Este blogue dedica-se fundamentalmente ao engrandecimento do Botafogo e a testemunhar um amor profundo do seu editor e de todos os leitores que se manifestam neste espaço de ética e liberdade.
Porém, às vezes, este blogue deve intervir para defender um modo ético e responsável de convivência entre os cidadãos, sem o que não seria possível vivermos em sociedade pacificamente.
O caso é que André Lima aproveitou as férias de Natal para passear no Rio de Janeiro. De súbito, foi publicamente interpelado por um alegado torcedor botafoguense, que o terá interrogado sobre quando é que regressaria ao Botafogo. Travado subitamente na rua por uma pergunta da qual se desconhece o contexto e o modo de abordagem, André Lima terá respondido que não voltava mais ao Botafogo e seguiu o seu caminho, naturalmente.
Deste episódio foi dada divulgação pública, condenando André Lima com a acusação de ‘falso amor’ ao Botafogo, porque supostamente proferiu uma frase em que dizia “para esse time não volto nunca mais” – o que, só por si, é absolutamente irrelevante. Noutro blogue, que reproduziu a notícia, já se escreve que ele disse “timinho”. Como ‘quem conta um conto acrescenta um ponto’ – diz o provérbio popular – naturalmente que é legítimo duvidar que a resposta de André Lima tenha sido a que foi divulgada. O mais provável é o primeiro cenário descrito: André é interpelado abruptamente em público com uma pergunta isolada, responde que não volta ao Botafogo, vira as costas e prossegue o seu caminho – porque seguramente não iria discutir ali tal assunto.
Daí se fez novela, sem olhar às relações que o Botafogo e André Lima tiveram no passado. André Lima saiu do Botafogo quando era artilheiro da equipa em 2007, porque apesar de ser o maior artilheiro do clube à época, foi preterido, no auge da sua forma, em favor de Dodô regressado do caso do doping, fora de forma, abalado psicologicamente e em rota de colisão com o Botafogo. Lima, botafoguense de sempre, foi preterido em favor de um jogador cuja mulher, pela boca dele, acabara de dizer mal do Botafogo. E que nunca prestigiou o nosso clube, saindo três vezes sem luz nem glória.
Então, André percebeu que jamais seria titular do Botafogo durante aquela Era, e tendo um excelente convite profissional, saiu do clube à procura de carreira. O Botafogo ganhou uma verba interessante com a transferência, mas não lhe pagou verbas em atraso, situação que perdura até hoje. Porém, André Lima não colocou o Botafogo em tribunal por causa disso. Não obstante tudo isso, André Lima continuou a prestigiar o Botafogo, afirmando-se torcedor sempre que foi questionado sobre o assunto.
A notícia em causa, além de ser irrelevante, baseou-se meramente num testemunho individual, de rua, e sem fonte de consulta... com a versão que se entendeu veicular e sem hipótese do jogador expressar a sua versão...
Felizmente, o excelente sítio ‘Bela da Bola’ deu a devida voz a André Lima, pela pena e pela foto de Fernanda Belém e Marcus Lacerda, permitindo perceber, com clareza, a situação e o contexto da alegada resposta do jogador. Parabéns, Marcus Lacerda e Fernanda Belém pelo serviço público prestado!
Eis a versão completa do artigo publicado no ‘Bela da Bola’:
André Lima não pensa mais em jogar no Botafogo
30/12/2008
por Fernanda Belém e Marcus Lacerda

O atacante André Lima campeão pelo São Paulo está de férias no Rio de Janeiro e participou da pelada de fim de ano organizado por Ibson e Diego do Flamengo, em Niterói. Ele afirmou que não quer sair do tricolor paulista, mesmo tendo recebido propostas de outras equipes.
- Eu tenho um contrato de seis meses e quero permanecer, é claro que temos algumas coisas em vista, mas, meu pensamento agora é só de ficar no São Paulo. – declarou André.
Botafoguense assumido o jogador disse que recebeu uma proposta oficial do clube só que logo de cara teve que negar por causa dos salários atrasados da época em que ele jogou no clube, em 2007.
- Eu torço muito pelo Botafogo, mas é difícil o momento que o alvinegro vive. Os jogadores abandonando o clube por causa de atraso de salário. O clube me deve dinheiro daquela época ainda, eu nunca cobrei nada a ninguém. Realmente existiu uma conversa, mas acabou logo no início porque o clube não quis me pagar o que me devia. – afirmou o atacante.
André Lima foi o grande destaque da pelada desta segunda-feira marcando 5 gols e fazendo belas jogadas.
