sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Botafogo 1x2 Volta Redonda


Li os comentários do meu amigo Macau e da imprensa em geral acerca do jogo com o Volta Redonda. E creio que é como se tivéssemos começado ontem o primeiro jogo do campeonato carioca, isto é, tudo na mesma e aprendizagem nenhuma.

Parece que vimos um Botafogo enleado num meio campo interminável do Volta Redonda, como se isso não fosse previsível e tivéssemos ficado tecnicamente surpreendidos. As tentativas botafoguenses foram muito baseadas em bolas pelo alto, coisa absolutamente ‘manjada’ pelos adversários, e as alternativas ao afunilamento não apareceram.

Sendo de esperar que o Volta Redonda jogasse pelo contra-ataque, a defesa deveria estar preparada para evidenciar presença atenta e segura, mas logo no primeiro gol do Volta Redonda é novamente um falhanço da defesa botafoguense que acontece.

Neste novo Botafogo, os testes necessários têm sido feitos, mas seria de esperar que esses testes mostrassem crescimento da equipa, coisa que, aparentemente, não está acontecendo. A defesa não cumpre, o meio campo está apagado e parece que somente a dupla de ataque tem obtido algo de concreto. Como se os problemas do ano passado persistissem os mesmos…

Se, apesar dos campos pesados, o Botafogo continuar a jogar desta maneira não progressiva, não quererei ver o seu desempenho no campeonato brasileiro. Creio que, com todo o respeito pelo esforço do adversário, o Botafogo não pode perder no seu estádio em circunstância nenhuma, menos ainda com uma equipa de segundo plano do campeonato carioca.

Em minha opinião, como na da generalidade dos botafoguenses, o plantel é modesto, mas não é incapaz. Um plantel modesto não pode possuir uma grande valia técnica e, por isso mesmo, a comissão técnica tem responsabilidades acrescidas, isto é, quem não tem técnica joga com tática. E a questão é que não parece existir evolução tática no Botafogo.

Ney Franco permanece na corda bamba porque não tendo desiludido ainda, também não encantou. Não fazendo grossas asneiras, também não mostrou grandes artes táticas e estratégicas. Porém, Ney Franco disse que é especialista em ‘remontar’ equipas ‘humildes’, razão pela qual os botafoguenses depositam nas suas mãos a confiança para remontar a dita equipa.

Embora, em minha opinião, o campeonato carioca valha pouco em termos de prestígio, creio que será o grande campeonato de Ney Franco – mostrando o que vale a equipa e ele próprio, sem favor dos árbitros e em plena evolução técnica para o campeonato brasileiro.

Porém, uma coisa é certa: quando se perde em casa para uma equipa de segunda categoria de um campeonato estadual, algo vai bastante mal e exige mudanças…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x2 Volta Redonda
Gols: Victor Simões aos 28’ (Botafogo); Fernando aos 29’ e Fabrício Carvalho aos 54’
Competição: campeonato carioca
Data: 05/02/2009
Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’, no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Leandro Noel Laranja; Wendel de Paiva Gouvêa e Sergio Waldman
Cartões amarelos: Juninho (Botafogo); Dedé, Vanderson, Zambi, Bruno Barra, Thiago (Volta Redonda)
Cartão vermelho: Thiago (Volta Redonda)
Botafogo: Renan, Emerson (Eduardo), Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel (Lucas Silva), Túlio Souza (Jean Carioca), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.
Volta Redonda: Edinho, Dedé, Júnior Baiano e Arlindo; Júlio Cézar, Bruno Barra, Fabrício Carvalho, Fernando (Thiago), Ricardo Luís (Nado) e Vanderson; Zambi (Fernandão). Técnico: Aílton Ferraz.

