domingo, 25 de maio de 2008

Ineficácia, suor e empate

O Botafogo evidencia enormes dificuldades em campo, mesmo considerando que não possui estrelas e a maioria esmagadora dos jogadores é medíocre (Abedi, Zé Carlos, Fábio, Renato Silva…) ou mediana (Alessandro, Triguinho, Leandro Guerreiro…) ou em queda de rendimento (Túlio, Jorge Henrique, Wellington Paulista…).

A queda física da equipa é absolutamente evidente, a qualidade dos passes caiu abruptamente, o indicador de eficácia do gol subsumiu-se…

A primeira parte do Botafogo é um churrilho de más jogadas e o Vasco da Gama, jogando muito pouco, poderia ter terminado a ganhar por 2x0. O gol vascaíno ocorreu antes do 1º minuto, após uma cobrança rápida de bola parada e mais um fiasco da defesa botafoguense. Aos 28 minutos Bruno Costa ofereceu um gol que o Vasco rejeitou e aos 38 minutos, se não fosse o providencial travessão, Alan Karcec teria selado a sorte da partida.

Todo o 1º tempo se passou com um Botafogo desajeitado, sem qualidade de passe e sem oferecer perigo ao Vasco, que por sua vez também mostrava ser uma equipa com pouca qualidade de bola. Carlos Alberto foi, talvez, o único jogador a lutar contra a maré baixa do Botafogo. Fábio, por seu turno, desperdiçou uma clara oportunidade de empatar, mostrando que não tem presença de espírito como atacante e não sabe chutar forte nem com pontaria. Quem algum dia disse a Fábio para jogar como atacante certamente que queria ver o sofrimento dos botafoguenses à flor da pele.

No 2º tempo o Vasco teve que fazer substituições por lesão e Cuca fez entrar Jorge Henrique e Lúcio Flávio. O Botafogo continuou dependendo de Carlos Alberto e o Vasco decidiu recuar para segurar o resultado. Então, o Botafogo subiu de produção e o Grande Renato Silva, o ‘homem de ouro’ de Cuca, consegue o impossível mesmo para um jogador com a sua falta de qualidade: aos 23 minutos Carlos Alberto dominou a bola dentro da área e chutou cruzado, a bola ia entrando quando o Grande Renato Silva, na pequena área, decidiu ser o autor do gol e debaixo do travessão conseguiu… chutar para fora!!!

Perdido o empate pelo ‘Grande Afilhado’ o Botafogo não desistiu, apesar de tudo, e aumentou a pressão sobre o Vasco, que viu Pablo ser expulso aos 28 minutos. Mesmo assim, apesar de suar e de insistir, somente aos 41 minutos conseguimos empatar de penalty, por Lúcio Flávio. Fábio foi agarrado por Vítor e o árbitro assinalou a grande penalidade.

E terminou aí o jogo. Deve-se realçar que as melhores jogadas ocorreram com Carlos Alberto e Lúcio Flávio (apesar de jogar pouco mais de meia hora) e os ‘desastres’ aconteceram com Fábio no 1º tempo a perder um gol feito e com o ‘Grande Afilhado’ Renato Silva a evitar o gol de Carlos Alberto, salvando o Vasco quase em cima da linha de gol.

O Vasco apresentou uma equipa fraca e teria dado para vencer… com a nossa também fraca equipa…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Vasco da Gama
Gols: Eduardo Luiz 55” 1ºT (Vasco); Lúcio Flávio 41' 2ºT (Botafogo)
Competição: Campeonato Brasileiro
Estádio Olímpico Joã Havelange, o ‘Engenhão’; 25/05/2008
Arbitragem: Luís Antônio Silva Santos (RJ); Wagner de Almeida Santos (RJ) e Marco Aurelio dos Santos Pessanha (RJ)
Cartões Amarelos: Bruno Costa e Carlos Alberto (Botafogo); Vilson, Souza, Luizão, Pablo e Roberto (Vasco)
Cartões Vermelhos: Pablo (Vasco)
Botafogo: Renan, Alessandro, Renato Silva, Bruno Costa e Zé Carlos (Alexandro); Thiaguinho, Túlio (Lúcio Flávio), Diguinho e Abedi (Jorge Henrique); Carlos Alberto e Fábio. Técnico: Alexi Stival, o ‘Cuca’
Vasco da Gama: Roberto, Vilson, Eduardo Luiz e Luizão; Eduardo, Pablo, Souza, Alex Teixeira (Vítor) e Valmir (Bruno Gallo); Jean (Villanueva) e Alan Kardec. Técnico: Antônio Lopes

8 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Rui, os afilhados do Cuca estão acabando com o Botafogo!!! E hj, salvo o Thiaguinho e Diguinho (apesar de aquém das suas últimas partidas) pela dedicação e o Carlos Alberto, por assumir a responsabilidade e não fugir da briga.
Abs e SA!!!

Jorge Costa disse...

Um jogo a meio pau com os times poupando os titulares para oa jogos decisivos da copa do Brasil.
VASCO E BOTAFOGO NA FINAL?
Abraços

Anónimo disse...

É Rui nossa sina é continuar sofrendo.
Já não aguento mais enviar mensagens contra as atitudes do Lelé-da Cuca. Não entendo até a onde vamos com Cuca-lelé e afilhados..Coisa mais ridícula.
Alguém da Diretoria tem que dar uma explicação. Ainda bem que os Botafoguenses já estão ficando cientes das mancadas do Lelé..
Ele é igual aquele antigo personagem da escolinha do professor Raimundo(chico Anizio)... eu tava indo tão bem......hehehehe.
Alias , Rui, No começo era sómente eu e vc alertando sobre o Treinador. ´Como vc escreveu: Ganha a Copa do Brasil e um muito obrigado...Já fez o que tinha que ser feito......Se não tem elenco, pelo menos coloca o melhor.
Um abração...
Saudações Botafoguenses.

