domingo, 23 de janeiro de 2011

Botafogo 5x0 Cabofriense


Verei o jogo apenas amanhã em diferido, mas ouvi a narração e pareceu-me que nada mudou, apesar da goleada que foi facilitada por gols contra e uma expulsão.

Do que ouvi creio que o esquema tático é rigorosamente o mesmo, as soluções são as mesmas. Uma coisa que me espanta é que optando por um 3-5-2, ferrolho e contra-ataque baseado no chutão, o Botafogo não treine as bolas paradas.

Efetivamente, quem joga como jogamos espera marcar gols de uma das seguintes formas: grande penalidade, falta próxima à área ou até mesmo de escanteio e ‘chuveirinho’. Mas não treinamos esses movimentos. Contra a Cabofriense isso não foi importante, mas pode ser importante treinar inovações em bolas paradas para surpreender o adversário e ganhar a equipas mais fortes, como o Fluminense e o Flamengo.

No marasmo da goleada - que nunca 'sabe' mal ao torcedor - parece que se salvou novamente Caio, que introduziu alguma alegria no jogo. Espero não estar a ser pessimista, mas realista.

Em suma, mais três pontos e mais uma exibição sem brilho. Mesmo com os lesionados do ano passado recuperados, cheira-me que vai ser assim o ano todo… Déjà-vu 2010… Bi 2011…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 5x0 Cabofriense
» Gols: Goeber (contra) 24’ e 30’, Renato Cajá 75’, Caio 80’ e Antônio Carlos 87’
» Competição: campeonato carioca
» Data: 23.10.2011
» Local: Estádio Cláudio Moacir Azevedo, Macaé (RJ)
» Arbitragem: Luís Antônio Silva Santos; Auxiliares: Francisco Pereira de Sousa e João Luiz Coelho de Albuquerque
» Disciplina: cartão vermelho – Alyson (Cabofriense); cartão amarelo – Somália, Márcio Rosário e Bruno Tiago (Botafogo); Alan Barreto, Felipe, Alyson (Cabofriense)
» Botafogo: Jefferson, João Filipe (Alecsander), Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Marcelo Mattos, Renato Cajá, Bruno Tiago (Fahel) e Somália; Herrera (Caio) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Cabofriense: Fábio, Schneider, Alyson, Matheus Hansen e Everton; André Oliveira, Goeber (Diego Sales), Zotti e Rafael Ueta; Grafite (Felipe) e Allan Barreto (Capixaba). Técnico: Luís Antônio Zaluar.

Foto: Rui Porto Filho – Agência Estado

12 comentários:

Júlio Melo disse...

Cara, vou confessar, ainda não vi um jogo do BFR no cariocão. No primeiro jogo estavámos sem luz aqui em casa, e hoje estava na rua e não consegui ver. Vou ter que me redimir indo ao Engenhão...

A Thammy bate um bolão... que saúde.

Boa semana meu amigo Rui.

Anónimo disse...

Rui,
Sempre soubemos que o "papai Joel" é retranqueiro. Assisti a estreia do BFR no campeonato pela TV, meu filho foi ao jogo (já que ele tb é botafoguense)e odiei o time. Hoje porem, pelo menos no 1o. tempo, e apesar dos gols contra, gostei demais do time, jogando bola mesmo e criando jogadas. Assista o vídeo e podemos trocar algumas ideias.Espero estar certo e que o time realmente acerte.
abs e san
carlos

Ruy Moura disse...

Pois é, Júlio, acho que a Thammy devia ser contratada para a equipa feminina...

Estou a pensar ir ao Engenhão um dia destes...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Carlos, fico muito surpreendido com as suas notas. Na rádio a ideia é que o Botafogo jogou mal, e que só melhorou realmente quando o Caio entrou. Nas notícias também, nos blogues idem. Só na Lancenet li alh«go positivo.

Fico muito curioso para ver o jogo amanhã, em diferido.

Abraços Gloriosos!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

Este time ainda tem muito a melhorar e pode apresentar um futebol melhor que o de ontem. Eu destacaria a boa movimentação de Renato Cajá, os passes precisos de Loco Abreu e a estrela de Caio. Ficou provado que não é necessária a escalação de três zagueiros e dois volantes contra times fracos. Como falei anteriormente, por certo o time vai melhorar com a entrada de Arévalo Rios, Márcio Azevedo e Everton, mas espero que enquanto isto não acontece, que os jogadores pressionem mais os adversários, independente de serem fracos ou fortes.

Ficou provado que precisamos de um bom cobrador de faltas. Não sei se Abreu é o mais indicado para tal função.

Rodrigo Federman disse...

Rui, conselho de amigo: Não perca 1h30min do seu dia, amigo.
Juro, apesar dos 5 a 0, foi mais uma partida horrível, exatamente como vc descreveu na sua imaginação!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

Certom Aurélio terei em atenção essas observações quando visionar o jogo.

Quanto aos zagueiros, eu nunca colocaria três zagueiros fixos fosse contra quem fossse. Esta equipa podia bem jogar em 4-1-3-2. Tem gente para isso.

