Cada vez mais sinto repulsa por esta comunicação social esportiva, imoral e velhaca.
Como seria de esperar, tudo fazem para lançar faíscas entre Loco Abreu e Joel Santana, inventam tristeza no rosto alegre do uruguaio, mentem sobre o interesse de outros clubes – assunto somente surgido após as declarações de Loco Abreu.
Interpreto que o que se passou nestes dias é a prova de que eu tinha razão quando considerei que Abreu falou demais, que o assunto era interno e não devia servir para alimentar a comunicação social velhaca. Eles estão aí, de olho em nós, preparados para nos atacar ao primeiro percalço. Eles odeiam-nos.
Enquanto Loco Abreu estiver no Botafogo, a ‘cavadinha’ persegue-os. Heleno de Freitas ‘sentou-os’ no chão, Nilton Santos pô-los na ‘roda de bobos’, Garrincha deu-lhes ‘olé’, Loco Abreu ‘humilhou-os’ no penta-vice-tetra-campeonato deles…
Mas vamos colocar para trás este nojo que me invade e falar apenas de nós.
Loco Abreu reagiu publicamente ao esquema tático (?) de Joel Santana. Não o devia ter feito, mas fazendo-o, como devemos interpretar o ato?
Loco Abreu é um atacante sem grandes artes técnicas, um ídolo que não é craque, e tira partida do seu sentido de oportunidade dentro da área. Raros dos seus gols são bonitos, mas são eficazes. Dentro da área. Tal como Túlio ‘Maravilha’.
Imaginam Túlio ‘Maravilha’ não recebendo bolas em condições adequadas ao seu oportunismo de artilheiro?
O uruguaio tem ido buscar jogo atrás para poder jogar. Ora, ele é que deve receber bolas à entrada ou dentro da área. Bolas em condições. Não tem acontecido tal coisa.
Imaginam que Loco Abreu, na sua habitual assertividade, não diria nada em campo, não reclamaria no treino, não acabaria por trazer a coisa a público?
Afinal, Loco Abreu já foi repórter, e sabe como explorar a comunicação social.
A questão é: Loco Abreu fê-lo com a intenção subtil de abrir as portas à sua saída ou fê-lo com a intenção de atirar uma pedrada no charco do passadismo Santanista?
Vamos admitir que o fez apenas para alterar a situação em campo. Porque Loco Abreu é inteligente acima da média. Porque Loco Abreu é líder em campo. Porque Loco Abreu é naturalmente exibicionista. Porque Loco Abreu quer marcar gols com bolas que lhe cheguem em condições.
É Loco Abreu o 1º botafoguense com estas características? Recordam-se de algum outro botafoguense que responda semelhantemente aos mesmos requisitos que Loco Abreu?
A maioria de nós, tal como eu, ainda não tinha nascido, mas conhecemos bem a semelhança. Trata-se do divinal Heleno de Freitas. Quem compreende Heleno de Freitas, compreende Loco Abreu, salvaguardada a grande diferença nos humores de ambos.
Propositadamente, Heleno chegava a não se mexer para recolher uma bola porque considerava-a mal lançada. E reagia ao ‘lançador’. Criou muitos problemas com companheiros em campo porque procurava a perfeição e pensava no conjunto, era assertivo e incomodava, assumia a liderança da equipa em campo, pessoalmente e profissionalmente era diferenciado.
Imaginam Heleno de Freitas sem bolas chegando a ele e sem poder estufar o ‘véu da noiva’ com os seus gols? Imaginam-no calado ante maus desempenhos do técnico ou dos companheiros? Imaginam-no covarde, omisso ou indiferente? Imaginam que isso se pudesse passar com Heleno ou que se possa passar com Abreu?
Eu não imagino. Quem compreender os traços gerais do perfil futebolístico de Heleno de Freitas, incluindo a razão e a emoção, compreenderá os traços gerais do perfil de Loco Abreu, pese as diferenças entre ambos no que respeita a humores.
O apelido ‘Loco’ tem alguma razão de ser. Eu gosto dos seus lampejos de loucura. De saudável e vanguardista loucura num mundo de gente tão ‘normal’, tão ‘igual’, tão ‘politicamente correta’. Especialmente no futebol.
Heleno de Freitas foi incomodativo durante anos. Acabou por sair do clube em rota de colisão após muitas desavenças e agressividades. Mas Loco Abreu não é homem tão incomodativo como Heleno, não é agressivo nem mal-humorado. É ‘loco’, mas jamais chegará à ‘loucura’ de Heleno.
