segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Garrincha e Maradona: quem valoriza quem...

por FELIPE SOUZA CRUZ

In Facebook

“Ahhhhhhhhhhh… se o Brasil tivesse a consciência que a Argentina tem. Vejo o velório do Maradona, os comentários na mídia Argentina e isso me dá uma inveja inexplicável. Tivemos um fenômeno tão grande feito Maradona, talvez até maior, por ter duas Copas, mas não é hora de comparações e sim de devoção.

Garrincha, assim como Maradona, tinha um corpo inapto para o futebol, um gordinho e o outro aleijado, e mesmo assim, com o espanto da ciência, jogaram bola no mais alto nível já visto pelo mundo. Talvez o ataque ao tamanho e ao que foi o Garrincha tenha ocorrido por ser tão humano quanto Maradona, tão imperfeito quanto ele, Garrincha tinha problemas pessoais, era dependente químico e teve sua carreira e vida encerradas antes do tempo.

O período em que Garrincha desponta e desmonta o imaginário do brasileiro, infelizmente coincide com uma ditadura. Nunca li que Garrincha tinha a consciência de classe do Maradona, mas entendo que ele foi ofuscado no nosso país por não ser exemplo de perfeição fora do campo.

Enfim, pobre do brasileiro que não soube valorizar um gênio como a Argentina sabe. Maradona, assim como Garrincha, será eterno, serão eternos por suas imperfeições fora de campo e genialidade dentro das 4 linhas. Quer vocês queiram ou não...  abutres da vida alheia.

6 comentários:

Luiz Flavio disse...

A sorte do Maradona foi ter nascido na Argentina....se fosse aqui Jah o tinham crucificado faz tempo.....

leymir disse...

Olá Ruy e Felipe!

Eu agora vou apanhar e estou pronto para isso, mas vejo Maradona supervalorizado e Garrincha subestimado.

Para mim a comparação entre um e outro já é um desrespeito a Garrincha que se for comparado a alguém deveria ser a Pelé e ninguém menos.

Maradona é genial por principalmente o que fez em 86, e Garrincha fez mais que isso em 62. Garrincha como citado no artigo ainda tem mais uma copa vitoriosa a de 1958 aonde jogou mais que Marodona em 90, quando fora vice pela Argentina.

Maradona é sim um gênio, e deve ser comparados a outro gênios, Garrincha era de outro planeta e conseguiu números superiores que Maradona.

Maradona pra mim está na esfera de outros gênios, Zico, Platini, Zidane, Messi , Cristiano Ronaldo, e a maioria desses com números individuais melhores que de Maradona.

Entendo porque a Argentina o superestima, não entendo porque fazemos o mesmo.

Garrincha é um jogador fora da esfera dos gênios aonde o máximo expoente é Pelé, ele é um mágico , ele é único e não deveria ser comparado a ninguém e se o fosse seria exclusivamente a máquina Pelé que embora não tão mágico quanto Garrincha, foi sem dúvida o jogador mais eficiente de todos e com sobras.

Óbvio que foi um colírio ter visto Maradona, mas é um colírio ainda maior imaginar a alegria do povo de pernas tortas e dentro de campo... Imagine quem viu!

Grande abraço!

Ruy Moura disse...

Exato, Luiz Flavio. No Brasil as figuras são muito maltratadas em geral: Pelé, Garrincha, Chico Buarque, e por aí vai. Para não falar nos últimos anos...

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Concordo inteiramente, Leymir, exceto que se possa comparar Pelé e Garrincha. Pelé e Cristiano Ronaldo são de uma linhagem dos atletas 'perfeitos', basta ver o pedigree fabuloso de CR7. Já Garrincha, Maradona, Messi e - acrescento - Ronaldinho Gaúcho (que era uma espécie de Garrincha, mas nunca levou o futebol a sério e apenas jogou o futebol diversão), são de outra linhagem. Isto é, linhagens diferentes não se devem comparar, mas sim apenas atletas dentro da mesma linhagem.

Dito isto, quero expressar o que penso há muitos e muitos anos: Pelé foi o mais perfeito profissional de futebol, Garrincha foi o mais perfeito artista de futebol.

Ou como disse Gérson Canhotinha de Ouro: "Até o Pelé você vai ver nascer. Um Garrincha nunca mais, nunca mais. Jogador como ele, nunca mais. Desconcertante como ele, habilidoso e inteligente como ele, nunca mais."

Abraços Gloriosos.

leymir disse...

Querido Ruy,

Escrevi mal, foi exatamente o que disse e não poderia concordar mais contigo.

Pelé é um jogador genial, Garrincha de outra estirpe, é mágico.
Pelé pensava 4 horas na frente de todo mundo mas se vc tivesse 4 horas saberia o que ele faria, Garrincha não.

Como Pelé foi o ápice da genialidade e Garrincha da magia, essa na minha opinião seria a única comparação possível sem ofender a memória de Garrincha que está acima de todos exceto Pelé e até de de Pelé ganha em encanto e plasticidade.

Quando falei da comparação é porque como você mesmo escreveu um foi o mais perfeito artista de futebol e outro o mais perfeito jogador de futebol, foi apenas nesse sentido.



Abração!

Ruy Moura disse...

Uma única palavra ao seu comentário, Leymir: PERFEITO!!!
Grande Abraço!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...