quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Botafogo na fase de grupos!


Há quem não goste da frase porque a conota com a sua origem negativa, mas admitindo também a sua componente positiva, “há coisas que só acontecem ao Botafogo”. Gatito barrado, Helton Leite a titular, mas eis que se aproxima o momento decisivo, Helton Leite lesiona-se e é Gatito que defende a baliza botafoguense na decisão por penâltis. E Gatito é paraguaio; e o Olímpia é o maior rival do seu clube de coração, o Cerro Porteño.

E Gatito defende três pênaltis; o segundo dos quais típico de quem conhecia o batedor, defendo sem sair de onde estava, a meio do gol.

E o Botafogo classificou-se após uma primeira parte em que cozinhou bem o adversário e uma segunda parte em que Jair Ventura não foi bem ao recuar a equipe excessivamente e a efetuar substituições fruto da má leitura de jogo, quando aparentemente deveria cuidar de fazer ‘estremecer’ a nervosa equipe adversária no seu frágil reduto defensivo.

E não vencemos equipes 'pequenas', conquistamos a classificação em ambas as casas de dois ex-campeões sul-americanos: Colo Colo e Olímpia.

Aos torcedores de má vontade contra o técnico que nos tirou do sufoco da descida de divisão em 2016 e nos levou à Copa Libertadores, e que invectivaram Jair de todas as maneiras, gostaria de dizer que se não fosse Jair não estariam, não estaríamos, neste momento, acompanhando o Botafogo na Copa Libertadores pela simples razão de que não estaríamos lá…

Jair pode ter errado, mas quem ganhou a classificação não foi a capacidade técnica de uma equipe mediana como a nossa, mas a soberba capacidade de união e espírito de equipa que Jair Ventura instalou nas nossas hostes. E era exatamente disso que precisamos para reconstituir a nossa tradição Gloriosa de luta e de conquista.

FICHA TÉCNICA
Olímpia (1)1x0(3) Botafogo
Gols: Montenegro, aos 79’ (pênaltis do Botafogo convertidos: Camilo, Pimpão e Victor Luís)
Competição: Copa Libertadores da América
Data: 22.02.2017
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Árbitro: Julio Bascuñan (Chile); Assistentes: Christian Schiemann e Marcelo Barraza (Chile)
Disciplina: cartão amarelo - Marcelo, Carli, Bruno Silva (Botafogo); Fernández (Olímpia)
Botafogo: Helton Leite (Gatito Fernández), Marcelo, Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Airton (Guilherme), Bruno Silva, João Paulo, Matheus Fernandes (Gilson) e Camilo; Rodrigo Pimpão. Técnico: Jair Ventura.
Olímpia: Azcona, Ferreira, Cañete (Bogado), Pellerano e Giménez; Fernández (Roque Santa Cruz), Riveiros (Mendoza), Ortiz e Benítez; Mouche e Montenegro. Técnico: Pablo Repetto.

18 comentários:

Sempre Botafogo disse...

Guerreiro!
Bravo!
Gigante!
FOOOOOOOOOOOGOOOOOOOO
BOTAFOGO SUPEROU MAIS UM TIME NA LIBERTADORES!
QUE VENHA A FASE DE GRUPOS!

Sergio disse...

Valeu Botafogo E eu aqui na Itália longe e sofrendo para saber o resultado, mas eis que um amigo me manda um watsap com a mensagem: BOTAFOGO Foi a senha para saber que o time se classificado Valeu Fogão Que a diretoria faça um esforço e contrate pelo menos um bom atacante e reforce o banco, pois a LA vale a pena Abs e SB!

Lorismario disse...

Caro Rui. Fraternos abraços. Loris

Ruy Moura disse...

Sempre Botafogo, ganhamos pelo extraordinário espírito de união e vontade que Jair conseguiu imprimir, independentemente de erros da equipe e do próprio Jair. GLORIOSO! Abraços.

Ruy Moura disse...

Meu amigo Sergio, é possível ver os jogos aí em Itália através da Internet. As nossas noites estão sendo épicas. derrotando grandes equipes como Colo Colo e Olímpia.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Abração enorme, Loris. Que a saúde continue firme para gozarmos novas glórias do nosso amado Clube.

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Eu sei Ruy, o problema que deu uma passada em Paris e cheguei ontem a noite exausto e, às duas da manhã prá mim não deu Abs e SB!

Anónimo disse...

Grande Rui, estava ansioso por sua análise sobre o jogo. Gosto do JV como treinador, os números não mentem, com o mesmíssimo time teve um desempenho bem melhor que o Ricardo Oliveira, seu antecessor.

