sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Rua do Botafogo


No reinado de Dom João III os portugueses dispunham do maior barco de guerra do mundo, dotado de nada menos do que 200 peças de artilharia e designado por São João Baptista. [ver artigo de Roberto Porto em Parabéns, Fogão! De Salomé a General Severiano – a origem do nome Botafogo]

“Tão poderoso e destruidor era o navio, pois parecia deitar fogo pelas ventas, que os próprios nobres lusitanos também passaram a chamá-lo de Botafogo. Portugal chegou a cedê-lo à Espanha, a pedido de Carlos V, a fim de reforçar a esquadra espanhola que combateu o pirata otomano Barbaroxa, em 1535.”

“De nome de barco de guerra, Botafogo virou sobrenome de família. E, ainda no século do descobrimento, João Pereira de Souza Botafogo veio dar com os costados no Brasil, como lugar-tenente do governador-geral Antônio Salema, encarregado da defesa do Rio de Janeiro. Tão bem se houve no cargo, numa cidade sempre cobiçada pelos franceses, João Pereira de Souza Botafogo ganhou de presente do rei uma extensa sesmaria na Enseada de Francisco Velho – mais tarde conhecida como Praia de Botafogo.”

“O local, porém, permaneceria selvagem e inabitado por mais de 250 anos. A rigor, a conquista da sesmaria só teria início com a chegada da família real ao Brasil, fugindo da fúria das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal. Carlota Joaquina, mulher de Dom João VI, foi com certeza uma das primeiras moradoras do bairro carioca que surgia.”

Era o bairro de Botafogo!

Ora, na medida em que a designação ‘Botafogo’ é levada para o Brasil pelo alentejano de Elvas, João Pereira de Souza ‘Botafogo’, nada mais natural do que existir na cidade de Elvas uma rua com o nome de ‘Botafogo’.

A rua Botafogo situa-se na freguesia de Ajuda São Salvador Santo Ildefonso da cidade alentejana de Elvas, pertencendo ao concelho de Elvas e ao distrito de Porto Alegre.

10 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

quisera eu morar na Rua Botafogo e ter este como meu sobrenome....

o Botafogo está em todos os meios e em todos os fins...

abraço!!

Ruy Moura disse...

A nossa paixão faz ter vontades dessas.... Por mim, pesquiso Botafogo, tenho ecrã de computador com Botafogo e flâmulas de Botafogo na parede do meu gabinete de trabalho. Além dos livros Botafogo na estante e cinco camisas bem aprumadinhas que visto de vez em quando... rsrsrs...

Abração Botafoguense!!!

Fernando Lôpo disse...

Meio estranho esse caso Zárate. Mas pelo que li, concordo com o empresário de que é muito mais um caso de desespero do que de indisciplina. O salário dele não é alto (40 mil) pros padrões de grandes clubes daqui e ele pouco recebeu desde sua chegada. Além disso, parece que ele passa por problemas pessoais graves. Esse depósito parcial súbito na conta dele no dia seguinte à viagem e a entrevista de André Silva dizendo que "ele deveria ter olhado sua conta" e "não tem do que reclamar", sinceramente, me pareceu puro oportunismo.

Ney Franco também jogou duro, o que é estranho. esse mesmo técnico aturou diversas irresponsabilidades, eu diria até indisciplinas graves de André Luís, Diguinho e Carlos Alberto, e ao contrário, os defendia quando se atrasavam, quando eram expulsos ou tomavam amarelos idiotas, prejudicando o trabalho.

Não sou fã do Zárate, mas acho que esse caso deveria ser melhor tratado e amenizado. Reintegrem o jogador e sigam a vida normalmente. Mal começou o ano.

Outra coisa: não deve o gerente de futebol nem o diretor nem ninguém dar declarações durante o problema, quando sequer se tinha ainda todas as informações precisas. Não tem de dar declaração dura pela imprensa nem dizer nada do tipo "vou fazer". Tem de dizer "fiz", isto é, comunicar a decisão após tudo resolvido internamente. Quando estoura o problema ou durante o desenrolar, toda vez que a imprensa vier perturbar a posição oficial deve ser sempre "estamos estudando oc aso", "em breve comunicaremos a decisão" ou qualquer outra frase feita que não responda nada.