* Marcus Lacerda é estudante de jornalismo e fez uma participação especial para o site Bela da Bola.
Fonte:
8 comentários:
hehehe! Quanta polêmica!
Acho que isso encerra o assunto.
Querido Rui, sou co-responsável pelo site Bela da Bola. Não sei se a SMG, empresa que presta assessoria de imprensa ao jogador, atnderia nosso convite de fazer uma entrevista com o jogador para responder a essa discussão de pouco fundamento, sem querer ofender as pessoas que tornaram o "comentário" público. Minha amiga e idealizadora do site está viajando e o rádio dela não pega lá, mas se ela tiver em vídeo a entrevista, posso pegar e veicular com o link para vocês. Independente disso, posso, ainda que não necessário por conta de nossas responsabilidades, confirmar a fidelidade do texto às palavras que o jogador usou na entrevista. Agora falando como Pamella, soube que o problema, além da dívida, era o salário dele pago pelo SP por empréstimo. Parece que o clube alemão quer vendê-lo e não somente emprestá-lo e os valores não casam com a realidade financeira do clube, por mais que o jogadore tenha demonstrado interesse em voltar, o que até aconteceu.
Espero ter ajudado.
Assunto encerrado e um grande beijo.
Pamella Lima.
Meu caro,meu nome é Mario Gama,trabalho a 25 anos na TV GLOBO,sou pai de familia e nasci alvinegro como toda a minha familia.
Essa sua intervenção é válida,somos Botafoguenses acima de tudo e vamos defender os nossos interesses.
Antes de mais nada quero te dizer que em nenhum momento o jogador citado,foi INTERPELADO POR UM ALEGADO TORCEDOR BOTAFOGUENSE, e nem TRAVADO SUBITAMENTE NA RUA,vc não estava lá e não sabe o que aconteceu,te desculpo por isso.
Meu amigo Paulo Marcelo foi a minha voz,nosso vínculo de amizade é tão sólido como Nilton Santos defendia o Glorioso,ele relatou o que realmente aconteceu,e como todo verdadeiro torcedor botafoguense que acreditou no jogador citado,ficou espantado.
Eu até pensei depois do acontecido,se o jogador citado teria pensado que eu seria torcedor do Madureira???Será??Não acredito???
Mas tamanha a minha indignação,cheguei a cogitar essa hipótese.
E te juro meu caro,não sei o que passou na cabeça do jogador citado,quando foi EDUCAMENTE INTERPELADO por mim,mas o que eu não consigo entender é a defesa tão árdua de seu blog.
Por que,afinal de contas,o que ele me falou pessoalmente ele confirmou em entrevista ao blog que vc reproduz,ou seja,vestir de novo a camisa do Botafogo.
Aliás uma notícia dada em primeira mão pelo arquibabotafogo.
Realmente não VOLTA PARA O BOTAFOGO,PARA ESSE CLUBE ELE NÃO VOLTA MAIS,foi desse jeito que ele me falou,muito parecido com a entrevista que acabei de ler aqui.
Talvez ele,um jogador identificado com o clube,um jogador que cansei de gritar o nome,um jogador que acreditei que seria um novo ídolo,não estivesse num bom momento,ou talvez a reserva no São Paulo e os 2 únicos gols no Brasileirão,teriam afetado a auto estima do jogador citado e de um modo,confundiu a mente dele.
Vc escreveu: " A notícia em causa, além de ser irrelevante, baseou-se meramente num testemunho individual, de rua, e sem fonte de consulta..."
Te respondo então amigo:
A notícia pode ser irrelevante,mas quem ouviu fui eu e me senti muito incomodado,pois meu caro,minha filha de 12 anos,alvinegra,estava ao meu lado,e por isso me contive.
Em relação a fonte,a fonte sou eu,torcedor apaixonado pelo Botafogo e minha pequena Wendy,de 12 anos,tão apaixonada quanto o pai.
Um forte abraço!
Saudações alvinegras!
O BOTAFOGO SOMOS NÓS!!
Mariozinho Gama.
Amigo Vinícius, não é nenhunma polémica, apenas deu voz a quem não a teve.
Saudações Gloriosas!
Fernando, ainda há pouco tornei a falar por e-mail com o editor do blogue que publicou a notícia e considero o assunto encerrado. Vamos ao nosso Botafogo!... rsrsrs...
Saudações Gloriosas!
Minha querida Pamela, por mim dou o assunto como encerrado. Fiz o que achei que devia, defendendo um botafoguense que começou a ser bode expiatório das nossas frustrações sabe-se lá porquê. O jogador, que se afirma botafoguense em toda a parte (tal como o Túlio), é o mais perseguido de todos os que saíram. Pode?!?!?!...
