por CARLOS EDUARDO
Crônicas de Quinta, no Mundo Botafogo
Há quase 48 anos, exatamente no dia 15 de novembro de 1972, era dia de clássico no Maracanã e a cidade se movimentava, esperando ansiosamente mais um grande jogo.
Naqueles tempos, entre bandeiras, batucadas e muita festa, o geraldino chegava com o radinho de pilha para "ver e entender melhor o jogo".
Mesmo com o "bicho" já garantido desde outras épocas, o que valia e o que ainda vale no futebol é bola na rede. E quantas tivemos naquela tarde-noite maracanesca.
A bola mal rolara no gramado e subitamente o "score" se tornava favorável ao Glorioso (1x0).
Eis que, rapidamente, o geraldino surpreendia-se com o narrador do radinho: - "Invadiu perigosamente a área, Fischer (lá vai os olhos do torcedor procurar o Fischer dentro da área), bateu de primeira, gol: Gooooool do Botafogo!!!”
O grito de gol do narrador e o grito da torcida botafoguense ecoavam pelo estádio. Nesse instante o placar já marcava 2x0 para o Botafogo. ‘El Lobo’ logo depois faria o 3x0... Houve tempo ainda para Jairzinho dar a letra, fazer chover e Ferretti (no lugar de Fischer) chegar na festa embrulhando de presente o 6° gol na rede rubro-negra...
No dia da Proclamação da República e do aniversário do rival, o Botafogo proclamava ao país e ao adversário, os seus mais sinceros... "Parabéns a Vo6!!!"
E Fischer, grande goleador argentino, fez uma de suas grandes exibições com a camisa do Botafogo.
No Glorioso atuou em 180 jogos marcando 68 gols e é até hoje o estrangeiro com mais jogos realizados e mais gols marcados pela ‘Estrela Solitária’.
Foi um dos grandes nomes do clube na década de 1970 e teve protagonismo junto a tantos outros craques alvinegros no período.
Tanto Fischer quanto Ferretti eram incontestáveis à época, e se tornaram inesquecíveis...
Quando nossos ídolos se vão, a história deles vira legado por aqui... É, Botafogo, já está na hora de termos novos grandes ídolos, histórias e títulos.
¡¡¡Gracias, ‘El Lobo’ Fischer!!!
¡¡¡Gracias por entender la grandeza real de este club y por haber honrado
tanto nuestra camiseta!!!
2 comentários:
Idolo de infancia.....Jair, Marinho, Fischer, Wendell , Ferreti , Nilson Dias, Carlos Roberto, Dirceu.Essa era a ordem dos meus idolos ...esses caras que me fizeram Botafogo ..um a um foram saindo e me sentia como orfão.....até os nomes dos caras eram diferentes, amigo Rui.....parte do meu Botafogo está indo embora...agora est morrendo,vi uma reportagem, do Wendell, mora em Santa Catarina , sofreu um AVC, muito triste o estado dele ...para te falar a verdade, minha geração pegou pouco do autentico Botafogo, tenho 55 anos,....o que está ai parece uma cópia mal feita ou um rascunho inacabado....abs...
Tive um pouco mais de sorte, Luiz Flavio. Vi Didi, Nilton Santos, Garrincha, Arlindo, Amarildo, Jairzinho, Gerson, Roberto, Manga, Rildo, Quarentinha, Ferretti... Mas no presente temos a mesma sorte: vendo presidentes atrás de presidentes estropiando o Botafogo, que estrubucha à beira de uma provável ruína. Isto hoje não é cópia mal feita nem rascunhoinacabado, é outro Botafogo construído na base de muitas mentiras, muitas omissºoes, muitos interessses, muito desleixo clubista, muitas vaidades ridículos. Se não for o fim,começarei acreditando em milagres...
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário