa também saber em que é
que a parceria beneficia o Botafogo de Futebol e Regatas.
A
Brahma é patrocinadora dos quatro maiores clubes do Rio de Janeiro – Botafogo,
Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. Existe
um contrato de patrocínio da Brahma com cada um dos clubes, e embora os
valores envolvidos sejam naturalmente confidenciais, pode-se admitir que o nosso
patrocínio é bom.
Além
desse patrocínio, a Brahma estabeleceu um ‘Fundo Brahmeiro’ que aporta
benefícios extras aos clubes cariocas.
O ‘Fundo Brahmeiro’ é composto por 1 centavo correspondente a cada litro de cerveja Brahma que
seja consumido nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo durante um ano
civil, incluindo todas as suas formas de comercialização (lata, garrafa,
garrafão, etc.).
Assim,
no final do ano, o ‘Fundo Brahmeiro’ reúne uma determinada receita, a qual é
multiplicada por 2, constituindo-se dois ‘bolos’ de igual valor.
O 1º ‘bolo’ é dividido
equitativamente pelos quatro clubes, enquanto o 2º bolo é agregado às páginas de
fãs (FanPage) de cada clube. Quanto maior for o número de pessoas que ‘curtem’
a página do seu clube, maior será a parte que cabe a cada clube.
Efetivamente,
o 2º ‘bolo’ é dividido proporcionalmente
ao tamanho da Página de Fãs respectiva no Facebook, isto é, considera-se o
número de pessoas em cada página, cuja soma representa 100%. Então, faz-se uma
regra de três simples e encontra-se o valor respectivo para cada clube.
Exemplificando: apura-se 4.000 fãs na página do Flamengo, 2.500 fãs na página
do Vasco da Gama, 2.000 fãs na página do Botafogo e 1.500 fãs na página do Fluminense,
correspondendo a 10.000 fãs. Então, pela regra de três simples, o Flamengo fica
com 40% do total do 2º ‘bolo’, o Vasco da Gama com 25%, o Botafogo com 20% e o
Fluminense com 15%. Se o valor do Fundo corresponder a R$ 2.000.000, os clubes
arrecadariam, respectivamente, R$ 800.000, R$ 500.000, R$ 400.000 e R$ 300.000.
Portanto,
a parceria da Brahma com os clubes é composta por um Fundo fixo repartido igualmente pelos quatro clubes e que corresponde
a 1 centavo por cada litro de cerveja consumido nos Estados do Rio de Janeiro e
do Espírito Santos, e por um Fundo
variável que corresponde ao número relativo de fãs que curtem as páginas do
BrahmaFogo, BrahmaFla, BrahmaFlu e BrahmaVasco no Facebook.
Entretanto,
se o público presente no estádio, nos jogos do respectivo clube como mandante,
for 20% ou mais do público registrado no ano anterior, o
valor do 2º ‘bolo’ a atribuir ao clube duplica!
O
mais interessante da conta final, fechada no último dia do ano civil (31 de dezembro)
é que as verbas entregues a cada clube são
obrigatoriamente investidas em infra-estruturas.
O
Botafogo decidiu orientar os seus recursos do ‘Fundo Brahmeiro’ para a
construção do Centro de Treinamento do
Futebol Profissional, cujos pormenores serão relatados no Mundo Botafogo em
outra ocasião.
Em
suma, quanto maior for a venda de cerveja Brahma nos Estados do Rio de Janeiro
e do Espírito Santo, quanto mais torcedores ‘curtirem’ a Página de Fãs do
BrahmaFogo e quanto mais pessoas foram ao estádio ver os jogos do Botafogo como
mandante, mais recursos serão destinados ao clube para investimento em infra-estruturas.
Visite
já https://www.facebook.com/BrahmaFogo
e torne-se aderente da Página de Fãs
BrahmaFogo.
As
novidades sobre as surpresas preparadas pela Brahma aos leitores do Mundo Botafogo
e as novidades do clube serão alvo das próximas publicações.
1 comentário:
Rui,
Uma coisa que não entendo desse patrocinador é sobre o Engenhão. Não vejo nenhum outro estádio no Brasil com tanta propaganda (Brahma) como o nosso, porém os nossos letreiros e telões são horrorosos e sempre com problemas.
No estádio de São Januário, ao contrário, eles montaram um de primeiro mundo. Fizeram a reforma do campo, vestiário e sala de imprensa primeiro que o nosso.
Juro que não entendo.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Enviar um comentário