
O Torneio Rio – São Paulo de 1964 não terminou em campo, mas no tribunal, devido ao Santos abandonar o jogo antes do fim.
Nessa época o Botafogo fazia muitos jogos amistosos e Garrincha, que levava uma vida desregrada, estava cansado. Na verdade, o craque entrava em campo e ficava parado, recebendo a bola ocasionalmente e devolvendo-a aos companheiros. A torcida irada mandava Garrincha de ‘volta para casa’, mas não sabia que aquela era uma farsa autorizada pelo recém treinador do Botafogo, Zoulo Rabelo.
Zoulo instruíra a equipa para que deixassem Garrincha ditar o seu próprio ritmo. Se estivesse bem, Garrincha tentaria um drible e a linha de fundo, se não, daria a bola a um companheiro. Era uma espécie de Botafogo com dez e às vezes com Garrincha. Porém, Zoulo acertou e Garrincha chegou a fazer três gols no Rio-São Paulo, contra o Flamengo, o Santos e o Bangu.
Na 1ª final o Botafogo ganhou o jogo por 3x2, mas o jogo não foi pacífico e os jogadores andaram à tareia. Manga e Paulistinha foram expulsos, bem como Pelé, tendo saído Jairzinho para entrar Hélio na baliza. Os juvenis Jairzinho e Roberto Miranda, haveriam de ser cruciais para os bi-bi-campeões cariocas de 1967-68 (campeonato e taça Guanabara) e para o tri-campeonato do mundo pelo Brasil, em 1970, deram um banho de bola no Santos durante a 1ª parte do jogo.
Jairzinho abriu o placar aos 20 minutos após receber a bola pela direita junto à pequena área. O craque evitou dois zagueiros do Santos, protegendo a bola, virou-se rapidamente e em menos de nada a bola estava no canto oposto da baliza de Gilmar.

No final da 1ª parte, Roberto Miranda apareceu em grande forma. O defesa Mura lançou a bola da intermediária até ao bico esquerdo da área, Roberto elevou-se num salto extraordinário, vencendo Modesto e encobrindo Gilmar – 2x0.
Três minutos após, Roberto carregou a bola da esquerda para o miolo e a uns sete ou oito metros da entrada da grande área fulminou o ângulo de Gilmar.
No segundo tempo Coutinho reduziu para 3x2 e o Santos chegou ao empate. O árbitro validou, os jogadores do Botafogo reclamaram e o árbitro invalidou – a pancadaria deu lugar ao futebol e o Santos abandonou o campo em protesto. Paulistinha, Manga e Pelé foram expulsos.
Não tendo sido possível encontrar datas para o segundo jogo, o tribunal declarou ambos os clubes campeões do Torneio Rio – São Paulo de 1964.
Fonte:
Acervo e pesquisa de Claudio Marinho Falcão e Rui Moura.
11 comentários:
Rui, Gilmar Ferreira do jornal 'Extra' publicou em seu blog que o Bebeto de Freitas praticava nepotismo enquanto esteve no Botafogo:
"Demissão por causa justa
Tem gente bufando na nova diretoria do Botafogo, indignado com um ou outro ato administrativo cometido por Bebeto de Freitas dias antes de deixar a presidência.
Entre eles, as demissões do vice de patrimônio, Sérgio Araújo, e a da secretária Denise Frias, que geraram indenizações de quase R$ 200 mil.
Nada demais se os salários dos funcionários não estivessem atrasados.
Nada demais também se os dois não fossem, respectivamente, cunhado e sobrinha do ex-presidente..."
http://extra.globo.com/blogs/futebol/post.asp?t=demissao-por-causa-justa&cod_Post=152264&a=99
Já sabia, Vinícius. Até há mais coisas que vão sair a público... Agora que o Bebeto já não está os comentários vão aumentar. O costume. Sou contra qualquer tipo de falta de transparência, mas não vou comentar nem ajudar os 'cangalheiros' da praça. Estou olhando já para o dia 25 de Janeiro e seguintes...
Abraços Gloriosos.
Rui, já ouvi que o Nilton Santos era uma lateral-esquerdo destro, não levei muita fé não... isso é verdade?
Abs!
Rsrsrs... É verdade!!!
A 'Enciclopédia do Futebol' era um atacante destro do Flecheiras, equipa da Ilha do Governador - onde nasceu Nilton -, tendo chegado ao Botafogo na qualidade de meio campista. Um dia substituiu improvisadamente o Sarno, lateral esquerdo do BFR, e... nunca mais saíu da posição. Há outros exemplos bem sucedidos de laterais esquerdos destros, mas não é muito comum.
Saudações Gloriosas!
