segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

As preferências da torcida

.
botafogo 1x0 river plate: o torcedor rui moura encontra-se à direita da foto

Os leitores deste blogue responderam, durante 365 dias, a 29 sondagens de opinião, as quais permitiram definir preferências de torcedor.

Em primeiro lugar, trata-se de uma torcida muito dedicada e profundamente crente que o Botafogo desabrochará e tornará a dar-nos muitas alegrias. Porquê?... Porque apesar do ano de 2007 não ter trazido títulos, 78% dos leitores optou por considerar que foi um ano globalmente positivo e que o legado de Cuca foi ‘bom’ ou ‘muito bom’ em 81% dos casos.

Além disso, as previsões apontaram para a vitória do Botafogo no campeonato carioca em 96% dos casos, enquanto 90% considerou que o Botafogo ficaria entre o 1º e o 4º lugar no campeonato brasileiro, sendo que 73% dos leitores previram que o Botafogo fosse campeão.

Mas em termos de priorização para 2008, os leitores votaram 72% na Copa do Brasil. Porém, o Botafogo não a priorizou, apostando excessivamente no campeonato carioca (que a torcida considerava a competição menos importante) e desgastando a equipa para a fase final da Copa do Brasil.

Por outro lado, 56% dos leitores consideraram a diretoria do Botafogo ‘boa’ ou ‘muito boa’ entre 2003-2008 e 55% atribuiu nota superior a 5 ao desempenho do departamento de futebol.

Os leitores esperavam que Ferrero tivesse sido a melhor contratação em 2008 (68%) e o melhor jogador (33%, enquanto Jorge Henrique ficaria com 30%), mas Cuca barrou o zagueiro e Ney Franco manteve essa barração, não tendo a defesa do Botafogo sido a mesma desde que Ferrero deixou de ser escalado.

Por outro lado, 70% dos leitores desejaram reforços para o meio-campo e cerca de metade preferia um trio de ataque formado por Carlos Alberto, Jorge Henrique e Zárate. Mas, mais uma vez, verificou-se que os argentinos não caíram nas boas graças de Cuca e Ney… Em contrapartida, o uruguaio Castillo foi sempre titular inquestionável, apesar dos leitores preferirem Renan na baliza (61%). Face à falta de atacantes, os leitores votaram em 55% pelo regresso de Túlio Maravilha ‘já!’, mas o novo vereador garantiu que não sai de Goiás após ter sido eleito.

Portanto, não aconteceu nada do que os leitores do blogue esperavam, e nem na candidatura às novas eleições tiveram sorte, porque 52% dos leitores preferiam Manoel Renha, que se esquivou…

Mas… e quais são as preferências históricas dos leitores do blogue?...

Os leitores consideram a decisão de 1989 a mais empolgante de todas as decisões do campeonato carioca (75%), seguida da decisão de 1957 (25%); o maior dirigente de todos os tempos foi Carlos Martins Rocha, o ‘Carlito’ (62%); o maior treinador de todos os tempos foi João Saldanha (73%), bem como também foi considerado o maior jornalista botafoguense de sempre (78%); o Biriba é a mascote preferida (52%).

Cerca de 64% consideram que os deuses alvinegros da bola foram Garrincha, Heleno de Freitas e Nilton Santos, enquanto 30% escolheram Garrincha isoladamente. A seguir ao trio de ‘deuses da bola’, os leitores escolheram Didi como o craque mais destacado (60%).

A equipa do século foi votada assim: Manga; Marinho Chagas, Carlos Alberto Torres, Sebastião Leônidas, Nílton Santos; Didi, Gérson; Garrincha, Jairzinho, Heleno de Freitas, Paulo César Caju. Mané Garrincha foi o mais votado no ataque, Didi no meio-campo e Nilton Santos na defesa, enquanto o 4º mais votado foi o goleiro Manga. Mané Garrincha também foi escolhido por 88% dos leitores como o maior craque sul-americano de todos os tempos.

E por quem mais os botafoguenses torcem no Brasil e no mundo?... Por alvinegros, claro: no Brasil a preferência vai para o Santos, o grande rival dos anos sessenta, e no mundo vai para a Juventus, cujas cores inspiraram a primeira camisa do Botafogo Football Club em 1904. Os botafoguenses preferem, ainda, o Sporting em Portugal, o Manchester United em Inglaterra, o Real Madrid em Espanha e o Boca Juniors na Argentina.

Os leitores do blogue não são muito interessados por outros desportos do clube, mas os que têm esses interesses dividem-se maioritariamente pelo voleibol (44%) e pelo basquetebol (33%).

Sobre o futuro?!... Bem… sobre o futuro, apesar dos acontecimentos verdadeiramente inusitados do último ano e meio, cerca de 2/3 dos botafoguenses crêem que a administração de Maurício Assumpção merecerá uma nota entre 7 a 10 durante o seu mandato.

