por RUY MOURA
Editor do Mundo Botafogo
1960: TORNEIO RIO-SÃO PAULO
17.03.1960: BOTAFOGO 0-0 AMÉRICA (RJ). Rio de Janeiro.
20.03.1960: BOTAFOGO 1-1 CORINTHIANS (SP). São Paulo.
24.03.1960: BOTAFOGO 1-3 FLAMENGO (RJ). Rio de Janeiro.
27.03.1960: BOTAFOGO 2-2 FLUMINENSE (RJ). Rio de Janeiro.
02.04.1960: BOTAFOGO 3-2 SÃO PAULO (SP). Rio de Janeiro.
07.04.1960: BOTAFOGO 1-1 VASCO DA GAMA (RJ). Rio de Janeiro.
09.04.1960: BOTAFOGO 3-2 PORTUGUESA DE DESPORTOS (SP). São Paulo.
16.04.1960: BOTAFOGO 3-0 SANTOS (SP). Rio de Janeiro.
20.04.1960: BOTAFOGO 3-2 SELEÇÃO CARIOCA (RJ). Rio de Janeiro.
23.04.1960: BOTAFOGO 3-1 PALMEIRAS (SP). São Paulo.
BOTAFOGO VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO RIO-SÃO PAULO.
ÚLTIMO JOGO
Botafogo 3x1 Palmeiras
» Gols: Quarentinha, aos 9’ e 51’, e Nilton Santos, aos 75’ (Botafogo);
Romeiro, aos 62’ (Palmeiras)
» Competição: Torneio Rio – São Paulo
» Data: 23 de abril de 1960
» Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
» Renda: Cr$ 170.225,00
» Árbitro: Alberto da Gama Malcher
» Botafogo:
Ernâni (Adalberto);
Ademar, Zé Maria, Chicão e Nilton Santos;
Édson (Tião Macalé) e Frazão;
Garrincha, Amoroso (Rossi), Quarentinha e Amarildo.
Técnico: Paulo Amaral.
» Palmeiras:
Valdir (Aníbal);
Jorge, Valdemar Carabina, Ivan e Aldemar;
Perinho e Romeiro;
China, Parada, Ênio Andrade e Cruz.
Técnico: Oswaldo Brandão.
8 comentários:
Mas que time é esse hein?
Parabéns meu amigo!!!!
Era uma vez um clube que tinha o maior número de titulares canmpeões do mundo pela Seleção Brasileira... era uma vez um grande clube que já não é... que só tem mentecaptos no comando...
Abraços Gloriosos.
Eu acredito piamente que esses caras irão passar e o Botafogo vai voltar, eu acredito na vocação das coisas e a vocação do Botafogo é ser grande.
Esse monte de aproveitadores atravanca o Botafogo, eles fazem um movimento antinatural que é fazer com que o Botafogo pareça menor que seu tamanho.
Isso tbm aconteceu com meu clube, um dia esses caras passam e as coisas ficam em harmonia novamente.
Ruy,
A Seleção Carioca disputava o Rio-São Paulo?
Pois é, Émerson... esse Botafogo era uma verdadeira Seleção Carioca! (rs)
Anbraços Gloriosos.
Não sei, Leymir. Já não acredito piamente em nada neste mundo de loucos. Desde que vemos as barbaridades que vemos por todo o lado com radicalismos absurdos e gente histriônica fazendo o que mais lhe apetece, creio que tudo é possível. Quando se ouve os absurdos que saem da boca do presidente do país mais importante do mundo, quando se vê as ridículas manifestações de figuras públicas, quando se lê as atrocidades escritas nas redes sociais e nos comentários dos jornais online, quando se observa negacionistas de uma doença que tomou conta do mundo, quando políticos, banqueiros, presidentes de clubes e tantos outros fazem o que querem com o dinheiro alheio e as emoções dos outros, creio que já não consigo acreditar em melhorias seja no que for a curto prazo. Talvez no médio prazo, com as crises sucessivas que vão surgir a nível social, econômico e ambiental a nível mundial, se possa recuperar patamares civilizacionais e deixar para trás o retrocesso social a que assistimos numa boa parte do mundo.
Cada vez que Paulo Antônio Azeredo colocava a mão sobre o nada, transformava-o em ouro (glórias de 1930 a 1935 e de 1957 a 1962), quando um presidente do Botafogo da atualiadde coloca a mão sobre ouro, transforma-o em nada (descidas de divisão). As descidas de divisão do Botafogo foram no último ano de mandatos de dois presidentes; este ano também acaba o mandato de outro presidente, o pior entre os piores...
