No dia 1 de Fevereiro de 1982 faleceu Benjamin de Almeida Sodré, conhecido por ‘Mimi Sodré’, que nascera a 10 de Abril de 1892 em Mecejana, no Ceará.

Em entrevista, Flávio Ramos relembrou Mimi Sodré como “querendo ingressar no clube e sendo recusado por ser criança de calças curtas”. Porém, Mimi Sodré (na fotografia dos campeões de 1910, Mimi é o segundo da fila da frente a contar da direita) acabaria sendo duas vezes campeão carioca pelo alvinegro em 1910 e 1912. Em 1910 Mimi Sodré foi o terceiro artilheiro do Botafogo no campeonato carioca com 11 gols, em 1912 foi artilheiro com 12 gols e em 1913 bisou a artilharia assinalando 13 gols.
Mimi Sodré consagrou-se como desportista exemplar durante um jogo em que representava o escrete militar brasileiro contra o Chile. Mimi pediu ao juiz que anulasse um gol seu num lance em que a bola lhe batera na mão e entrara na baliza. Esta e outras atitudes semelhantes fizeram com que Mimi Sodré fosse considerado o mais honesto craque do futebol brasileiro.
Mais tarde, ingressou na Escola Naval, diplomou-se com distinção e tornou-se professor. Em 1913 sobreviveu a um naufrágio do rebocador Guarani, chefiou a Comissão Naval Brasileira durante a II Grande Guerra Mundial e atingiu o posto de Almirante em 1954.
Tornou-se, ainda, uma referência na história do escutismo brasileiro, sendo aí conhecido por ‘Velho Lobo’, porque participou da fundação dos ‘Escuteiros do Mar’, da União dos Escuteiros do Brasil e outros grupos, bem como foi autor, em 1925, do ‘Guia do Escuteiro’. O ‘Velho Lobo’, designado ‘Cidadão Honorário do Rio de Janeiro’ e de outros Estados, também foi presidente da ‘Ordem do Tapir de Prata’, a mais alta condecoração do escutismo brasileiro. O seu nome designa grupos de escuteiros, ruas e outros espaços públicos.
Fonte
Acervos e pesquisa de Claudio Marinho Falcão e Rui Moura
2 comentários:
Rui, pode anotar aí:
1 de Março: No dia primeiro de Março de 2009 o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Guanabara(bi-campeão moral) ao golear o Club Regatas Framengo por 7 a 2(novo recorde em finais de turno).
Saudações Alvinegras!
rsrsrs... Mesmo 'doente' do braço o Vinícius tem inspiração!... Vou reservar a data... rsrsrs...
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário