A
Globoesporte noticiou sobre o gramado do Engenhão e a aquisição de máquinas de
iluminação artificial para melhoria das condições do campo, que também são
utilizadas em estádios de grandes clubes europeus.
Durante
bastante tempo, com o fecho do Maracanã e o excesso de jogos no Engenhão, todo
o mundo criticava o relvado e, implicitamente, a Diretoria do Botafogo.
Injustamente, diga-se, porque se é verdade que o gramado não era bom, também a
maioria das críticas não tinham qualidade ética nem educação.
Em primeiro
lugar, o Engenhão tem um problema complicado durante o campeonato brasileiro,
porque entre abril e outubro a sombra incide permanentemente em uma parcela do
gramado; em segundo lugar, com os jogos realizados por Botafogo, Flamengo e
Fluminense, o Engenhão já recebeu nesta temporada quase 100 jogos de futebol.
Portanto, usando o nosso estádio, flamenguistas e fluminenses deveriam ser os
últimos a criticar…
O desgaste do
campo teria que acontecer e os dirigentes do clube mostravam-se claramente
incomodados com as críticas. Eu próprio não gostei das críticas feitas pelas
cores clubistas já referidas.
Por isso o
Botafogo solicitou, a 31 de julho, a interdição do campo para preservar a
integridade física dos atletas, tendo os jogos de flamenguistas e fluminenses
sido adiados ou transferidos de local.
Entretanto,
no âmbito da parceria Botafogo e BrahmaFogo, estipulou-se 500 mil reais para a
manutenção do gramado, o que permite elevar a qualidade do gramado ao mais alto
nível. Assim, foi possível à Diretoria pensar numa solução tecnológica que
acrescentasse valor ao Engenhão e ao Botafogo.
A parceria
Botafogo e BrahmaFogo é vantajosa, mas não serve para adquirir jogadores ou
pagar salários. A BrahmaFogo optou por uma filosofia de aplicação das suas
energias publicitárias em ‘causas genuínas’, isto é, não interessa apenas fazer
marketing, mas também que o torcedor
adira à marca não só pela qualidade da bebida como pela postura adoptada para
valorizar as estruturas do futebol.
‘Causa
Genuína’ é, pois, investimento em estruturas, em desenvolvimento esportivo, e,
por isso, a intervenção no gramado do Engenhão também se considerou ‘causa genuína’.
A BrahmaFogo
investe no gramado do Engenhão sementes de verão, sementes de inverno, irrigação,
material diverso, mão de obra, logística e consultoria. Porém, em agosto foi-se
mais longe e a parceria encomendou uma nova tecnologia de manutenção do
gramado, que começou a funcionar a 7 de Agosto (a mesma utilizada por Real
Madrid, Manchester United, Barcelona…).
A evolução
foi rápida em três meses e a qualidade média atual está próxima da Liga Espanhola
e pretende-se que chegue ao nível dos campos da Liga Inglesa, a que melhores
gramados europeus possui.
As máquinas
de iluminação são ligadas diariamente entre as 22 horas e o amanhecer e foi
instalado um dispositivo que permite visualizar e acompanhar a evolução do
gramado.
Tanto atletas
do Botafogo, como de outros clubes que antes criticaram exacerbadamente o nosso
clube (fossem para casa deles…), elogiam os progressos realizados.
Outras
‘causas genuínas’ virão por aí a bem do Glorioso…
.
Origem das fotos: 1. Globoesporte (divulgação); 2. BrahmaFogo
Sem comentários:
Enviar um comentário