terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Botafogo campeão estadual infanto-juvenil de 1957

.
O Botafogo sagrou-se campeão estadual de infanto-juvenis em 1957. A competição teve início a 14 de Abril de 1957 e terminou a 25 de Agosto do mesmo ano.

A campanha completa foi a seguinte:

Fase de Classificação – Turno
14.04: Botafogo 6x1 Astória [Ubiratan (2), Guilherme, Domingos, Décio e Joãozinho] – Gal. Severiano
21.04: Botafogo 2x1 Galitos [Amaro e Domingos] – Campo do Sampaio
28.04: Botafogo 1x0 Fluminense [Guilherme] – Gal. Severiano
05.05: Botafogo 5x1 Lisboa [Décio (3), Domingos e Joãozinho] – Gal. Severiano
11.05: Botafogo 3x1 Flamengo [Domingos (2) e Joãozinho] – Gávea

Fase de Classificação – Returno
19.05: Botafogo 4x1 Astória [Eduardo, Octavio, Domingos e Décio] – Gal. Severiano
26.05: Botafogo 5x0 Galitos [Domingos (3), Amaro e Joãozinho] – Gal. Severiano
02.06: Botafogo 0x1 Fluminense F.C. [0] – Laranjeiras
09.06: Botafogo 4x0 Lisboa [Domingos (2), Eduardo e Joãozinho] – Gal. Severiano
16.06: Botafogo 0x0 Flamengo [0] – Gal. Severiano

Fase Final – Turno
26.06: Botafogo 1x0 São Cristóvão [Décio] – Figueira de Melo
30.06: Botafogo 1x0 Bangu [Guilherme] – Gal. Severiano
07.07: Botafogo 1x0 Fluminense [Amaro] – Gal. Severiano
14.07: Botafogo 0x3 Olaria [0] – Olaria
21.07: Botafogo 3x0 São José [Amaro (2) e Domingos] – Campo do São José

Fase Final – Returno
28.07: Botafogo 4x0 São Cristóvão [Décio (3) e Joãozinho] – Gal. Severiano
04.08: Botafogo 2x1 Bangu [Octavio e Décio] – Moça Bonita
11.08: Botafogo 0x0 Fluminense [0] – Laranjeiras
18.08: Botafogo 2x0 Olaria [Octavio e Décio] – Gal. Severiano
25.08: Botafogo 2x1 São José [Ubiratan e Joãozinho] – Gal. Severiano

O Botafogo realizou 20 jogos obtendo 16 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, assinalando 46 gols e sofrendo 11 (saldo de 35).

A artilharia esteve a cargo de Domingos (12 gols); Décio (11 gols); Joãozinho (7 gols); Amaro (5 gols); Ubiratan, Guilherme e Octávio (3 gols cada) e Eduardo (2 gols).


Jogaram os seguintes 23 atletas: José Reginaldo da Costa Filpi (goleiro), Mário Savaget Pinto, Paulo Roberto Fiúza de Carvalho, Jayme Teixeira Lima, Ubiratan Alves, Domingos Antonio Alicata e João Dias Zuin (‘Joãozinho’) – 20 vezes cada; Mauro Ayres e Silva – 19 vezes cada; Octavio Gonçalves de Abreu – 18 vezes; Décio Sá Vianna – 15 vezes; Eduardo Lourenço Jorge e Paulo Guilherme Paranhos Januzzi – 14 vezes cada; Amaro Júlio Parreira da Silva – 13 vezes; José Ronaldo Martins Peçanha e Manoel Custódio Neto – 6 vezes cada; José Américo da Silva – 5 vezes; Luiz de Azevedo, Marcus Vinícius Figueiredo da Silveira e Fábio Coelho Januzzi – 3 vezes cada; Alfredo Augusto Vieira Portela e Roberto Hamud Rhaddour – 2 vezes cada; Nílton Onofre e Alceu Sapha Carneiro – 1 vez cada. Técnico: António Franco de Oliveira (‘Neném Prancha’).

Foto:
Gentileza de Sérgio Di Sabbato
Fonte:
Acervo e pesquisa de Claudio Marinho Falcão

15 comentários:

Anónimo disse...

Grande Rui, o Ubiratan Alves, o Bira, é meu colega na orquestra onde trabalho, ele é trompista. Sempre converso com ele sobre futebol e ele tem histórias incríveis da sua época de Botafogo. Ele só não continuou no futebol porque acahva que naquela época não teria a menor chance no clube, não só porque tinha muito jogador bom e sobretudo pelo seu tamanho. O Bira teve o prazer de jogar com Garrincha, Didi, Nílton Santos em alguns coletivos. Em outra oportunudade, contarei mais sobre o Bira. Eu tenho a foto do elenco campeão infanto-juvenil de 57, se quiser, mando prá você. Abs e SA!

Ruy Moura disse...

Que bom, Sergio! Eu não tenho a foto.

Publique histórias do Bira no blogue. Ou peça ao próprio para contá-las...

Abraços Gloriosos!

Impasse Livre disse...