Além disso, periga o dirigente ficar desmoralizado, como um "cão que ladra e não morde". Fica dizendo que vai afastar, vai isso e aquilo sem saber direito as reais condições. Aí descobre que a coisa não é bem assim, descobre os verdadeiros motivos ou simplesmente o empresário mostra que não há como se livrar do jogador e o dirigente tem de baixar a crista e aceitar o cara de volta. Lembremos do patético episódio Zé Roberto. E desvalorizar publicamente o próprio jogador é antieconômico.

Para ficar claro: Zárate não seria meu titular e nesse momento talvez tivesse até de lutar por uma vaga no banco, pois considero Diego e Laio à frente dele, além da possibilidade de adiantar Maicossuel. Mas isso já é outra coisa.

Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Concordo com o comentário do Fernando!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Estamos sempre em grande consonância, Fernando. Tudo o que se passa com o Zárate é desastroso. E depois de assumir que o homem sai, voltar à tolerância é ainda mais desastroso. Se tudo ficar em 'banho Maria' significa que a gestão do BFR não está a mudar, mas a intensificar os erros do passado. A 'suspensão' de Zé Roberto foi assim, com Cuca a voltar atrás e a pedir à diretoria nova decisão; com a 'saída-regresso' de Cuca foi igual, com a agravante de se tratar M. Sérgio de modo absolutamente execrável. Etc. Para não falar que os jogadores indisciplinados nunca foram punidos pelo clube.

A conversa de Ney também é inaceitável vindo de quem aturou tantas indisciplinas recentes sem abrir boca - pelo contrário, defendendo os indisciplinados. Aliás, veja os comentários que faço aos comentários dos leitores do Arena Alvinegra no meu último artigo escrito lá. Ney, tal como Cuca no passado, não infunde confiança na qualidade de 'cidadão'.

Finalmente, quero dizer que no Brasil o tratamento dado aos jogadores estrangeiros é muito diferente da Europa. Na Europa, ter um estrangeiro no time é coisa normalíssima; no Brasil parece ser uma 'anormalidade' a combater. Ouvi muitas coisas contra argentinos e outros jogadores que os brasileiros designam inadequadamente de 'gringos'. Na verdade, Escalada não teve hipóteses no BFR porque o Cuca não quis e Ferrero, que fizera bom trabalho, foi posto de lado porque Cuca quis; Zárate foi posto de lado por Ney Franco mesmo depois de parecer que podia ser um dos atacantes titulares. Em minha opinião, perdoe-me se estarei errado, mas estrangeiros no BFR não terão muita sorte... O que é estranho num clube que foi sempre aberto à cidadania... Sobrou o Castillo porque tivemos muitos 'frangos' no passado, mas assim que Renan mostrou poder ser titular ouvimos o Ney apressar-se dizendo que Renan tinha condições para isso... Desde aí o Castillo não tornou a jogar devido a lesão, pelo que resta vermos quem será o titular quando Castillo estiver bem...

Cada qual tem direito a gostar ou a não gostar de estrangeiros. Porém, se não gostam - o que é absurdo num país de tantos emigrantes e de povo tão afável - não os contratem... gasta-se dinheiro em vão, não se beneficia o jogador e prejudica-se o BFR.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Amigo Rodrigo, em 2007-2008 o líder da diretoria e o líder da comissão técnica também aturaram inúmeras irresponsabilidades de jogadores... Concorda?...

Saudações Gloriosas!

Fernando Lôpo disse...

Concordo contigo, Rui. Castillo falhou ? Sim, e deve falhar outras vezes pois não é nenhum Aranha Negra, mas também não é um frangueiro. Mas e Renan? Quantas vezes falhou também? E muitas vees renan foi salvo pelo time, que conseguiu vencer apesar dele, como na Copa do Brasil.

Como já escrevi antes, não condeno nenhum dos dois, e acho que Castillo merece ser titular até por causa da postura afobada de Renan que já deu inúmeras declarações em que de certa forma reinvindicava a titularidade. O jovem goleiro precisa ter mais humildade e aprender com Castillo o que ele tem a oferecer, no caso a incrível frieza. E repito que ambos têm falhas graves e recorrentes que qualquer treinador de goleiros que assista com atenção a cada jogo deles pode facilmente corrigir (saídas por cima e por baixo, faltas, carrinhos tolos, botes afoitos, reposição, etc.).

Ferreo também não entendo. De titular absoluto a nem banco. O tal do Bruno Costa, do qual não gostei, é outro. Como disse, não gostei de suas atuações, mas jogou pouquíssimas vezes e foi dispensado, assim como Ferreo que sumiu apenas poucos jogos após a contusão.

