sexta-feira, 15 de março de 2019

Althemar Dutra de Castilho: no início e no fim de ciclos dramáticos

Atrizes na ‘passeata dos cem mil’ em 1968 no Rio de Janeiro: Eva Todor, Tonia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell.

Foi sob as presidências de Althemar Dutra de Castilho que o Botafogo fechou o seu maior ciclo de glórias, que iniciou o ciclo provavelmente mais dramático da sua longa história e que, finalmente, restabeleceu um novo período glorioso.

Althemar Dutra de Castilho iniciou a presidência em 1968, fechando o ciclo de glórias em múltiplos desportos, e presidiu o Clube até 1972, quando passou o testemunho a Rivadávia Corrêa Meyer Jr., responsável por preparar a venda da nossa mítica Sede, a que se seguiu a presidência de Charles Borer, que concretizou a venda da Sede à Companhia do Vale do Rio Doce.

Seguiram-se a estes os presidentes Juca Mello Machado e Emmanuel Sodré Viveiros de Castro, tendo este feito esforços honestos de recuperação mas sem resultados práticos, e, finalmente, em 1985, no ano em que a Ditadura baixou os braços, Althemar Dutra de Castilho reassumiu a presidência do Glorioso da Estrela Solitária, tendo o seu mandato sido finalizado em 1990, já depois do rompimento do jejum de 21 anos sem vencermos o campeonato carioca, que acabamos por conquistar duplamente em 1989 e 1990.

A título ainda de curiosidade, foi Althemar Dutra de Castilho quem se insurgiu contra a ação da Ditadura quando, a 26 de junho de 1968, durante a ‘passeata dos cem mil’, os militares invadiram General Severiano de armas em punho, reprimindo e prendendo os estudantes em manifestação contra a Ditadura, seguindo-se no fim do ano a publicação do famigerado Ato Institucional Número Cinco (AI-5), o mais duro de todos os 17 AI instituídos pela Ditadura.

Se no ano em que tomou posse pela primeira vez, Althemar Dutra de Castilho censurou o comportamento da Ditadura (1968) que perseguiu e torturou milhares de oposicionistas, foi justamente no ano em que a Eleição Indireta para a Presidência da República marcou o fim da Ditadura (1985), que Althemar Dutra de Castilho retornou à cadeira do poder em General Severiano.

E, finalmente, a última curiosidade: foi no ano em que se restabeleceu a Democracia plena com a 1ª Eleição Direta para a Presidência da República (1989), que reconquistamos o título de campeões estaduais 21 anos depois da última celebração, ainda sob a presidência de Altemar Dutra de Castilho.

Texto: Editor do blogue Mundo Botafogo.

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...