Não creio que queira sair, a não ser que alguém no Botafogo, defensor de um séquito de yes men, queira matar qualquer veleidade ‘politicamente incorreta’, alguém que prefira fazer alguma ‘loucura’ a favor do facilitismo, da monotonia, do cinzentismo…
Lembro-me que Heleno, já decrépito na sua insanidade, dizia que um dia iria até General Severiano para ajudar o Botafogo a ganhar. Loco também quer ganhar no Botafogo. Por isso teve que fazer alguma coisa, própria dos intrépidos.
Em 1989, magoada e inconformada, Sonja chorou convulsivamente à beira do campo, e fomos campeões; em 2010, magoado e indignado, um torcedor incendiário queimou a bandeira da Estrela Solitária, e fomos campeões; em 2011, magoado e intrépido, Loco Abreu quer fazer algo pró-campeão.
Como diz o povo, “Alô, Diretoria!”, não cometam erros agora e aprendam a gerir as crises. Todos sabemos que uma crise para os chineses é um grande sinal de oportunidade. E aí, diretoria do Botafogo? Agarrem a oportunidade, senhores gerentes do futebol.
As crianças precisam de Loco Abreu. Nós precisamos de Loco Abreu. A instituição Botafogo precisa de Loco Abreu.
Inteligente e subtil, Loco Abreu ameaça, mas com o cuidado de deixar a porta entreaberta, acreditando que uma crise pode transformar-se em oportunidade: “Eu quero muito ficar (…) mas se incomodar posso mudar de ares…”
Loco Abreu quer ganhar peso no Botafogo. Eu dar-lhe-ia esse crédito. Afinal, não foi Loco Abreu que tornou a fornecer um ídolo às crianças? Afinal, não foi Loco Abreu que nos devolveu a alegria quando sentou o ‘marginal’ com a bunda no chão? Afinal, não foi Loco Abreu que colocou o nome do Botafogo em mil bocas novamente?
Afinal, não foi Loco Abreu que explicou porque é que não éramos campeões, e tornou o sonho realidade? Lembram-se? Foi quando chegou ao aeroporto, explicando que o Botafogo não era campeão porque “El Loco no estaba acá. Com El Loco acá… és campeón.”
“Te quiero acá…" As crianças "te quieren acá..."
Foto: Gustavo Rotstein - Globoesporte.com. O texto da imagem foi introduzido pelo editor do blogue.
17 comentários:
Eu li em outro blog a "carta" de Loco Abreu, e o mesmo diz que não conversa muito com Joel.
Ninguém é obrigado a ser "amigo" do colega de trabalho, e a falta de diálogo acarreta isso. Num casamento em que o marido não conversa com a esposa, o filho não conversa com os pais e etc, a tendencia é essa familiar se desestrutar rapidamente: aí ocorre infidelidade no casamento, os filhos começam a andar com más companhias e etc.
Isso foi por pura falta de diálogo. (eu quero acreditar nisso)
Estupendo, Rui.
Ode a quem nos devolveu uma alegria lá atrás esquecida.
Um abraço.
É verdade, Júlio. Mas revendo todo o processo e os novos dados que vão surgindo, talvez a interpretação possa ser que Loco Abreu, à falta de outro atleta com verdadeiras qualidades de líder, assumiu a 'pedrada no charco' e jogou as pedras do xadrez aparentemente com mestria.
O que significa que a faixa de capitão foi equivocadamente subtraída a Loco Abreu. Ou talvez não: afinal, as pessoas não gostam de enfrentar a frontalidade típica de LA - a da verdade nua e crua.
Acho que isto vai mudar para melhor.
Abraços Gloriosos!
É verdade, Chackal. Depois do muro das lamentações cuquista, que perdurou tempo de mais e tornou os alvinegros cinzentos, Loco apareceu para mudar a face da equipa, transformando o pessimismo em otimismo e tornando-nos campeões da melhor forma, isto é, com a perplexidade estampada nas caras dos homens de Contagem e da Chatuba.
Abraços Gloriosos!
Caro Rui,
Mas um texto muito bom, que analisa bem a situaćão. Eu não acredito, por tudo que ele diz em relaćão a honra, e coisa e tal, que esteja cavando uma forma de sair bem, sem ser questionado pela torcida.