O Nílton Santos era tão bom, SUPER CRAQUE, que poderia jogar em qualquer posição da defesa e com certeza seria um senhor meio de campo Esse tipo de jogador é raro, seja ele destro ou canhoto. Quanto ao gol anulado do Santos nessa decisão de 64, realmente a bola não entrou. Mesmo com a imagem precária, dá prá ver que o Manga pega a bola quase um metro antes da linha do gol. Emfim, federações e tribunais esportivos, para não falar no resto, sempre agiram dessa forma. O campeonato paulista já teve até dois campeões porque o distintíssimo árbitro -se não me engano o Armando Marques- errou na contagem dos pênaltis. Isso é Brasil. Abs e SA!
Realmente é absurdo, Sergio. Nunca viu um país com tantos ex-aequo campeões. No Rio-São Paulo chegaram a ser quatro campeões num só ano!!!... E o duplo campeonato carioca de 1979 é de rir até doer!... E os sub-júdice de há uma série de anos que não são resolvidos?... Talvez estejam à espera dos 90 anos, tal como na resolução do campeonato de 1907, resolvido em 1997!!!
Nesse jogo a bola realmente não entrou, mas mesmo que tivesse entrado, a partir do momento em que o Santos abandonou o campo o título estaria automaticamente entregue.
Saudações Gloriosas!
Impressionante como as grandes "denúncias" contra a administração Bebeto saem quase sempre no blog do senhor Gilmar Ferreira e na coluna do senhor Renato Maurício Praga. Chutam um monte de bobagem, e se algo acontece, depois se gabam que anteciparam.
O senhor Renato Praga disse que Triguinho ganhava 6 mil reais mensais, coisa que até um juniores recém promovido ganha e que estaria em sérias dificuldades financeiras. Tudo desmentido.
O mesmo cidadão também afirmou que o MCR entraria na Justiça comum. Só se for pra processá-lo por escrever bobagens. Tivesse realmetne o MCR entrado na Justiça, estaria se gabando de ter antecipado e espinafrando a enxurrada de emails que certamente recebeu por conta de mais essa palhaçada. Como MCR não entrou, ele "esquece", deixa pra lá e finge que nunca escreveu a bobagem.
Não dou crédito a esse tipo de gente, muito menos a "jornalista" metido a ter blog e que fica "achando" gol pro Romário somar 1000.
Sobre laterais-esquerdos (a reforma aboliu o hífen, portanto não sei mais como escrever isso, se é que antes levava hífen) destros, além do Nílton, tivemos Marinho Chagas, Valtencir e Válber (chegou à seleção em 1992 e 1003 nessa posição), se não me engano. Mais recentemente, atuaram por ali os destros Cesar Prates e Iran, sendo este último um nome que ainda deve causar pesadelos a qualquer botafoguense (ele foi um dos erros caros de Cuca e cia. assim como Luis Mario, Flavio, Marcos Leandro, Roger, Jeferson Feijão e outras coisas).
E já que o assunto é laterais, é triste lembrar que teve um ano em que foi elevado à condição de um dos principais nomes do time o medonho lateral Misso, o que ajudou a me convencer do seguinte: realmente merecemos cair.
Valeu.
Fernando, confesso que nem me dou ao trabalho de ler os blogues desses senhores. Por muita razão que eles possam alguma vez ter, ensinaram-me que a nossa saúde mental mantém-se se nos afastarmos de certa gente, e deteriora-se rapidamente quando damos conversa a quem não sabe sequer fazê-lo.
Sobre oa hífens também tenho dúvidas. Antigamente eu nunca tinha dúvidas, mas depois da primeira reforma elas apareceram. Agora ainda vai ser mais evidente (a sorte é o computador corrigir), mas sou absolutamente a favor destas reformas, porque a não serem feitas em 300 anos a nossa língua transformava-se em duas e o nosso património comum cindia-se. Sou irreversivelmente 'lusofonista' (esta expressão existe?!... claro que não...).
Fernando, você lembra-se que o Cuca insistiu com o Jeferson Feijão no Flamengo e depois queria-o para o Botafogo?... Devia levá-lo agora para o Flamengo... Depois das cenas todas do Zé Roberto o Cuca quer outra vez o rapazinho disciplinado e abstémio... Valha-nos Nossa Senhora Aparecida da Anunciada Assunção...
Saudações Gloriosas!
hahahaha
Se o Cuca quiser, a torcida do botafogo faz uma vaquinha pra eles contratarem o Feijão, desde que com a garantia de ser titular.
rsrsrs... Eu colaboro!!! Em euros, que é melhor!!! "FEIJÃO PRO MENGÃO!" rsrsrs... aí o torcedor do Flamengo ia sentir o que é sofrer realmente com perebas... rsrsrs...
ABraços Gloriosos!
Enviar um comentário