sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Parceria Botafogo e BrahmaFogo: um novo gramado…



A Globoesporte noticiou sobre o gramado do Engenhão e a aquisição de máquinas de iluminação artificial para melhoria das condições do campo, que também são utilizadas em estádios de grandes clubes europeus.

Durante bastante tempo, com o fecho do Maracanã e o excesso de jogos no Engenhão, todo o mundo criticava o relvado e, implicitamente, a Diretoria do Botafogo. Injustamente, diga-se, porque se é verdade que o gramado não era bom, também a maioria das críticas não tinham qualidade ética nem educação.

Em primeiro lugar, o Engenhão tem um problema complicado durante o campeonato brasileiro, porque entre abril e outubro a sombra incide permanentemente em uma parcela do gramado; em segundo lugar, com os jogos realizados por Botafogo, Flamengo e Fluminense, o Engenhão já recebeu nesta temporada quase 100 jogos de futebol. Portanto, usando o nosso estádio, flamenguistas e fluminenses deveriam ser os últimos a criticar…

O desgaste do campo teria que acontecer e os dirigentes do clube mostravam-se claramente incomodados com as críticas. Eu próprio não gostei das críticas feitas pelas cores clubistas já referidas.

Por isso o Botafogo solicitou, a 31 de julho, a interdição do campo para preservar a integridade física dos atletas, tendo os jogos de flamenguistas e fluminenses sido adiados ou transferidos de local.

Entretanto, no âmbito da parceria Botafogo e BrahmaFogo, estipulou-se 500 mil reais para a manutenção do gramado, o que permite elevar a qualidade do gramado ao mais alto nível. Assim, foi possível à Diretoria pensar numa solução tecnológica que acrescentasse valor ao Engenhão e ao Botafogo.

A parceria Botafogo e BrahmaFogo é vantajosa, mas não serve para adquirir jogadores ou pagar salários. A BrahmaFogo optou por uma filosofia de aplicação das suas energias publicitárias em ‘causas genuínas’, isto é, não interessa apenas fazer marketing, mas também que o torcedor adira à marca não só pela qualidade da bebida como pela postura adoptada para valorizar as estruturas do futebol.

‘Causa Genuína’ é, pois, investimento em estruturas, em desenvolvimento esportivo, e, por isso, a intervenção no gramado do Engenhão também se considerou ‘causa genuína’.

A BrahmaFogo investe no gramado do Engenhão sementes de verão, sementes de inverno, irrigação, material diverso, mão de obra, logística e consultoria. Porém, em agosto foi-se mais longe e a parceria encomendou uma nova tecnologia de manutenção do gramado, que começou a funcionar a 7 de Agosto (a mesma utilizada por Real Madrid, Manchester United, Barcelona…).

A evolução foi rápida em três meses e a qualidade média atual está próxima da Liga Espanhola e pretende-se que chegue ao nível dos campos da Liga Inglesa, a que melhores gramados europeus possui.

As máquinas de iluminação são ligadas diariamente entre as 22 horas e o amanhecer e foi instalado um dispositivo que permite visualizar e acompanhar a evolução do gramado.

Tanto atletas do Botafogo, como de outros clubes que antes criticaram exacerbadamente o nosso clube (fossem para casa deles…), elogiam os progressos realizados.

Outras ‘causas genuínas’ virão por aí a bem do Glorioso… 
Origem das fotos: 1. Globoesporte (divulgação); 2. BrahmaFogo

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...