22 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Amigo Rui, mais uma vez não vimos o Botafogo jogar.
Amigo, insisto: O elenco é limitado, mas daria sim, para fazermos um campeonato mais decente.
O culpado maior é o treinador, fraco, incoerente e sem sangue nas veias. Respeito todas as opiniões, mas não consigo entender o que tanto o NF fez para que seja tão aclamado pela imprensa esportiva...
Enfim, vida que segue, porém, com o NF na frente do Botafogo, o ano será de fortíssimas emoções...
Abs e SA!!!

Anónimo disse...

O Botafogo não pode perder para o Volta Redonda em casa. O esquema 3-6-1 do Ney Franco não está funcionando. Mais um tropeço, e o Fogão corre o risco de nem chegar nas semifinais, o que seria um absurdo. Espero que o time se encontre na próxima partida contra o Bangu.

Ruy Moura disse...

Rodrigo, creio que a imprensa terá alguma razão sobre o NF, já que logo no início do seu trabalho com os profissionais montou uma boa equipa e levou o Ipatinga ao título mineiro, além de ter feito boa figura no Flamengo (com a ajuda do senhor do apito). E provavelmente será dos mais promissores treinadores brasileiros, mas acho que a sua conversa é do tipo da conversa mole do Cuca (que também não tem sangue na veia), e talvez seja até algo inferior a ele do ponto de vista tático. Pensei que fosse superior, mas parece-me que não... Terei que ter esperança e acreditar que ele vai explodir e que não repetirá, ponto por ponto, os falhanços do Cuca.

Mas o 'meu' técnico está no Vasco da Gama. Já quando o Geninho foi contratado expressei a minha opinião a favor do Dorival Junior. Quando contrataram o Ney Franco continuei a preferir o Dorival Júnior. Continuo a preferi-lo. Do que observei dos quatro treinadores nos últimos anos de carreira, o Dorival Júnior é o treinador mais consistente. Em minha opinião, o Vasco vai surpreender... Eu até arriscava que vai disputar o título, e se o apanharmos na semifinal vai ser complicado para nós...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Natanael, eu não concebo uma equipa ambiciosa a jogar em 3-6-1. Este esquema é meio anti-futebol e funciona bem para o Volta Redonda, para atrapalhar os adversários superiores, enrolá-los na teia e surpreender no contra-ataque. Aliás, até com 3-5-2 o BFR não funciona bem. Acho que devíamos optar por 4-4-2 a evoluir para o 4-3-3. Com flexibiidade, rapidez e mudanças de flanco. E podemos fazê-lo porque temos uma equipa leve e rápida. Porém, é necesário que a equipa seja rápida sem correr muito, se não torna-se ineficaz. É preciso boa saída de bola da defesa, posse de bola no meio campo e rapidez nas derivaões para as pontas e para o centro. Mas parece que não conseguimos fazer isso ainda. Não prtendo ser técnico e não sou expert em táticas, mas há coisas evidentes, como, por exemplo, um ataque mais baixo do que a defesa contrária, deve jogar com a bola no chão e não fazer 'chuveirinho'. Será que estou vendo mal e começando a ser excessivamente critico das táticas que não consigo vislumbrar, ou andamos mesmo a jogar com chutão para a frente e sem estratégia?...

Saudações Gloriosas!

Rodrigo Federman disse...

Rui, apesar de eu preferir (tecnica e taticamente) o Cuca ao NF (já conversamos sobre isso), concordo 1000% contigo: Bom mesmo é o D.Jr., que eu tb adoraria no Botafogo.
E eu falei a mesma coisa pro meu irmão ontem a noite: Com esse futebol a gente não aguenta o Vasco!
Abs e SA!!!

Anónimo disse...

