A propósito do reatamento da parceria Mundo
Botafogo e BrahmaFogo, o meu querido camarada Gil teceu o seguinte comentário
no blogue:
“Uma
coisa que não entendo desse patrocinador é sobre o Engenhão. Não vejo nenhum outro
estádio do Brasil com tanta propaganda (Brahma) como o nosso, porém os nossos
letreiros e telões são horrorosos e sempre com problemas. No estádio de São
Januário, ao contrário, eles montaram um de primeiro mundo. Fizeram a reforma
do campo, vestiário e sala de imprensa primeiro que o nosso. Juro que não
entendo.”
No texto de relançamento da parceria escrevi:
“O Mundo Botafogo e a BrahmaFogo reataram
a parceria do ano passado com base numa relação promissoramente mais
sistemática, mais transparente e, consequentemente, mais sólida.”
Não me enganei, porque enderecei o comentário
do Gil à BrahmaFogo e obtive resposta. Aí vai:
“Quanto ao questionamento do seu
amigo, ele é justo. O que ocorre é que cada um dos nossos clubes patrocinados
escolhe as benfeitorias que receberá. O Vasco escolheu um telão. Por isso
colocamos o que lá está, de primeiro mundo, o maior do Brasil.
O Botafogo escolheu o gramado, sala de imprensa,
vestiários, o anel de grama sintética ao entorno do gramado principal... Tudo
isso fomos nós quem fizemos e acho que cada uma dessas benfeitorias tem uma
história interessante.”
Acresce, ainda, que o placar não é da responsabilidade da BrahmaFogo. Além
disso, o nível de ativações publicitárias da Brahma – que ocorre ao mesmo nível
do estádio Independência (BH) – tem uma contrapartida importante. Por um lado,
a Brahma quer, naturalmente, aproveitar ao máximo um estádio onde jogam três
grandes clubes do Rio de Janeiro, mas, por outro lado, o Botafogo é remunerado
adicionalmente por isso – e pressinto que seja bem remunerado.
É de crer que os benefícios de um lado e de outro sejam muito
significativos para ambos.
As benfeitorias que a BrahmaFogo tem feito no Engenhão serão relatadas com
mais pormenor em publicações posteriores, mostrando não apenas a ideia de
exposição e visibilidade da marca, mas também uma nova postura de parceria em
prol de ‘causas genuínas’ que melhorem a sustentabilidade do futebol
botafoguense e, consequentemente, conquistem a preferências dos torcedores
também por razões de visão e postura da marca nos meandros do futebol.
2 comentários:
Rui,
Meu amigo, obrigado (extensivo ao patrocinador) pelos esclarecimentos.
Infelizmente só corroborou o que penso sobre os atuais dirigentes do clube.
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Fica a explicação correta da BrahmaFogo.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário