terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ousar criar, ousar vencer


Ousar criar, ousar vencer” foi o lema criado pelo blogue Mundo Botafogo para trazer o nosso Botafogo de volta.

Proponho a leitura das três lapidares frases do ano botafoguense 2012 em três figuras de estatuto diverso e refletir sobre elas:

Do atleta:

Não vou decepcionar quem está acreditando em mim”. – Jobson, atleta (de regresso ao Botafogo).

Do treinador:

Faço questão de falar sobre o Rafael Marques. Quem criticou hoje vai ter que ter coragem de assumir depois quando ele convencer, porque ele vai convencer. Sou eu que estou falando isso.” – Oswaldo de Oliveira, treinador.

Do dirigente:

Quem apostar que não temos time para disputar o título brasileiro vai dar com os burros n’ água.” – Maurício Assumpção, presidente.

Do atleta ao presidente, urge mudar vontades e fazeres, urge promover um novo paradigma botafoguense para o período bienal 2013-2014 que corresponde aos dois últimos anos do atual mandato administrativo do Botafogo.

Muita gente tem passado nos últimos anos por General Severiano sem sonho nem ambição, sempre fortes candidatos aos arquivos mortos do tempo, a nenhuma memória sobre o nada que fizeram.

Quem ousa fazer um Botafogo mais disciplinado, mais racional, mais sério, mais coerente, mais determinado para o futuro? Quem ousa fazer um Botafogo mais criativo, mais inovador, mais ambicioso?

Ousar criar, ousar vencer” foi certamente o sentimento que levou os garotos do Largo dos Leões a criar o Botafogo Football Club e vencer o campeonato carioca de 1910, quando se tornaram ‘Gloriosos’.

Quem ousa criar e vencer em 2013?

4 comentários:

Gil disse...

Rui,

Os que aí estão não criam, ousam ou são vencedores!
Lendo a entrevista do embuste japonês (treinador), ele diz que quatro jogadores serão vendidos e a reposição difícil.

2013 será muito pior!

Pobre do atual Botafogo!
Pobre de nós, torcedores!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Oswaldo de Oliveira continua a ofender o Botafogo e os seus ídolos e o presidente vai recontratá-lo. O que ele disse do nosso ídolo Loco Abreu (esteja ou não em fim de carreira) é INDESCULPÁVEL!!!

A sua recontratação é INDESCULPÁVEL!

O presidente não terá de Mundo Botafogo mais nenhuma palavra de apreço depois disso, faça o que fizer.

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui,

Perdoa copiar um longo comentário que fiz nos blogs Arquiba Botafogo e Cantinho Botafoguense, mas acho que é por aí que nada acontece. Não existem as cobranças, metas e nada muda ou mudará.

" Vendo reportagens sobre os últimos acontecimentos com o futebol dos dois “mulambos”, o do Rio e o de São Paulo, comparei com a realidade do nosso clube e o tratamento diferenciado pela imprensa.

Vendo a homenagem que a torcida do “mulambo” paulista fez na despedida ao time, fiquei pensando e não tenho a menor dúvida que, se um dia o Botafogo participar de uma final de mundial fará igual, ou melhor. A reportagem mostrou uma torcedora com mais de setenta anos. Ela, emocionada disse que tinha a certeza que não morreria sem ver o clube ganhar uma Libertadores e participar de uma decisão mundial de clubes.
A pergunta que não quer calar: E nós? Quantos Botafoguenses partiram e partirão dessa vida sem ver isso?
Nessa reportagem, diária, eles mostram a história do clube desde a descida para a segunda divisão. Mostram os protestos da torcida (vaiam time, jogadores, por vários jogos, quebram tudo e muita coisa na sede) e o trabalho que os dirigentes fizeram, principalmente valorizando o torcedor.

Na eleição para presidente do “mulambo” carioca mostraram como é injusta a quantidade de pessoas aptas a votar e que decidem o destino do clube, proporcionalmente ao número de torcedores. Falaram, compararam e deu como exemplo os clubes que já permitem os sócios torcedores votarem, como o Grêmio, Internacional e Santos. Mostraram a administração da atual presidenta e falaram muito que em três anos ganhou apenas um título estadual. Disseram que é muito pouco para um clube e sua torcida.
A outra pergunta que não quer calar: E nós? Reeleição de um presidente que ganhou apenas um estadual (2010) e um turno de estadual (2012). Fora as desclassificações vergonhosas para times da segunda e terceira divisão. Mantém os mesmos erros, fala as mesmas coisas desde a sua eleição em 2009 e que não nos levou a lugar algum.
Somos o clube carioca com a menor quantidade de títulos e em breve seremos, talvez, o único a não possuir uma Libertadores. Já somos o único a não ter uma copa do Brasil.
Como dizem os torcedores dos “coirmãos”, somos o maior dos pequenos ou o menor dos grandes?!

Até quando apenas os pouquíssimos sócios proprietários decidirão os destinos do clube? Até quando valorizarão a mediocridade, omissão, subserviência e covardia? Valorizarão os medianos profissionais? Permitir que a imprensa venda ou repita uma mentira, tantas vezes, que se torna uma verdade, como a de que o Oswaldo é um bom técnico, gosta de trabalhar com os garotos da base e teve coragem de lançar os meninos!
Se lembrarmos ele só o fez por total falta de opções! Quando fez se deu mal, pois os garotos mostraram futebol e quando o Jadson, Gabriel e Dória foram lançadas tivemos a “magnífica, incrível” sequência de três vitorias. Lembram que o Marcelo Matos, Lucas Zen e Renato estavam machucados e o Amaral (péssima indicação do treinador) foi péssimo na estreia e sequência de jogos?
Se lembrarmos ele insistiu com o cone japonês Rafael Marques por mais de onze jogos tendo o Sassá entre os reservas? Lançou o Bruno Mendes por total falta de opção, o Elkeson teve um desconforto, mesmo não sendo atacante. Lançou o Sassá, pois o Rafael Marques não consegue fazer gols e o Elkeson estava sendo negociado, na última rodada. Se deu mal mais uma vez e o garoto fez gol.

Botafogo, até quando os sócios proprietários deixarão ou elegerão esses medianos dirigentes?

Pobre do atual Botafogo!
Pobre de nós, torcedores!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Gil, mais uma vez estou de acordo contigo. Creio que muita coisa tem que mudar no Botafogo, começando pela alteração dos estatutos democratizando a participação de todos os sócios. Há várias modalidades para o fazer, e uma delas é atribuir a cada sócio um número de votos igual ao número de anos de associado. Isto evitaria 'malabarismos' com sócios de última hora e democratizaria o acesso de todos.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...