Aqui no Rio, vc sabe bem, que o pessoal da mídia esportiva adora o Joel, pois as entrevistas dele tem sempre tiradas e situaćões engraćadas. Toda mídia, média, ficou do lado do Joel, só os mais independentes acharam que o Loco não falau nada demais. E ontem todos os reporteres dava que o Loca estava afim de sair do Botafogo e coisa e tal, coisa que me parece irreal.
Acho que o Loco ou a diretoria do Botafogo deveriam tomar a iniciativa de renovar o contrato dele logo, que parece já estar apalavraso, assim acabaria de vez com essa farsa.
Inté,
Osmar (Jatahy)
Finíssimo, Rui, comme d’habitude.
Presidente Rui, o jornalista PC Guimarães comenta sobre a cobertura do FLance!
http://blogdopcguima.blogspot.com/2011/01/lance-mente-mais-muma-vez.html
Abraço,
Concordo, Rui.
O Botafogo deve muito mais ao Loco que o inverso. A meu ver, inclusive, foi o que mais deu certo desde que a atual diretoria assumiu.
Em suma, abrir mão do Loco agora seria dar um tiro no pé, andar para trás, simplesmente abrir mão de um símbolo, de uma referência de jogador com fibra e principalmente culhão. Adjetivos que andavam em falta pelas bandas do condado de GS.
Veja a imagem:
http://globoesporte.globo.com/platb/files/165/2011/01/01-26-2011.jpg
Um abraço.
A renovação do contrato e subida da cláusula de rescisão era uma boa resposta aos infra-entes cathartiformes.
Creio que o Abreu foi muito mais subtil do que s epensa. É um verdadeiro estratega: toma a ofensiva assumindo as 'dores' da equipa, recua quando Joel avança com a reunião interna; apanha o pessoal já desprevenido novamente e lança uma carta; conseguido o efeito, retira a carta. O homem é impressionante. Agora é gerir para o lado que ele quiser...
Abraços Gloriosos!
Igor, o PC faz bem as desmontagens da comunicação social. Aliás, conhece bem o meio...
Agradeço as deferências que o Igor tem feito sobre as minhas publicações.
Abraços Gloriosos!
Que charge magnífica, Chacal!!!
Faz-me lembrar uma enorme bronca em Portugal há uns anos porque uma lei teve falta de vírgula e o sentido do legislador ficou virado do avesso!
Feito intencionalmente é memso coisa típica de Flapress, mas eles têm uma desculpa, apesar de tudo: mesmo nos escassos casos em que sabem ler e escrever, leem e escrevem muito mal... rsrsrs...
Abraços Gloriosos!
Boa bola, Rui!
Agora você disse muita coisa que precisava ser dita!
A minha opinião é que tem uma certa imprensinha que está desesperada, e fará tudo para tentar tumultuar o Glorioso, como aliás sempre gostaram de fazer.
Espero que todos fiquem avisados, e o seu esclarecimento foi de bom tamanho!
Concordo com tudo o que foi dito!
Saudações Alvinegras!
Só que eu acho que o tiro lhes vai sair pela culatra, Leonel. O Botafogo sairá reforçado nisto, porque me parece que há condições para Loco, Santana e Cia. cerrarem dentes e mostrarem quem somos.
Que Deus, Alá, Buda, os Deuses Escandinavos, Gregos e Romanos estejam connosco.
Abraços Gloriosos!
###
Loco 13 nele!
No Mr Prancheta.
Gloriosas Saudações Alvinegras.
###
No Mr. Prancheta, Chico? rsrsrs...
Abraços Gloriosos!
Rui, a charge é sensacional mesmo. Foi publicada no blog do Zé Fogareiro, porém foi retirada um instante depois.
Sobre nossa imprensa marrom/cor de rosa, pior que não saber ler e muito menos escrever, é pautar sua postura por maldade e sem a mínima lisura.
É o velho e nocivo jogo de interesses, pois se agrada aos "meus", eu faço tudo; se não agrada, eu minto, denigro, "aumento, mas não invento" e publico.
Aliás, o que Sandro Moreyra e João Saldanha diriam disso?
Um abraço.
Chackal, por vezes tenho vergonha destes homens e destas mulheres da nossa espécie.
Quantas vezes já critiquei a gestão do nosso clube? Quantas vezes pedi sanções para atitudes de jogadores? Quantas vezes me calei ante a falta de honra?
As aventesmas mentais de que falas não têm um pingo de honra nem de assertividade. São paralelos à nossa espécie. Existem, parecem-se, mas não fazem parte de nós.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário