sábado, 7 de junho de 2025

Mercado de contratações: Arthur Cabral, em busca de redenção

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Arthur Mendonça Cabral nasceu no dia 25 de abril de 1998, em Campina Grande, estado da Paraíba, Brasil, atua como ponta-de-lança, é destro, mede 1,86m de altura e pesa 82kg.

O atleta iniciou a carreira nas categorias de base do Ceará SC, estreando na equipe principal aos 17 anos de idade, no dia 22 de julho de 2015, pelo jogo de volta da Copa do Brasil contra o Tupi. A partida estava empatada quando Arthur Cabral substituiu Siloé aos 90+1’, marcando o gol da vitória e da classificação cearense aos 90+4’.

Depois dessa partida Arthur Cabral regressou às categorias de base e somente tornou a atuar na equipe principal em 2017, ano em que realizou 22 jogos e marcou 5 gols.

Em 2018 Arthur atuou em 55 partidas e marcou 24 gols pelo Ceará, fez parte da seleção do Campeonato Cearense, foi artilheiro da Copa do Nordeste com 5 gols e no Campeonato Brasileiro foi destaque no arranque do Ceará a partir do último lugar (apenas 3 pontos à 10ª rodada) até chegar ao 15º lugar com 44 pontos.

No final do ano, a 30 de novembro, Arthur Cabral foi adquirido pelo Palmeiras por R$ 5,5 milhões (50% dos direitos econômicos), com contrato a 5 anos, tendo realizado 81 jogos e marcado 29 gols ao serviço do Ceará.

Porém, não vingou no alviverde paulista, tendo disputado apenas 5 jogos e marcado 1 gol contra o Novorizontino nas quartas-de-final do Campeonato Paulista de 2019, sendo então emprestado ao FC Basel em agosto de 2019.

Entretanto, fora convocado para a Seleção Brasileira Sub-23, tendo atuado em 1 partida.

Arthur estreou em 15 de setembro, pela Copa da Suíça, contra o FC Meyrin, fora de casa, vencendo por 3x0, gols de Kemal Ademi, Fabian Frei e Valentin Stocker. Nas quartas-de-final, contra o FC Lausanne-Sport, marcou dois gols na vitória por 3x2 na prorrogação. Entretanto, foi infetado com o vírus da COVID-19 e não jogou a final da Copa, na qual o Basel foi derrotado por 2x1 pelo BSC Young Boys.

Fonte: www.transfermarkt.pt

No Campeonato Suíço de 2019-2020 Arthur atuou em 26 jogos e marcou 14 gols. Na Liga Europa estreou a 19 de setembro na vitória por 5x0 sobre o FC Krasnodar. Após 39 jogos e 18 gols marcados, o Basel comprou os direitos econômicos de Arthur em 29 de junho de 2020, por 4,4 milhões de euros, assinando contrato até 2023.

Entre 2020 e 2022 o seu sucesso aumentou, apesar de não ter conquistado nenhum título. Na sua última temporada fez um poker contra o Servette FC pelo campeonato, na Liga Conferência da UEFA marcou gols em todas as partidas de play-offs e na fase de grupos marcou 5 gols em 6 jogos.

Após 106 jogos, 65 gols marcados e 12 assistências pelo Basel, Arthur Cabral rumou à ACF Fiorentina por 14 milhões de euros, estreando na derrota contra a SS Lazio e marcando o seu primeiro gol a 26 de fevereiro de 2022 na derrota por 2x1 para a US Sassuolo Calcio.

Na temporada 2022-2023 foi finalista da Coppa Italia e da Liga Conferência da UEFA, sendo a sua equipe superada pela FC Internazionale Milano e pelo West Ham UFC, respectivamente, pelo mesmo placar de 2x1 em ambas as finais. Foi o melhor marcador da Liga Conferência, com 7 gols.

No final da temporada, após atuar em 65 jogos, marcar 19 gols e efetuado 3 assistências, Arthur Cabral foi vendido ao SL Benfica no dia 10 de agosto de 2023 por 20 milhões de euros.

Porém, Arthur teve dificuldade de adaptação ao estilo de jogo do Benfica, tardou em marcar gols e entrou em polêmica devido a um gesto obsceno endereçado à torcida benfiquista. Pediu desculpa posteriormente, mas não singrou na equipe, atuando em 43 jogos, marcando 11 gols e efetuando 3 assistências, até final da temporada de 2023-2024.

Na temporada 2024-2025 foi ‘encostado’ como reserva de Belotti que é reserva de Pavlidis, isto é, 3ª opção no ataque do Benfica, tendo atuado menos e marcado menos gols. Nas duas temporadas ao serviço do clube português Arthur jogou 77 partidas, marcou 18 gols e efetuou 5 assistências. Conquistou apenas a Taça da Liga, 3ª competição a seguir ao Campeonato Português e à Taça de Portugal, atuando apenas em 1 jogo completo e 16’ de outro.

O atleta é robusto e tem presença na área. Segundo o treinador do Benfica, apesar de ser pouco utilizado treina bem e é bom jogador.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Cabral; https://www.transfermarkt.pt/arthur-cabral/profil/spieler/390638; https://www.zerozero.pt/competicao/taca-da-liga/207

4 comentários:

Anónimo disse...

Já ia lhe pedir um comentário sobre esse jogador...mas o motivo principal é parabenizar-lhe pelo título de Portugal.Depois q te conheci , comecei a olhar para nossas relações com os patrícios.Me considero campeão como você e ,principalmente, obrigado por esse jogador extraordinário,esse monstro que me faz apaixonar ainda mais pelo futebol ,aos 40 anos ,sem precisar estar ali..sem precisar chorar .....sem precisar provar mais nada e que me faz chorar de alegria.Vida longa longa a Cristiano e vida longa a você que me ensinou ,por sua educação,sua sabedoria,sua fidalguia a olhar para a Pátria mãe com mais carinho ..ABS para o meu amigo

Ruy Moura disse...

Meu caro amigo (anônimo), fiquei muito sensibilizado com o seu comentário, tanto no que respeita aos 'patrícios' como ao CR7, tantas vezes injustiçado pela FIFA e pelos seus antis, e em especial sobre a minha pessoa pelo comentário tão carinhoso que me fez. Muito obrigado do fundo do coração!

Abraços Gloriosos.

Luiz Flavio disse...

eu ontem , tomando vinho , eufórico com o jogo de tenis que acabara de assistir e o futebol apresentado por Portugal e o resultado nos penaltis ,acabei não me identificando no meucomentário, meu amigo.......tenha a certeza que o sentimento é verdadeiro....abraços....

Ruy Moura disse...

Grande Luiz Flavio, tenho a certeza, sim! É uma amizade muito boa e antiga entre nós! Obrigado!
Abraços Gloriosos.

Botafogo 2x0 Bragantino - o melhor ensaio de futebol vertical

Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo alcançou uma vitória como lhe competia, em casa, pela...