Vi em outros sítios críticas ao Jair Ventura, concordo em parte sobre suas alterações equivocadas e o recuo excessivo. Em uma entrevista o técnico alvinegro informou que tal disposição do time foi proposital, para ter campo para contragolpes, mas reputo semelhante estratégia arriscadíssima. Primeiro, se você permite ao adversário aproximar-se facilmente de seu gol vai proporcioná-lo maior número de chances ofensivas, e quanto mais arremates à baliza, maior a probabilidade de gols, isso é matemática pura. Segundo, para a estrategia do JV dar certo são necessários jogadores velozes (no mínimo uns três) e com bom passe para as triangulações em velocidade, coisas que o Botafogo não tem (infelizmente).

Mas por fim passamos. Confesso que nos penaltys fiquei tranquilo após os 2x0, com esse placar o fogão só precisaria acertar mais dois penaltys em três ou o Olímpia errar mais dois em três, ou ainda fazemos um e os cara perderem outro (o que aconteceu de fato), ou seja, estatisticamente era quase impossível perdemos.

E soma-se a frieza dos números o elemento metafísico, o Olímpia não tem sorte com penaltys na Libertadores. Em apenas duas ocasiões um clube que perdeu o primeiro jogo de uma final por dois gols, conseguiu a igualdade no segundo confronto e venceu nos penaltys. Foram os Altéticos Nacional (Colombia) e Mineiro, sendo que nas duas ocasiões o adversário derrotado foi o Olímpia, rsrsrs, quando perderam o segundo, lembrei-me disso.

abs

Daniel




Sempre Botafogo disse...

Caro Rui
Este jogo foi
...épico
...sofrido
...foi Botafogo!
E isto aqui é Botafogo!
Valente!
Combativo!
Focado!

Sempre Botafogo disse...

Rui,
Acho que a luta do FOGÃO será árdua mas tende a continuar o ano inteiro.
Então, que nos traga resultados!
Títulos!

Ruy Moura disse...

Dois jogos épicos: eliminamos o Colo Colo e o Olímpia na... casa deles!
Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Sempre Botafogo, n\ao sei se trará títulos, porque a equipe é mediana e, a certa altura, as diferenças técnicas aparecem (refiro-me a títulos nacionais ou internacionais). Mas que seja um ano em que consigamos perceber que se está a preparar uma grande equipe já para 2018. O planeamento a médio e longo prazo é fundamental para sucessos consistentes. Eu apostaria, também, na reestruturação do departamento de futebol, que me parece arcaico e pouco profissionalizado.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Eu também ia adormecendo porque cheguei a Londres, onde estou, e não dormi praticamente na noite anterior, mas dei uns tabefes a mim próprio, lavei a cara e aproveitei o intervalo para dormir. (rsrsrs)

Mas o que interessa que estamos ambos felizes!!!

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Concordo consigo, Daniel. O Jair não é um supra sumo, mas é jovem, está em início de carreira e pode progredir. Do ponto de vista f+da gestão do plantel é absolutamente decisivo: impôs união, espírito f+de equipa, solidariedade bem visível quando Gatito corre para comemorar com Helton Leite. Este é, verdadeiramente, o 'Botafogo Homem' que eu queria. O resto é termos um gerente de futebol que contrate com profissionalismo e conhecimento efetivo do mercado (coisa que não temos) e um departamento médico que não seja ineficiente como o atual. Finalmente, que o Jair reconheça os erros e progrida tecnicamente.

Se essas condições ocorressem tenho a certeza que títulos importantes começariam acontecendo.

Sobre os pênaltis, que normalmente não consigo assistir por razões emocionais, ontem assisti integralmente porque confesso que tinha fé no Gatito. E após os quatro primeiros pênaltis batidos fiquei com a certeza que o Olímpia estava emocionalmente arrumado.

Abraços Gloriosos.

marlon disse...

Passamos, Rui! Abraços gloriosos, Marlon.

Ruy Moura disse...

Passamos, Marlon!!!

Finalmente começamos a caminhar para a reconquista de um espaço Glorioso. Que a diretoria seja capaz de ver o que está errado - porque há bastantes coisas a corrigir - e substitua o que tem que substituir, reestruturando o que tem que reestruturar e modernizar-se para uma gestão profissional.

Abraços Gloriosos.

MACAU disse...

Grande Rui!
Bom ver que vc continua escrevendo - e bem - sobre o Botafogo.
Sua leitura sobre o jogo combina com a minha.
Muitas felicidades pra vc e os seus!

SA,

Macau

Ruy Moura disse...

Grande amigo, que saudades de ti e da tua família!

Tenho esperança que nos reencontremos depois daquele magnífico fim de semana em Brasília.

Um grande e Glorioso abraço, extensivo à tua família.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...