segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Carlyle: temperamental e vaidoso

Carlyle foi um futebolista que atuou no Botafogo nas temporadas de 1953 e 1954, chegando a formar um quinteto ofensivo ao lado de Garrincha, Geninho, Dino da Costa e Vinícius. Segue-se um texto integral sobre o atleta.

“Carlyle era temperamental, julgava-se, digamos assim, uma segunda edição de Heleno de Freitas (1920-1959), mineiro como ele, e criou casos não apenas em Álvaro Chaves como em General Severiano. Mas parece que sentia-se mal pelo fato de que sua orelha esquerda era atrofiada e só admitia ser fotografado de perfil.

No início de 1954, a revista Manchete o escolheu para ser o primeiro jogador a posar com o novo uniforme canarinho da Seleção Brasileira (foto, com Borjalo no destaque), após um concurso lançado pelo Correio da Manhã e ganho por um gaúcho. E Carlyle, belo porte, feições e corpo de atleta, não fez por menos: posou de perfil, escondendo a orelha que hoje, com a moda dos cabelos grandes, não lhe provocaria um complexo tão grande.

A vida pessoal de Carlyle é um capítulo à parte. Dono de um belo patrimônio fazia questão de ostentar sua riqueza. Adorava ser o centro das atenções. Dizem que foi o primeiro atleta profissional em Minas Gerais a possuir um automóvel, um belo conversível Chevrolet, que causava inveja e admiração por onde passava.

Era também ‘boa pinta’, fazia um enorme sucesso com as mulheres. Quando jogou no Atlético, além de ser o artilheiro, foi também o ‘Rei da Noite’ Belo-horizontina. A fama de boêmio só pode ser comparada à de Paulo Valentim, que nos anos 50 se envolveu com a famosa prostituta Hilda Furacão [nota do editor do Mundo Botafogo: Paulo Valentim não se ‘envolveu’ apenas com Hilda – o craque casou com ela, que o acompanhou até ao último momento de vida].

Dono de um temperamento explosivo se envolveu em várias brigas. Quando jogava no Botafogo, se desentendeu com Zezé Moreira em um restaurante na cidade de Aracaju-SE. Houve uma violenta troca de garrafadas e foi afastado da equipe. De volta ao Rio, fez uma carta à diretoria do Botafogo, explicando os fatos, e um grande amigo seu, por considerá-la muito violenta, pediu permissão para modificá-la em alguns aspectos. A carta foi publicada nos jornais da época e teve grande repercussão. O amigo que fizera as modificações era Armando Nogueira.”

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Fonte: http://ftt-futeboldetodosostempos.blogspot.com/2010/04/craque-da-semana-carlyle.html

Sem comentários:

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...