Rui, o grande problema do NF é a teimosia. Teimosia em insistir em jogadores fracos, sem a menor condição de vestir a camisa do Botafogo. Uma pergunta: por que o treinador não testa nenhum jogador da base. Não é possível que o WJr, o Gabriel, o Alex e etc, sejam pior que alguns titulares como o Emerson, o Fahel, Léo Silva, Lucas Silva, etc. Outra coisa, por que o NF insiste em improvisar jogadores e principalmente, sacrificar o nosso melhor volante, fazendo o LG jogar como terceiro zagueiro. Se continuar desse jeito, teremos um ano complicado, a diretoria tem que acordar. Perder para um time fraquíssimo como o Volta Redonda é inadmissívil, imagine quando pegarmos times de melhor qualidade. Continuas na Guiné. Grande abraço e saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Estamos de acordo quanto a isto Rodrigo: o Dorival seria uma grande opção para o BFR; e se apanharmos o Vasco na semifinal jogando este futebol 'entramos pelo cano'...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Sergio, o Ney já fez muitos testes. É hora de se decidir. Especialmente quanto ao posicionamento dos jogadores e ao modelo padrão de jogo, que ainda não vislumbrei qual será. Se o Ipatinga tinha padrão de jogo - senão não teria sido campeão - como é que o Ney ainda não arranjou um padrão para a nossa equipa?... Há coisas que não estou compreendendo... Se é teimosia, então o Ney não serve. Para teimosos já tivemos muitos... Eu quero alguém perseverante com uma estratégia, um modelo de jogo e formas flexívesi de jogo.

Saudaões Gloriosas!

Fernando Lôpo disse...

Esse esquema que o ney franco está usando é idêntico ao que Abel fez em 2002 e que nos levou à série B. Time com 3 zagueiros, dois cabeças-de-área, um meia e dois atacantes. Sem alas decisivos e com o único meia irregular, o esquema não vai a lugar nenhum.

Isso pode funcionar no flamengo. Lá, você dá a bola a um daqueles laterais e o cara se vira, arruma alguma coisa. No Botafogo, os laterais pegam a bola e cruzam de onde estão. Não vão criar nada sozinhos. Quantas vezes Alessandro pegava a bola, um cara o marcava, ele cortava pra dentro e cruzava de esquerda? Quase sempre recebem a bola sozinhos, sem ninguém encostar. E os cruzamentos da linha de fundo têm de ser ali pela linha da área senão não adianta. Chegar na linha de fundo e cruzar lá perto da linha lateral não resolve muito. Poucas vezes o Alessandro chegou na linha de fundo junto à linha da área. Quando o fez, deu jogada perigosa.

Um time que não é brilhante tem de ser muito aplicado e organizado e jogar basicamente com duas coisas: marcação e velocidade. Mas também tem de ter alguma alternativa além do contra-ataque, ter algum recurso para atacar quando o adversário se fechar ou quando precisarmos do resultado.

Juninho, à parte questões técnicas, está fisicamente lamentável. O cartão amarelo de ontem foi bisonho, constrangedor como foi facilmente batido. No jogo de estreia, tomou drible até do Felipe Adão.

Pelo que vi dos reforços até este momento, preferia ver o time em duas linhas de 4: Renan, Alessandro, Teco, Eduardo e Batista; Thiaguinho, Lucas, Leandro e Maicossuel; Reinaldo e Simões. Deste time, tentaria fazer o Thiaguinho jogar com mais inteligência e acertando mais passes, e o fazer o Lucas marcar e ser mais participativo, pois tem bom passe pra jogar ali por dentro. Se não desse, teria de buscar alternativas como Túlio Souza ou um dos garotos. Na verdade, o nome idea ali é o de Renato, mas que ainda não está inscrito.

A vantagem das linhas de 4 é que sempre há alguém próximo. Nesse caso, jogaria o Alessandro com o Thiaguinho, o Batista com o Maicossuel. O time joga com jogadores rápidos mais abertos, laterais subindo alternados e com a vantagem de termos atacantes fortes que sabem segurar a bola e se movimentam.

O Rui deve ver na Europa muito time jogando em duas linhas de 4. Times que conseguem se defender bem, ao mesmo tempo abrindo bastante pelos lados e conseguindo rodar bem a bola. Na Libertadores há times que jgam assim. A própria LDU foi campeã nesse sistema, explorando a velocidade e qualidade de Bolaños e Guerron pelos lados.