Rui, eu diria que nilton santos pode até ser a enciclopédia, mas os conhecimentos que ela traz, principalmente em relação ao alvinegro, cabem todos a você. Parabéns, és a história viva do aglorioso em pessoa! abs, leandro carvalho...aliás ia até te pedir uma coisa: Vasco x botafogo, os periodos que um ficou sem vencer o ooutro, os dados dos jogops e as curiosidades do confronto, se puder ou me repassar ou fazer um post agradeceria, abs, leandro

Anónimo disse...

Rui, vou mandar a foto para o seu email. Abs e SA!

Ruy Moura disse...

Leandro, eu posso fazer isso, amigo, mas agora estou em Bissau a trabalhar para o Gabinete do Primeiro-Ministro e com muita falta de tempo para postagens que nã estejam anteriormente preparadas. Farei isso quando chegar a Lisboa a partir de 1 de Março.

Fico muito contente quando é reconhecido o meu contributo para a divulgação e a dissemnação da história do Gloriosos. Já que não posso assistir aos jogos todos ao vivo devido à distância, pelo menos sinto-me feliz por ter encntrado uma maneira de contribuir para O Glorioso! Como haveria maneira de não ser fã da Internet?!..

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Obrigadão, Sergio!

Saudações Gloriosas!

Fernando Lôpo disse...

Da coluna do jornalista Sebastião Nery, na Tribuna da Imprensa.

http://www.tribunadaimprensa.com.br/anteriores/2009/fevereiro/05/coluna.asp?coluna=nery

"Ombudsman

“O Globo” sempre publicou a lista dos grandes devedores da Previdência Social. De repente, parou de publicar. Está desfeito o mistério.

O site da Previdência Social, a que todo cidadão pode ter acesso, conta, na Dívida Ativa de 14 de janeiro de 2009, que a “Infoglobo Comunicações SA”, holding que abriga “O Globo” e seu portal na internet, deve à Previdencia exatamente 17 milhões, 517 mil e 404 reais e 64 centavos.

Como é que “O Globo” resolve o problema? Põe Lula todo dia, toda hora, fazendo comícios na TV Globo. Uma mão suja a outra."

Essa é nossa imprensa, livre mas não independente. E adoram falar das dívidas alheias.

Fernando Lôpo disse...

E não deu outra. Victor Simões suspenso. Entra o bisonho porém atacante Diego? Não. Entra o jovem Laio? Não. Improvisa-se no ataque com Lucas Silva.

Lembremos a trajetória de Lucas Silva com Ney Franco. Nunca jogava no Brasileiro e quando entrava era aos 40 do 2º tempo. Improvisava alguém mas Lucas não jogava. Com os jogadores saindo, começou a jogar. Fez boa pré-temporada, Ney rasgou exagerados elogios, que ia ser o ano dele e tal. O cara começou como dublê de cabeça-de-área e meia, fazendo uma dupla função que acabava fuicando mio confusa. Em 3 jogos, voltou pro banco, entrou de novo aos 40 do 2º tempo (como em 2008) e no último jogo apesar das inúmeras invenções, não entrou. Agora, passa à frente de dois especialistas da posição e deve ser titular improvisado contra o Friburguense.

Quem sabe não entra o Laio de cabeça-de-área e o Leo Silva de centroavante...

Ruy Moura disse...

Excelente comentário sobre a Globo, Fernando. Quando uma coisa parece estranha, normalmente é mesmo estranha. E comprova a necessidade do uso dos neurónios em defesa da cidadania e da verdade para além das cortinas. Por mim, nunca resisto a abrir uma cortina e olhar para além dela... Faz-me bem à saúde mental...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

E talvez o Renan possa avançar um pouco mais, já que o Laio assegura a defesa, e apoiar o meio campo. Quem sabe até começar a cobrar umas faltas. E o Ney também pode concretizar a velha ideia do Nenem Prancha e convocar o Maurício Assumpção para bater penalty...

Saudações Gloriosas!

Rafael M. F. disse...

Rui,

Tens alguma notícia do Arena Alvinegra? O site sumiu!

Fernando Lôpo disse...

Talvez o maurício assumpção, com seus anos de praia, bata pênaltis melhor doq ue o reinaldo mostrou.

Ruy Moura disse...

Calanguis, já regressou. Nao se percebeu bem. Acho que foi por causa de haver duas hospedagens: a do sítio e a do fórum. Enfim, normalizou...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Pois é, Fernando. Já nem me lembrava que ele foi dirigente do futebol de praia... Talvez até com a barriguinha consiga...

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Caro Rui Moura.
Como o tempo passa (rsrs)! Lendo o comentário sobre o Bira, confirmo que tb. fui do time campeão Infanto-Juvenil de 1957. E artilheiro. Não sei porque, não estava presente por ocasião da foto que está no blog.
No YouTube poderá pesquisar em Domingos Alicata e encontrar o meu Poema em Branco & Preto em homenagem ao nosso Fogão. Lá eu apareço nos dois times, 1956 e 1957. Na foto de 1956 você poderá ver o China e o Rui, que seguiram na profissão... Quto. a mim, meu pai não me permitiu profissonalizar...

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...