domingo, 16 de novembro de 2014

Um presidente, um rumo

O Sporting tinha de trilhar um caminho próprio e enfrentar os seus medos. […] Fizemos em pouco tempo o que em muitas décadas nunca tinha sido feito no Sporting. […] Agora somos um Clube que não se verga e não se vende e sabem bem o que quer para a Liga, para a Federação.

Cheguei aqui atrasado quase duas horas e não foi por causa do trânsito, nem por me ter perdido. Estivemos a trabalhar e guardamos esta notícia para vocês: hoje fechamos em definitivo o acordo com os bancos para a reestruturação, resolvemos a questão do reembolso do empréstimo obrigacionista e temos agora a possibilidade de recuperar mais passes de jogadores. Recuperamos porcentagens nos passes de 34 jogadores!

Temos neste momento 100 por cento do passe destes jogadores da equipe principal: Cédric, Carlos Mané, William Carvalho e Ricardo Esgaio. E temos 95% do passe de André Martins. São 34 jogadores!” – Bruno de Carvalho, presidente do Sporting Clube de Portugal.

Impressionante recuperação de passes (jornal Record)

As boas novas foram anunciadas em um jantar anual do Sporting, que se realiza há 34 anos, sempre em diferentes distritos administrativos do país, percorrendo todas as filiais nacionais do Clube (o Sporting tem 300 filiais no país e em todo o mundo).

Bruno de Carvalho (BdC) é um defensor acérrimo de suprimir os Fundos que compravam jogadores, e as iniciativas mencionadas de recuperação de passes vão nesse sentido. BdC usou 12,65 milhões de euros para resgatar jogadores aos Fundos, ciente da valorização dos atletas. Por exemplo, William Carvalho provavelmente será vendido em janeiro ou no final da temporada por 30 milhões de euros – parece que, por exemplo, o Manchester United está disposto a isso. Os seis atletas acima mencionados são jovens egressos da Academia e titulares do Sporting.

Relativamente à reestruturação BdC anunciou que será aumentado o capital da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) por conversão da dívida à Holdimo, parceiro estratégico que vai suportar as obras de remodelações na Academia do Sporting, avaliadas em um milhão de euros, e por entrada de dinheiro de investidores externos, bem como a emissão de novas VMOC (Valores Imobiliários Obrigatoriamente Convertíveis). A SPM (Sporting Patrimônio e Marketing) também será incorporada na SAD.

BdC herdou um Clube à beira da falência, em 7º lugar no campeonato nacional de futebol, procedeu a profundas remodelações e em ano e meio alcandorou o Sporting à Liga dos Campeões.

Um exemplo fantástico de boa governança. BdC apresentou um programa com 120 medidas quando se candidatou ao cargo de presidente e já concretizou a maioria esmagadora dessas medidas. BdC não promete, cumpre.

Quero com isto dizer que um clube à beira da falência pode ser recuperado com certa rapidez se o seu presidente e os seus dirigentes não estiverem a tratar dos seus ‘interesses’ pessoais e atuarem com competência e dedicação. Os sócios das empresas de BdC tomam conta dos seus negócios desde que ele assumiu a presidência e o cargo passou a ser remunerado para que BdC esteja à frente do Sporting por quantas horas forem necessárias em cada dia de trabalho.

Defendo essa medida de remuneração do presidente e de todos os diretores desde há vários anos, porque o futebol de hoje é altamente competitivo, já não vive de cartolas, mas de profissionais altamente qualificados na área desportiva.

Ao nosso Botafogo falta o essencial: presidente remunerado a tempo inteiro, diretores profissionais remunerados e competentes, capacidade de reestruturação, profissionalização e modernização, bem como uma parceria financeira estratégica e democratização do Clube com direito de voto a todos os sócios. O vencedor das eleições do Glorioso vai tomar essas medidas, entre outras cruciais?

4 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Que inveja Rui, que inveja que o Bruno de carvalho não é o presidente do Botafogo. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Tem os seus defeitos e ainda está meio 'verde' para este mundo do futebol (tem 42 anos), mas com o tempo e uma certa temperança eu creio que poderá ser um grande presidente. O temor dele é tão grande que os inimigos fidagais Benfica e Porto deram as mãos um ao outro para isolar o Sporting. Espero que o BdC se aguente e que em alguns anos reerga o Clube à altura de ser um adversário difícil de bater na Liga dos Campeões. Essa é a ambiciosa aposta. Precisa de tempo para amadurecimento, mas o rumo é claro.

Abraços Gloriosos.

Gil disse...

Rui,

Como o Sergio, tenho uma inveja danado do Sporting!
Quero um "verde" desses! Um dirigente que se imponha e retorne a credibilidade ao nosso amado Botafogo.

Na contramão, temos um candidato que promete profissionalizar os departamentos, porém os vices serão amadores e eles terão a palavra final.
É isso mesmo Rui!
Que profissionalização é essa? Qual perfil de profissional aceitará uma barbaridade dessas?

Pobre do atual Botafogo!
Pobre de nós, Torcedores!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

A gestão do futebol nacional é simplesmente deplorável. Fora dois ou três dirigentes capazes, o resto é farinha do mesmo saco. Amadores, incapazes e sabendo coisa nenhuma sobre futebol.

Repara que no departamento de futebol tivemos a André Silva e depois o Chico Fonseca. Agora meteram lá o Gottardo que não tem estofo para aquilo. Às tantas o Anderson Barros vira 'excelente' em comparação com essas minhocas dengosas. Estamos fritos.

O que eu lamento realmente são os torcedores como tu: uma vida inteira indo a todos os jogos e a recompensa é o legado deste maldoso, vingativo e egocêntrico presidente.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...