Anónimo disse...

Gostei desse time do Fernando Lôpo, acho que teria mais condições que o atual. O problema é que o NF não quer enxergar o óbvio e insiste nos queridinhos. Depois do jogo de ontem, garanto que o NF vai escalar o Léo Silva e mais dez. Abs e SA!

Anónimo disse...

Caro Rui;

O momento de renovacao, tanto no aspecto fisico, estrutural e esprotivo, pelo qual o nosso amado e ilustre Botafogo de Futebol e Regatas parece ter finalmente se engajado, com a chegada do nosso novo presidente (que parece ser, finalmente, um verdadeiro botafoguense, e nao falso como tantos outros, principalmente como o ultimo Poderoso Chefao que por la esteve), nao podemos nos dar ao luxo de ter um "infiltrado" e falso tecnico como o que temos. Gostaria de pedir ao nosso ilustrissimo presidente Assuncao uma intervencao imediata, na esfera do futebol do nosso BFR, que sempre foi uma escola de futebol e celeiro de craques. Esse elemento, verdadeiro enganador e metido nos levara ao caos! O Valdir Espinosa sempre comenta que a"estrela" nao tem nenhum...isso mesmo!..nenhum esquema. Sabemos, tambem, que nao ha jogadas ensaiadas e ele, o "professor cognitivo" nao tem variacao tactica e nao sabe escalar. Julga-se o "tal" mas nao passa de fanfarrao. A torcida devia fazer um abaixo-assinado pois acho que ele nao deve ter nem 10% de aprovacao. Sr. Assuncao, junte ex-jogadores que frequentam o clube, pricipalmente o Carlos Roberto (que ja nos deu o campeonato de 2006, enquanto muitos outros rodados nunca nos deram, Jaizinho e Leonidas, so para citar alguns, e forme um grupo gestor, uns aconcelhando os jogadores, outros ensinando fundamentos (o Roberto Miranda, mesmo hoje ja estando ha muito inativo, ate de chinelos poderia ensinar como fazer gols e se posicionar no ataque) e um deles como tecnico. Do jeito que esta nao da presidente. Desde o ano passado, com o grupo com salarios atrasados ou nao,o nosso "pao e queijo" nao tinha controle sobre o time. Tipo falastrao e de panelinha, alem de nao ter coragem de assumir seus erros (nas derrotas a culpa e dos jogadores, quando ganha e porque ele falou no intervalo, ou porque sabe montar times, conhece os jogadores...bla bla bla). Hoje diz (claramente eximindo-se de culpa),no Jornal dos Sports:
Rio de Janeiro - O Botafogo não foi bem e para aproveitar a situação, o Voltaço soube atrapalhar e tirar vantagem da desorganização alvinegra. Para o técnico Ney Franco, o faltou criatividade à equipe.