Há por aí alguma curiosidade pelas minhas próprias escolhas?... Então, aí vão:

· Considerei globalmente positivo o ano de 2008 e o legado de Cuca como ‘bom’.

· Optei por considerar as metas de semifinalista ou finalista do campeonato carioca, vencedor da Copa Brasil, 6º a 9ºlugar no campeonato brasileiro e finalista ou vencedor da Copa Sul-Americana.

· Também considerei Ferrero a melhor aquisição do ano porque sempre disse que Cuca não sabe montar uma defesa e o argentino era seguro e tinha boa saída de bola, bem como prefiro Renan na baliza, mas, em contrapartida, optei por reforços preferencialmente no ataque e não no meio-campo – e, como se viu, foi pelo ataque que mais fraquejamos no final do ano.

· Votei no trio Carlos Alberto, Jorge Henrique e Zárate no ataque e considero que seria um erro fazer regressar Túlio Maravilha, excepto aquando do possível ‘gol mil’, e sempre fui adepto de Manoel Renha – antes de se escusar a enfrentar as dificuldades 2008-11.

· A decisão de 1957 foi a minha preferida (apesar de somente ter presenciado as decisões de 1961, 1962, 1967 e 1968), Paulo Antônio Azeredo foi de longe o melhor dirigente de todos os tempos (montou as equipas de 1930-35 e 1957-62) e Carlito Rocha apenas o mais apaixonado e supersticioso botafoguense, Mário Zagallo o maior treinador de todos, João Saldanha o mais sensacional jornalista botafoguense e Biriba a mascote viva mais perfeita.

· Votei no trio dos ‘deuses da bola’ e em Didi, bem como em toda a equipa que foi eleita como a ‘equipa do século’; também torço pelo Bangu no Rio de Janeiro, pelo Santos em São Paulo, pelo Sporting em Portugal, pelo Milan em Itália, pelo Arsenal em Inglaterra e pelo Atlético de Madrid em Espanha (a particularidade é que nenhuma destas equipas é quantitativamente a maior no seu território…).

· Outros desportos?... Todos!... Mas prefiro o atletismo acima de qualquer deles, seguido do pólo aquático, do remo e do ciclismo.

· O futuro?!... Apostar em Maurício Assumpção, claro!

Uma última revelação: considero Mané Garrincha o mais artístico craque de todos os tempos do futebol mundial, mas o meu ídolo foi sempre Manga, o ‘Aranha Alvinegra’. Foi por causa dele que sempre joguei futebol e futsal à baliza…

O ‘Aranha Alvinegra’
Fontes:
Enquetes do blogue Estrela Solitária / Mundo Botafogo

4 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

Garrinhcha e Nílton Santos são os heróis imortais do nosso glorioso...o legado de Cuca a frente do Botafogo nos resgatou para o mundo do futebol..e tenho esperanças para a gestão de Maurício Assumpção, apesar de reconhecer que o início tende a ser difícil, mas com o tempo, ele vai colocar a casa em dia...

abraço!!

Ruy Moura disse...

Para o bem e para o mal desejamos a Maurício Assumpção e a Ney Franco o discernimento necessário para perceberem o fundamental à frente dos destinos do clube e da equipa de futebol, respectivamente.

Saudações Gloriosas!

Vinícius Barros disse...

Rui, infelizmente não acompanhei nem metade da sua incrível e gloriosa trajetória aqui no seu blogue e portanto não votei em todas essas enquetes.

Sobre o maior jogador de todos os tempos, na minha opinião, por tudo que li e ouvi, foi Garrincha. Apesar de ele não ter feto mil gols, a bebida tê-lo atrapalhado, etc e tal, acho que se ele jogasse na posição de Pelé, faria tão o mais gols que ele, além de ter ganho praticamente sozinho uma Copa do Mundo(feito que Pelé nunca conquistou). Em segundo, considero o Maradona pelo mesmo motivo que Garrincha, "ganhar sozinho uma Copa do Mundo". E somente em 3º o Rei.

Não gosto da pessoa Pelé, sem dúvidas foi um craque, mas um ídolo tem que ser humano, com todos os seus defeitos, mas quando entra em campo ser um deus! Pelé é muito certinho, não faz nada de errado fora de campo, ao contrário de Garrincha e Maradona!

Abs!

Ruy Moura disse...

Vinícis, em geral, os génios não são equilbrads mas desequilibrados, extremos. Garrincha e Maradona fizeram tudo de errado, mas eram geniais. Pelé, fez tudo certo, mas era genial. Ainda ontem, na gala dos prémios, o Pelé tornou a ser o sensaborão de sempre, desejando publicamente "nunca vos decepcionar". Ele preocupa-se em ser certinho ao extremo; os outros em serem errados ao extremo. Talvez por serem todos génios da bola.

Saudações Gloriosas!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...