terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

E por falar em saudade…


O Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Pilares foi fundado em 19 de Fevereiro de 1949 e conquistou três títulos de campeão do Carnaval nos chamados grupos de acesso em 1960, 1971 e 1982 – de onze em onze anos.

O primeiro triunfo ocorreu com o enredo ‘Invasão Holandesa na Bahia’; o segundo teve como tema ‘Primaveras’, e levou a escola ao segundo grupo; o terceiro, ‘Moça bonita não paga...’, fala sobre a feira livre.

Mas a Caprichosos de Pilares surge no Mundo Botafogo devido ao tema ‘E por falar em saudade…’ do seu samba enredo de 1985. Apesar de ter apenas obtido a quinta posição nesse ano, o impacto da sua apresentação foi muito intenso e o prefeito de então, Marcello Alencar, chegou a afirmar que fora injusto o resultado que dera o campeonato à Mocidade Independente de Padre Miguel.
.


Acresce o mais importante para nós: os botafoguenses entoaram o tema ‘E por falar em saudade…’ Tendo em consideração a época, compreende-se inteiramente que tenhamos elegido entoar o tema. Então, fica aqui anotada a letra do samba que a Caprichosos de Pilares divulgou:

Oh! Saudade, ô
Meu carnaval é você
Caprichosamente
Vamos reviver, vamos reviver...
"Saudadeando" o que sumiu no dia-a-dia
Na fantasia de um eterno folião
O bonde
O amolador de facas
O leite sem água
A gasolina barata
Aquela Seleção Nacional
E derreteram a taça na maior cara-de-pau
Bota, bota, bota fogo nisso
A virgindade já levou sumiço (bis)
(Quero votar!)
Diretamente, o povo escolhia o presidente
Se comia mais feijão
Vovó botava a poupança no colchão
Hoje está tudo mudado
Tem muita gente no lugar errado
Onde andam vocês, ô ô ô
Antigos carnavais?
Os sambistas imortais
Boldados de poesia
Velhos tempos que não voltam mais
E no progresso da folia...
Tem bumbum de fora pra chuchu
Qualquer dia é todo mundo nu... (bis)

Fontes:
Acervo e pesquisa de Rui Moura
CaprichososdePilares.com.br

6 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

Por que o Botafogo não faz parte do Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos?

snoopy em p/b disse...

não gosto de carnaval.
se tem uma coisa que me afasta do rio de janeiro é o carnaval.
de nada, eu gosto ali.

abraço!

Ruy Moura disse...

Não faço ideia, Miguel. Há muito que recuperar no BFR acerca da dignidade dos desportos olímpicos.

Abraços.

Ruy Moura disse...

Snoopy, Carnaval não é do que mais gosto, mas não me importo de assistir, desde que não participe. E gosto de ver desfilar o Salgueiro porque sou fã da escola. Devia ser fã da São Clemente, não é?... Mas grudei mesmo foi no Salgueiro por causa de um enredo de samba chamado Chica da Silva. Anos sessenta. O ano passado fizeram excelente figura.

Saudações Gloriosas!

Fernando Lôpo disse...

O Salgueiro é daqui da Tijuca, meu bairro. A tijuca, se tivesse de fazer uma bandeira, certamente seria vermelha e branca, pois as principais instituições tijucanas, que são o Salgueiro, o América e o Tijuca Tênis Clube, são todos vermelhos. O Salgueiro tem uma marca interessante: jamais ficou abaixo de 8º lugar, o que é uma regularidade impressionante.

Uma pena que o Botafogo seja o único grande do Rio a não ter sido enredo de escola de samba. Tudo bem que Estácio (flamengo) e Unidos da Tijuca (Vasco) não tiveram bons desempenhos, mas o samba da Tijuca até hoje é cantado pela torcida do vasco (e é empolgante mesmo, o refrão muito legal e dá um baita efeito no estádio). A Rocinha fez do fluminense, mas não foi no grupo especial.

Sei que o Botafogo não tem dinheiro para colaborar para que o desfile seja de nível de campeã, mas achei que botafoguenses ilustres fossem influir nisso. O Stephan Nercessian até chegou a tentar que a Portela fizesse do Botafogo em 2004. Já pensou a Portela campeã após 20 anos com um enredo do Botafogo? Outra cotada era a pequena São Clemente, a preta e amarela lá de Botafogo.

Tomara que um dia ainda corra o mundo a imagem da Estrela Solitária guiando um belo desfile em preto e branco na passarela, de preferência com um bom samba e boa colocação.

E já que estamos falando de música popular brasileira, na próxima segunda comemoram-se 100 anos de nascimento da luso-brasileira Carmen Miranda.

Abraços.

Ruy Moura disse...

Seria fantástico, Fernando! E o Botafogo tem história para isso e muito mais!

Acho que podíamos fazer aqui uma publicação em homenagem à Carmen Miranda. Que acha?...

Saudações gloriosas!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...