Abraços Gloriosos.
Querido Ruy,
Eu entendo e compartilho com boa parte do que vc escreveu, sou porém, um desajustado otimista, um exagerado otimista.
Torço e falo de verdade que o Botafogo se mantenha na primeira divisão, mas um pensamento me perturba.
Quando da tragédia com os meninos do ninho, cheguei a pensar em não torcer mais e compartilhei isso contigo, e você sabiamente me corrigiu.
Conversando com outro amigo botafoguense, ele me explicou que caso o Botafogo abra falência ele iria automaticamente para quarta divisão.
Será que isso é tão ruim? o Botafogo continuaria glorioso, continuaria o clube de Garrincha e Nilton Santos, continuaria com suas inúmeras vitórias em outros esportes e ressurgiria sem o peso das dívidas.
Eu não acho que jogar uma quarta divisão seja uma mácula nem de perto tão pesada quanto a tragédia do Ninho do Urubu que todos nós Flamenguistas temos que carregar.
E acho até que seria um caminho bonito de redenção se for preciso chegar a este ponto.
Não acho que seria uma vergonha, acho que esse recomeço seria uma possibilidade de reencontro do Botafogo consigo mesmo.
Se o Flamengo fosse para uma quarta divisão por falência, eu estaria lá com ele e acredito que a torcida do Botafogo faria.
Esse recomeço seria tão pior que essas repetidas agonias de ano após ano desde a saída de Bebeto de Freitas?
São só elaborações, eu realmente não sei a resposta. Só sei que o Botafogo não deixaria de ser gigante por isso.
Um grande abraço!
Meu querido amigo, vamos então atenuar o meu desabafo.
Nunca deixarei de torcer pelo Botafogo, exceto se por alguma razão - certamente impossível - o Botafogo começasse a ser beneficiado descaradamente sem ética nem moral. Isso eu não admitiria. Não conseguiria comemorar títulos injustos que iriam contra a dignidade do trabalho e do esforço dos adversários. Sem meritocracia por via de benefícios de arbitragens ou outros benefícios debaixo da mesa, eu não torceria. Mas como isso nunca acontecerá, serei sempre torcedor do Botafogo.
Por outro lado, se o futebol acabar e o Clube continuar com outras modalidades e sendo competente na gestão, eu ficarei muito feliz. Os meus desportos preferidos quando jovem eram o futebol e o turfe. Depois pratiquei imensos desportos, desde futebol, futsal, vela, hipismo, natação, até bilhar, canastra, xadrez, etc. Tornei-me amante de desportos como atletismo, remo, polo aquático, hóquei patinado, basquetebol, etc. À medida que me fui desinteressando pelo futebol porque é um desporto rodeado por muita corrupção, desportiva e financeira, com péssimos dirigentes que levam os clubes à bancarrota, piores árbitros sonegadores de títulos, jornalistas imorais, etc., então comecei a gostar ainda mais dos outros desportos. Em suma, o futebol não me faz muita falta se o Botafogo for um grande clube noutros desportos. O meu problema agora é que a diretoria deu cabo do futebol, do basquete, da natação, do polo aquático, do remo, do basquetebol e do voleibol. A diretoria do Botafogo só tem vândalos desportivos. Estou triste com este descaso todo às outras modalidades.
Sobre descer de divisão, nenhum problema, apesar de eu não gostar de ver nenhum dos 12 maiores clubes brasileiros na 2ª divisão. Mas admito que qualquer deles possa cair. O que não é admissível é que caia 3 vezes em 20 anos, como o Vasco da Gama e, talvez, o Botafogo este ano.
Não obstante, e talvez o Leymir não tenha lido algum dos comentários que publico, defendi que se essa coisa do Botafogo S/A for uma mentira, como parece, então a melhor solução, em minha opinião, é a que escolheu o Rangers da Escócia: faliu por que tinha um passivo de 26 milhões de euros, consolidou parte da massa patrimonial para retomar, ajustou a sua designação (nome), desceu à 4ª divisão e todos os anos foi galgando as divisões até chegar novamente à 1ª divisão e atualmente disputar a fase de grupos da Liga Europa. E, repare, o Rangers ainda é o clube que mais títulos escoceses ganhou.
E na segunda divisão já estiveram Manchester United, Manchester City, Arsenal, Leeds, Liverpool, Tottenham, Juventus, Milan, Olimpic de Marselha, etc. É sempre possível recuperar, mas só com gente incorruptível...
Grande e Glorioso Abraço!
Enviar um comentário