"Faltou talvez criação de opções de gols. Nós também não conseguimos fugir de uma marcação forte. Eles praticamente jogaram no 3-6-1, com três zagueiros altos e ganharam muitas bolas pelo alto. Tiveram uma competência enorme, com uma equipe bem armada", diz o treinador do Botafogo.
Quem "organiza" e "arma" uma equipe e o treinador, caramba!Ele diz entao que nao e o culpado,mas sim os jogadores...isso e covardia!Jogar contra times pequenos que usam um atacante so na frente e acaba perdendo e ridiculo! Ele deveria ir dancar com o Junior-entortado pelo Mendonca e os amigos dele la do time "da coisa do mal", dos quais ele esta sempre falando e deixar alguem cuidar dos nossos "meninos de prata da casa"..como Afonsinho, Amarildo, Rogerio, Neivaldo..todos o foram. O Wellington Junior ja vez gol...coisa que eu nao sei se o Leo Silva ja fez. Algum genio pode me dizer porque? porque? ele troca a posicao de todo mundo se temos jogadores para cada posicao e em certos casos ate mais de um? Eu imploro, por favor, a algum mago do futebol que me explique> Porque Jorginho, auxiliar do Dunga, pode entrar no treino secreto para todo mundo, ano passado antes do jogo em que fomos garfados contra o Sao Paulo? Para ver o entao Diquinho jogar pro FRAGROBO comprar? Nenhum jogador do Bota foi convocado na epoca, ou foi?? Ah..me da um tempo! Ja vi Mura, Paulistinha,e toda a penca de jogadores que enalteceram nossa "Estrela"...nao gosto de ver meu glorioso e bem maior na vida ser achincalhado. Desculpe pelo desabafo Rui, caro e ilustre irmao luso e botafoguense de alta estirpe. Saudacoes a todos co-irmaos botafoguenses de sangue preto e branco como eu. Permita dar a proxima escalacao do Fogao que ele vai por em campo:
Gol: Fahel (tem visao de jogo)
Alas: Lucas Silva (direita)Zarate (esquerda)
Zagueiros: LG e Maicossuel
Meio Campo: Teco,Emerson (cracasso), Alessandro Diego
Ataque: Tulio Souza e Leo Silva (para fazerem muitos gols)
opcao de banco: Vitor Simao e Reinaldo
Espero que Nilton Santos aguente!!!!
Um abracao Rui (teclado sem acentos em Portugues)Antonio

Ruy Moura disse...

Fernando, é verdade que prefiro linhas de quatro nas condições que enunciou no seu comentário. Dá defesas seguras e contra-ataques consistentes. Eu não gostava do 3-5-2 do Cuca e não gosto do 3-6-1 do Ney. E acho que o time que o Fernando armou é melhor do que o do Ney.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Sergio, temos tido técnicos teimosos, heim?... Eles não sabem distinguir a ténue linha que existe entre perseverança e teimosia... E quem se trama somos nós, os torcedores, a razão última da existência de um clube.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Antonio, você parece o Rodrigo a falar do Ney... rsrsrs... Não sou tão crítico como vós, mas reconheço que a conversa do Ney não só começa a parecer-me 'mole' como, sobretudo, uma conversa sem 'olhos' nem 'ouvidos'.

Porque entre outras coisas que, confesso, não me têm agradado, li hoje que o Ney considera que o problema foi falta de criação. Portanto, na visão dele, problema dos jogadores. Ora, o problema dos jogadores é serem medianos, e se são medianos não são criativos. E se não são criativos o Ney não pode depender da técnica deles. E então resta ao Ney suprir a falta de técnica com uma boa composição tática. Porque o Ney disse que gostava de montar equipas 'humildes', que era bom nisso. Portanto, reconheceu que a equipa é 'humilde' e, por consequência, não tem técnica. Logo, entra aí a tática dele. Incluindo um esquema criativo feito por ele para montar o 'melhor meio campo do Brasil' - palavras dele. A pergunta é: E ONDE ESTÁ A TÁTICA?! Apesar de três vitórias em quatro jogos, QUAL É REALMENTE A TÁTICA?... Estou começando a ficar deveras preocupado.

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Isso mesmo caro Rui.
O treinador tem que ter pulso e comando. lembras do elenco reduzidissimo que o Carlos Alberto Torres tinha quando ganhamos a Comembol? Nao tinha jogadores do calibre do Reinaldo nem do Vitor Simoes...Eu fui ao jogo. Os caras tinham jogadas ensaidas e ate na hora de bater faltas..ora o Sinval ou Camacho alternavam jogadas. E como falei antes, ate o time do ano passado tido por muitos como de qualidade, ele nao montou nada. Nao cria e nem tem o time no pulso. E, por a culpa sempre nos outros mostra falta de postura e fraqueza. O que interessa se resume no fato de ele ser muito, muito fraco. Implorou para ficar no clube na virada pois sabe que so sabe fazer alguma coisa em time pequeno, e mesmo assim com muita sorte, sorte mesmo.
Sera que vc, com seu conhecimento europeu, nao arranjaria um lugar pra ele treinar por la. Aposto que ele largaria o fogao na hora e esqueceria a capacidade dele, "altissima" por sinal de montar equipes modestas (kkkk) e nos deixaria em paz. Nao so o Rodrigo mas uma imensa gama de torcedores sabem que o problema se resume nele. Poe o Valdir Espinoza,um Tite, um Abel Braga, ate um Luizinho Rangel da base ou o roupeiro do Botafogo para treinar esse time mesmo e notariamos uma enorme diferenca.
Boa sorte.