Não estou dizendo que ambos deveriam ser titulares absolutos, apenas que a paciência que se tem com uns não existe com outros. Outro exemplo? Eduardo foi afastado pelo histórico de noitadas, indicisplina, etc. O que ele fez de diferente do Diguinho, que jamais foi suspenso?

Devem tratar a todos com o mesmo rigor, e resolver tudo internamente, seja de forma dura ou conciliatória, não interessa, mas internamente.

E Rui, concordo também sobre a atenção maior dada aos estrangeiros. O que eles fazem ganha mais repercussão. O Zé Roberto ficava acima do peso e não havia tanto estardalhaço, embora eu reconheça que o insólito dos argentinos é que quando foram contratados já estavam gordos.

Mas eu continuo achando o mercado sulamericana excelente para quem sabe ir buscar. Com o dinheiro que se gastou no Zárate, poderíamos ter trazido um bom argentino.

O Santos acaba de fazer excelente contratação: o meia Bolaños. Os jogadores sulamericanos que me gradam mais não são os atacantes ou zagueiros, mas os de meio-de-campo, principalmente meias, cada vez mais difíceis de achar por aqui.

A Argentina ainda produz jogadores estilo Conca, aquele meia habilidoso que domina o meio-de-campo. Quando um jogador desse tipo vira craque, surge um Riquelme. Quando é apenas um bom jogador muito útil, surge um Conca ou aquele manso da LDU. Também produzem aidna bons atacantes que jogam pelos lados.

Eu contrataria esses dois tipos de jogadores. Mesmo que sejam apenas bons jogadores, já farão a diferença aqui por terem características que hoje estão escassas no Brasil.

Valeu.

Anónimo disse...

PREZADO RUY
ME DELICIO COM AS HISTÓRIAS REFERENTES A ORIGEM DO NOME BOTAFOGO OU TUDO A RESPEITO DELE.DESCULPE-ME A FOLGA DE FIM DE ANO, A PARTIR DE HOJE MANDAREI DADOS RELEVANTES REFERENTES AO NOSSO GLORIOSO E CURIOSOS DE 2008 E DE TODOS SEUS JOGOS ESPECIFICAMENTE - CARIOCA,BRASILEIRO,COPA DO BRASIL,SUL AMERICANO ETC... , AS FOTOS DO SALÃO BOTAFOGUENSE ATUALIZADAS,CAMISAS, E O SIMBOLO DA NOSSA CAMPANHA - COMEÇOU 2009 - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

De novo completamente de acordo, Fernando. Pessoalmente eu prefiro Renan, porque acho-o muito melhor do que o Castillo, mas julgo que qualquer deles é bom elemento à baliza tendo em conta o nosso passado recente no gol. Têm essas falhas incríveis que referiu, mas continuo a achar que isso se deve a preparadores de goleiros que não estão ao nível do Botafogo.

A atenção aos estrangeiros é maior, sim, o que acho errado. Para mim, qualquer cidadão do mundo deve ter as mesmas oportunidades, e se há que fazer tolerância, então também deve caber a todos. Na verdade os homens são em geral um bocado covardes, até mesmo os melhores, porque tratam menos bem os menos preparados e melhor os mais bem preparados. O exemplo que você deu sobre o Diguinho é flagrante. Se eu dirigisse um clube não havia 'filhos e enteados', como nunca houve em nenhuma equipa de trabalho que dirigi. Mas no nosso Botafogo isso não existe: Ferrero falhou um jogo porque o Cuca insistiu em escalá-lo lesionado (e provavelmente foi intencional...) e praticamente nunca mais jogou. Mas o horrível Renato Silva fazia da equipa do BFR uma espécie de RS + 10. RS é mau. Se Cuca tivesse dado a Fererro, Escalada e Lopes as oportunidades que não quis dar, eu creio que tínhamos aí três bons jogadores. Mas os homens são assim: meio covardes e beneficiadores de uma espécie de 'eleitos' - não os de Deus, mas os do treinador. Por isso é que acho que o caráter de um treinador e dos jogadores é importante porque também 'entra' no jogo. Homens sem caráter acabam sempre por fazer 'burradas'.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Viva, querido amigo Vinícus! Fico ansioso com o seu 'regresso'... rsrsrs... Ainda ontem estive a ver postagens em 'suspenso' e topei com a foto do seu filho e nora. Está uma maravilha. Aguarda outras para publicação.

Abraços Gloriosos!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...