Também tenho esperanças em Ríos e Azevedo, mas Loco a bater falta é brincadeira. Uma das contratações que falta é termos um homem bom para bolas paradas.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Treei que ver, Rodrigo. Mais que não seja para avaliar as análises do Carlos e do Aurélio.

[Antes, vou comprar uma almofada muito boa para dormir... rs...]

Abraços Gloriosos!

Aurelio Bulhões Pedreira de Moraes-Jornalista disse...

O Lúcio Flávio não corria, não acertava mais os passes e cansava logo. Mas de uma coisa eu senti falta ontem: As cobranças precisas de falta. Aquela que o Abreu bateu, com certeza seria gol dele.

Ruy Moura disse...

Concordo, Aurélio. O Lúcio Flávio só conseguia sobressair em bolas paradas: faltas e grandes penalidades. Quanto aos escanteios, eu contei cem seguidos que ele bateu sem que se concretizasse em gol...

Faz falta um sujeito com boa colocação de bola na cobrança de faltas. O Loco não é bom para isso.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

PREZADO IRMÃO RUI - TENHO PENA DO IRMÃO A ASSISTIR 90 MINUTOS DE QUASE NADA PRATICAMENTE.CONTINUAMOS COMO NO ANO PASSADO.UM INÍCIO PROMISSOR E 5 MINUTOS DEPOIS A MESMICE DE SEMPRE.ENTÃO FICAMOS DEPENDENTES DE JOGADAS INDIVIDUAIS OU DE AÇÕES CARIDOSAS DO ADVERSÁRIO A MARCAR DUAS VEZES CONTRA SUA PRÓPRIA META.AS SUBSTITUIÇÕES DE SEMPRE - ALGUMAS INEXPLICÁVEIS COMO A DE ALESSANDRO NO LUGAR DO SOMÁLIA,MAS DEIXA PRÁ LÁ.TÁ CERTO QUE AINDA TEREMOS A CHEGADA DE 3 NOVOS JOGADORES E A VOLTA DE MAICOSUEL,MAS JÁ SE FALA ABERTAMENTE DA BRIGA DA LENDA COM LOCO ABREU E TAMBÉM SE FALA DA CHEGADA DE ABEL BRAGA OU PAULO AUTUORI PARA O BRASILEIRÃO.SEI NÃO SE PERDERMOSA TAÇA GUANABARA ACHO QUE ESSE PROCESSO SE ACELERA.FICO A IMAGINAR - APESAR DE NÃO GOSTAR MUITO DELE - ESSA EQUIPE NA MÃO DE CUCA OU DORIVAL JUNIOR.
SOFREREMOS COMO NO ANO PASSADO.OS OUTROS CONTINUAM COMO FAVORITOS.GOSTARIA DE ENTENDER COMO UM TIME SE TORNA FAVORITO SÓ POR CAUSA DE DUAS CONTRATAÇÕES, MAS A IMPRENSA DO URUBU É FORTE.PENA QUE A COLINA ESTÁ FAZENDO ÁGUA A MUITO TEMPO.
VAMOS VER

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

PS - O LIVRO ESTÁ QUASE PRONTO - O SEGUNDO SOBRE OS CAMPEONATOS BRASILEIROS,RIO SP,CONMEBOL,TAÇA BRASIL,COPA DO BRASIL E RGPEDROSA TAMBÉM JÁ ESTÁ PRONTO.
MEUS FILHOS QUEREM QUE FAÇAMOS O LANÇAMENTO EM 17 DE JUNHO - UMA SEXTA FEIRA GLORIOSA - FAÇO 60 ANOS - O QUE ACHA O AMIGO - QUE ALIÁS É O RESPONSÁVEL PELO PREFÁCIO NÃO SE ESQUEÇA. PS 1 - NOTAS QUE FALTA A INTERROGAÇÃO EM ALGUMAS FRASES, PRECISO DESCOBRIR NESSSE TECLADO AMERICANO ONDE FICA

Ruy Moura disse...

Irmão Venícius, também tenho a sensação que não vai ser mole assistir ao jogo, mas tenho que o fazer para responder ao carlos e ao Aurélio.

Lamento dizer que não tenho esperanças de bom futebol para este ano, a não que milagrosamente Maicosuel, Arévalo, M. Mattos, Caio, Loco Abreu, se entendam em campo autonomamente e façam belíssimas exibições. Porque não espero nada mais do Joel Santana.

Continuará a ser difícil ganharem ao Botafogo por causa dos esquemas do Joel, mas também não será fácil ganharmos títulos.

A coisa será assim:

Início de jogo: 8-0-2. Se houver contra-ataque com gol nosso, continuaremos com o esquema para defender o magro resultado.

Final de jogo; 3-0-7. Se estivermos a perder o Joel mete o Caio em lugar do Herrera, tira quase todos lá de trás e põe-nos à frente para tentar empatar.

Espanta-me como - jogando bem ou mal - nunca temos um padrão de jogo que devia estar consolidado há muito tempo. Pergunto-me como o Joel consegue ganhar 8 campeonatos cariocas!?!?!?

Acho muito boa a data e obviamente terei a maior honra em elaborar o prefácio da obra.

Abraços Gloriosos!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...