Geninho

Ruy Moura disse...

Rodrigo, considero que o Cuca tem umas quantas virtudes interessantes, mas não é suficientemente inteligente para perceber que poderia ser muito melhor e que se arrisca, ao não mudar certos defeitos graves, ao'quase'. É assim desde que perdeu a semifinal da Libertadores pelo São Paulo. Um gol do adversário mesmo no final eliminou-o e Cuca disse que pelo menos uma vez por semana esse gol persegue-o. Mesmo assim não se questiona sobre o que poderia melhorá-lo. E mudar. E assim servir a 100% o Botafogo, cosa que não acontece. Ele arranca muito bem, mas a falta de plano a médio prazo rebenta em pouco tempo as equipas que monta. Elas esgotam-se em poucos meses.

Cordiais Saudações

Ruy Moura disse...

Jorge, o meu gosto era que a final fosse Bota x Vasco. Vai ser difícil para os dois... Vamos torcer...

Saudações alvinegras

Ruy Moura disse...

Geninho, desde há cerac de um ano atrás as críticas ao Cuca eram minhas, suas, do Ronau e do Germer (CB). Os outros todos não criticavem o Cuca. Eu sempre critiquei desde aquele famoso jogo com o Boa Vista e desde que o Botafogo tomava 2, 3 e 4 gols por jogo no campeonato carioca de 2007. Também sempre elogiei o que tinha a elogiar, mas os erros eram muito óbvios. Muitos jogos foram perdidos não pelos jogadores 'amarelões' que a torcida gosta de culpar, mas pela escalação do Cuca, ou pela tática, ou pela sua incapacidade de mudar jogos. É certo que o time não é famoso, mas o do ano passado era muito melhor e o resultado foi o mesmo. E 'quase' - como diz o José Mourinho - é NADA!

Se o Cuca pelo menos não tivesse o defeito de ter afilhados' e de ão congelar oigadores por qualquer coisinha, tinhamos uma equipa bem melhor. talvez ainda tivesssemos o André Lima e, quem sabe, um Escalada em forma. E um Renato Silva fora, tal como outros. Etc.

Agora, um ano depois, já há muitas vozes contra o Cuca. Desejo que ganhemos a Copa e que o Cuca perceba que chegou a sua hora de sair. Porque ou ele anula rapidamente certos defeitos, ou não nos serve porque os vai repetir indefinidamente. E isso é sinal de que não faz o aprendizado que todos devemos ir fazendo ao longo da vida.

Saudações Botafoguenses

snoopy em p/b disse...

rui,
eu concordo, mais uma vez, com sua análise do jogo.foi lastimável.

mas continuo achando que certas críticas ao cuca que tenho ouvido por aí (diferente da coerência que vejo de sua parte) chegam a ser levianas.
eu, cuquista assumido, acho, sinceramente, que o tempo dele no botafogo está chegando ao fim.
há algo de muito podre nos bastidores do botafogo, porque não tem explicação para o desempenho que temos visto nos últimos jogos.
mas temo ver esse time nas mãos de outro técnico.
e não poderemos reclamar quando isso acontecer porque o clamor que tenho visto pedindo a saída do técnico já chega a ser maior do que os que querem que ele fique.
nessa condição, então, será atendido o pedido da maioria.
se melhorar depois disso, bem. vão dizer que o problema era mesmo o cuca.

o que eu queria mesmo é que ele acabasse com a notória panelinha e continuasse dirigindo o time, em busca de uma vaga na libertadores.


abraço e sds. botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Querido amigo, quem acompahou o que fui escrevendo sabe que realmente a minha crítica ao Cuca sempre foi coerente e o elogiei em diversas ocasiões. Porém, o Cuca não aprende com os erros, que são sempre os mesmos. Confesso que não gosto da atitude paternalista do Cuca, mas gosto da sua postura geral, bem diferente de outros técnicos arrogantes. Por outro lado, aprecio certas virtudes profissionais dele, embora ele não perceba que mesmo as virtudes têm que ser caldeadas permanentemente para gerarem equilíbrios, coisa que com o Cuca não acontece. Os times do Cca atingem rapidamente o 'zenite' e rapidamente mudam para o 'nadir' - isto é, os times do Cuca passam do céu ao inferno com relativa facilidade. Além disso, os seus protegidos são uma nulidade. Se fosem bons compreender-se-ia, mas não são. Objetivamente, mesmo não sendo essa a intenção, ele prejudica a equipa com certa soluções.E entretanto esgota-se. Fora do esquema típico dele pouca inovação há nas suas equipas, porque o seu esquema é sempre semelhante - e manjado'. Por fim, tendo em consideração os treinadores existentes, a minha preferência seria que o Cuca aprendesse com os seus erros, os emendasse e continuasse à frente do Botafogo. Mas não vejo jeito disso devido à sua incapacidade de aprendizado permanente. Aliás, acho que ele já tomou uma decisão sobre o seu futuro quando relativizou a oferta pública do Montenegro para um contrato de cinco anos. Ele sem a proteção do Renha não se orienta. É o amadorismo a emergir. Urge profissionalismo em todo o Botafogo!

Abração.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...