terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O Miguel Gonzalez em Lisboa

.
Nos últimos 365 dias tive a oportunidade de estar em Lisboa com três novos amigos brasileiros. O primeiro foi o Tony Queiroga, que jantou em minha casa e assistimos em conjunto a um jogo do Botafogo na televisão ao vivo. O Tony está realizando uma tese de doutorado cujo campo empírico envolve Brasil e Portugal.

O Danilo Rosa Paiva esteve de passagem no aeroporto de Lisboa, em trânsito a caminho de Hamburgo, e pudemos tomar um café e conversar durante uma hora. O Danilo edita o blogue Botafoguismo.

Na semana passada, antes de voar para Bissau, conheci pessoalmente o Miguel Gonzalez, que esteve trabalhando em Cannes e regressou ao Rio de Janeiro com escala em Lisboa.


Fomos jantar a um restaurante típico lisboeta que frequento há muito tempo, outrora uma carvoaria há cerca de duzentos anos. Tivemos uma excelente noite de conversa desportiva. O Miguel, tal como eu, é apaixonado pela generalidade dos desportos e edita o blogue Esporte Rio.


Após um excelente aperitivo transmontano, que acompanhou um delicioso chouriço no pão e um queijo de ovelha amanteigado, avançámos para uma bacalhauzada à moda do Minho, frito com muita cebola e batatas, regado com um excelente azeite e acompanhado por um vinho tinto ‘à maneira’. Como a foto sugere, pode-se afirmar: “que delícia!...”

Valeu, Miguel!

11 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

Foi uma noite excelente!!!

snoopy em p/b disse...

rui,
espero um dia ter um momento assim contigo, para conversarmos muito sobre o nosso botafogo.
esse vinho aí está delicioso, hein?
hummm... essa terra sua é maravilhosa no assunto vinho, bebida pela qual sou apaixonado.

um abraço!

Anónimo disse...

Caro Rui,
Pegando carona no seu post, vou aproveitar e tirar uma dúvida que fiquei de uma passagem por Lisboa. Afinal, o bacalhau na brasa que servem por aí é como um pescado fresco? Pq a diferença do bacalhau que comemos por aqui é muuuuuito grande. São pratos absolutamente distintos...rs
Abs.

Ruy Moura disse...

Foi excelente, sim, Miguel!


Abraços!

Ruy Moura disse...

Seria muito bom, snoopy. Se eu tiver sorte numa prposta que me fizeram terei um projecto no Brasil a partir de Brasília. Se for assim... podemos falar muito ao som do Brasil... rsrsrs... Ou, então, talvez o snoopy passe por Lisboa... e falamos ao som de Portugal... rsrsrs...

Sou capz de falar horas sobre o Botafogo...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Não entendi bem a questão, Edson. O bacalhau é salgado antes de ser confecionado. Seja cozido, grelhado, frito ou cru... é sempre salgado previamente. As mil maneiras de fazer bacalhau é com bacalhau salgado. O bacalhau que se come em Portugal é excelente. O que se come no Brasil como é?...

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Bem... o bacalhau que se come por aqui, invariavelmente, é um bacalhau seco. Por mais que se utilize azeite, a textura jamais será com o aquele que
é apreciado em Portugal, eu acho, onde é possível retirar as "lascas" do peixe até mesmo com uma colher, tamanha a suculência. Obviamente, não sou um entendido, e talvez eu é que esteja comendo o bacalhau errado... rs.
p.s: estando em Brasília, me avise, por favor. Uma vez por mês, em média, também estou na cidade. Abs. (estou te devendo aquela matéria... mas não me esqueci, não...)

Ruy Moura disse...

Edson... bacalhau seco não presta... bom mesmo são as lascas suculentas... é isso que nos faz deliciar com o bacalhau. Mas na verdade ainda prefiro outras coisas antes do bacalhau. Exemplos: cozido à portuguesa, feijoada à transmontana, feijoada à brasileira, sopa da pedra, cabrito à padeiro... hum... já estou indo jantar... rsrsrs...

Avisarei se for a Brasília. Fico aguardando a "tal" matéria...

Abraços Gloriosos!

Fernando Lôpo disse...

De bacalhau o que gosto mais é o bolinho de bacalhau. E é melhor feito em casa, pois o que se come na rua na maioria das vezes ou fique com óleo demais ou seja um "batatalhau".

Anónimo disse...

Pois é, Rui, eis então a diferença. Não sei se aqui no Brasil é possível encontrar bacalhau como esse. E, claro, se encontrar vai ser caríssimo. Ao contrário de Lisboa, onde a gente come um prato desses por um preço bem acessível, ainda que em euros. Aqui o bacalhau seco já não é nada barato. E concordo com o Fernando... bolinho de bacalhau, com raríssimas exceções... só o feito em casa.

Ruy Moura disse...

Fernando e Edson, de acordo!!! Em PT também se come muitas vezes batatalhau na rua. Prefiro em casa. Também gosto muito de croquetes- pequenos rolos de carne. Há uns absolutamente de nível mundial!!!

Saudações Gloriosas!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...