Anónimo disse...

Acabei de ler que o RENE SIMOES, tecnico do FRUFRU, assumiu pra si a responsabilidade pela derrota do time de virada. PELO MENOS MOSTROU HOMBRIDADE! O nosso, fica no cafe-com-leite e expoe os jogadores. Por isso ha torcedores que acham os jogadores sao ruins. Alguns ate falaram mal da atuacao do Leandro Guerreiro, ontem, que sempre foi muito regular. Tambem, o cara e cabeca de area e o "inventor" o coloca de zagueiro pela esquerda. So pode estar trabalhando para forcas ocultas para arruinar o time. Quero ver quando enfrentarmos o time do mal que ele tanto deve adorar....Emocoes fortes por vir.Antonio

Fernando Lôpo disse...

Rui, veja que dica legal li no MCR. Uma pesquisa do Esporte Fino sobre os escudos mais bonitos do mundo. Veja os 50 primeiros.

Do 50º ao 41º:
http://www.esportefino.net/os-mais-bonitos-escudos-de-times-de-futebol-50%c2%ba-a-41%c2%ba/
Do 40º ao 31º:
http://www.esportefino.net/os-mais-bonitos-escudos-de-times-de-futebol-40%c2%ba-a-31%c2%ba/
Do 30º ao 21º:
http://www.esportefino.net/os-mais-bonitos-escudos-de-times-de-futebol-30%c2%ba-a-21%c2%ba/
Do 20º ao 11º:
http://www.esportefino.net/os-mais-bonitos-escudos-de-times-de-futebol-20%c2%ba-a-11%c2%ba/
Do 10º ao 1º:
http://www.esportefino.net/os-escudos-de-times-de-futebol-mais-bonitos-do-mundo/#comments

Eles explicam como foi feita a pesquisa. É bem interessante.

Ah, o resultado? Bem, o Sporting ficou em 36º, e o Botafogo... Todos nós sabemos.

Abraços.

Anónimo disse...

“Qual o melhor blog botafoguense?” Continua a enquete. Este blog está em 1º com 23% dos votos. Para votar acesse http://linksdobotafogo.blogspot.com/

Jogo Aberto disse...

o botafogo deu muito mal diante do VOLTa redonda

Ruy Moura disse...

Antonio, gosto muito de citar o exemplo de 1993, porque se tratou de uma equipa medianíssima, mas que jogou não apenas como 'grupo' e sim como 'equipa'. É o que o treinador teria que conseguir agora, tanto mais quanto chamou a si a responsabilidade de montar uma equipa a partir de um time humilde.

Acho também que a atitude do René Simões é coisa a sério. Sinceramente, os nossos treinadores são pouco honrados a assumir as derrotas. Qual foi o último treinador do BFR que assumiu de peito aberto uma derrota?... Já nem me lembro, mas não foram certamente o Ney, o Geninho, o Cuca, o Chamusca, o Celso Roth ou o PC Gusmão...

Uma das coisas que mais me chateava na anterior equip+a do BFR era esta incapacidade de assumpção das derrotas, e, por isso, acabamos dando showrorô...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Belo, Fernando! Valeu mesmo!

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Léo, a esperança é a última que morre... E como no Rio os clubes são todos amadores, pode ser que o BFR ainda seja o campeão desses amadores no século XXI...

Saudações Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...