Creio que o assunto nao merecerá mais reportages, julgo eu. Mas muito te agradeço a disponibilidade, querida.
Beijos gloriosos!
Caro amigo Mario, não sei o que é que o seu 'bilhete de identidade' tem a ver com o assunto. Para quê contar que construi família, tenho filhos, trabalho há 34 anos, sou professor universitário, investigador, consultor, conferencista, autor de alguns livros e botafoguense há 48 anos (e, mais difícil ainda, nascido numa família vascaína... botafoguenses só foram os meus primos e descendência por influência minha...)?...
Por ser botafoguense, caro Mario, estimo-o sem o conhecer, mas confesso que acho fantástico que tal assunto tenha sido notícia de blogue. Você confirma que o que o André Lima lhe disse foi mais ou menos o que ele disse em entrevista. Então, se confirma, onde está o 'falso amor' que o Paulo Marcelo descobriu?...
Mas qual falso amor?... Porque o André afirmou que não volta ao Botafogo, tem 'falso amor'?... Caramba, o Aristóteles até que não compreenderia essa lógica. Claro que isto não se relaciona consigo, mas com quem noticiou o assunto no blogue. É absolutamente impraticável fazer tal associação a partir das palavras do André. Ou acha que não?... Que ele - como o Mario afirma - tenha sido brusco consigo, é uma coisa, nas que daí se conclua por falsos amores é de um exagero absolutamente infinito. Muito mal estariam as nossas relações com o mundo se de cada vez que respondemos mal a outra pessoa deixássemos de amar isto ou aquilo, este ou aquele. Além disso,
devo dizer que me ensinaram que se abordasse figuras públicas na rua poderia ouvir o que não gosto, por estar a incomodar e a entrar na privacidade dos outros (o André estava em lazer e não a jogar).
De resto, a sua má vontade contra o André continua. Você faz questão de frisar, ironizando, que o André Lima é RESERVA do São Paulo e que só marcou DOIS GOLS. Isto é ironia de quem tem uma 'espinha atravessada na garganta'. Ensinaram-me, Mario, que as pessoas realmente fortes nunca usam de ironia para com os outros, usam assertividade. É dos livros, e eu acredito nisso.
Continuo a achar o assunto irrelevante, e somente me dei ao trabalho de o realçar porque considero inadequado o ataque ao André Lima. Uma coisa é opinião, outra acusação. O André, o Túlio e o Túlio Maravilha são os únicos que dizem bem do Botafogo (penso que o Zé Roberto também...) e, no entanto, persegue-se o André, e não apenas de hoje. É absurdo, não?... Tanta gente que fez juras de amor ao Botafogo... E o André é que se torna o bode expiatório. Eu acho que por termos ganho pouca coisa passámos a embirrar com os outros pelo que vale a pena e pelo que não vale a pena. Quando recomeçarmos a ganhar títulos importantes e a deixar de choramingar por tudo e por nada, isto é, quando temos razão e quando não temos razão, então estes assuntos nem surgirão sequer.
Somente no dia em que publicamente - e não em resposta a uma simples interrogação de rua - o André disser mal do Botafogo, é que então posso acusá-lo de algo. Não antes.
Uma coisa eu acho que você aprendeu caro Mario: quando se aborda uma pessoa na rua deve-se perguntar primeiro se se pode fazer uma pergunta acerca de tal e tal assunto. Como mandam as regras da boa educação, não devo abordar um francês em França perguntando algo em inglês. Devo abordar o francês perguntando: "Please... Do you speak English?..." - Se ele disser que não, não insista... Você perguntou ao André, antes, se o podia inquirir sobre o Botafogo?...
Por mim, Mario, interessa-me é o Botafoguismo. Quer discutir o Botafogo?... Estou de alma e mente abertas a isso. Tenho um blogue, um e-mail e dois telefones 'msn' e 'skype' gratuitos onde podemos fazê-lo. Quer discutir a vida do André Lima, as abordagens de rua, etc.?... Não estarei mais disponível para isso.
Desejo que o Mario, o Paulo Marcelo, todos os leitores deste blogue, eu e os botafoguenses em geral possam ter um ano de orgulho, não necessariamente com títulos, mas um ano de devolução do antigo respeito que todos tinham por nós. Os títulos hão-de vir se soubermos ser honrados, perseverantes e bons gestores.
[Se de algum modo fui socialmente menos correcto consigo no que escrevi, diga-me por favor; eu sei emendar as minhas insuficiências]
Saudações Gloriosas, Mario!
Enviar um comentário